MC 09 - Como aplicar na prática a metodologia Work based Learning


 
André Gomes Genesini
 
Marta de Campos Maia
 

 

O principal objetivo de aprendizagem deste curso é que os participantes compreendam como aplicar a inovadora metodologia Work based Learning (WbL) em cursos à distância dentro dos parâmetros e referenciais de qualidade exigidos pelo MEC.

Este é um Workshop prático sobre o funcionamento e os processos que envolvem o WbL, analisados através de estudos de caso e melhores práticas das mais conceituadas instituições de ensino superior que usam este método. O WbL, ou Aprendendo através do Trabalho, aproxima a Instituição de Ensino do universo corporativo, garantindo que as expectativas de ambos sejam atingidas. Para a instituição de ensino traz um novo segmento de mercado, que o currículo tradicional a distância não atende, se configurando também como uma fonte adicional de recursos. Para a empresa garante que o ensino terá um impacto real e mensurável que ajuda a atingir seus objetivos e resultados planejados.
 

O WbL tratado neste mini-curso vai muito além da simples inserção de projetos de trabalho no currículo a distância. Será abordado a última geração do WbL que tem no trabalho o ponto de partida e chegada do currículo, trabalha em um enfoque transdisciplinar e envolve projetos no ambiente de trabalho do aluno. Neste modelo novas estruturas curriculares e inovações pedagógicas são permitidas, pois o modelo foi criado como uma resposta às exigências da economia do conhecimento e fomentado por políticas econômicas e educacionais que tem como objetivo preparar melhor o ensino superior para contribuir de maneira efetiva com os grandes desafios sócio-econômicos recentes.

Neste mini-curso você vai compreender, de maneira simples e prática, através de estudos de casos, os componentes do currículo de WbL e como eles podem ser aplicados em cursos a distância no Brasil, de modo a atender a legislação educacional e os referenciais de qualidade do MEC.

 

Metodologia

·         Aulas expositivas dialogadas

·         Dinâmicas de grupo

·         Discussão de Estudos de Caso e apresentação das melhores práticas

·         Trabalho prático em grupo

 

Programa

·         Definição de WbL e dos processos que o constituem

·         Componentes e processos do currículo de WbL : avaliação, componentes do currículo a distância do tipo WbL, relação professor-aluno, tecnologias e ferramentas online mais utilizadas, relação instituição de ensino e empresa

·         Bases teóricas e pesquisas que fundamentam a metodologia de aprender-a-aprender utilizada pelo WbL

·         Metodologia – Será apresentado um estudo de caso internacional (Open University), dinâmica de grupo e recomendações de melhores práticas de universidades

·         Como aplicar o WbL em um currículo a distância no Brasil, de maneira a preservar todas as vantagens da metodologia, ao mesmo tempo em que atende as exigências e referencias de qualidade do MEC para a educação a distância

·         Metodologia: Estudo de caso– Aplicação do currículo de WbL em uma IES nacional

·         Síntese do percurso – Quais as opções para aplicar o WbL em currículos a distância no Brasil?

André Gomes Genesini Sua área de atuação e pesquisa é o Work based Learning, o ensino através da prática e o uso de Web 2.0 na educação. Mestre em Educação-Currículo pela PUC-SP e Formado em administração de empresas pela FGV-SP Sócio da Educamos Online, empresa de treinamento e consultoria em Educação a Distância. Engenheiro de Sistemas Microsoft. Trabalhou por 10 anos como consultor na área de processos e tecnologia, tendo prestado serviços para empresas como Fujitsu, General Motors e Hospital Pan-Americano. Atualmente é Professor de Estratégia na pós-graduação do Centro Universitário do Senac São Paulo e Especialista em educação a distância com ênfase em Work based Learning (Aprender através do Trabalho), Avaliação, Web 2.0 e Mídias Interativas. agenesini@educamosonline.com.br

Marta de Campos Maia Administradora de Empresas pela FAAP e Doutora pela FGV-EAESP. Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado. Atou como Coordenadora de Educação a Distância da FGV-EAESP. Atua como professora da FAAP e da FGV-EAESP nos cursos de pós-graduação presencial e a distância e, também, dos cursos de Graduação. Trabalha como consultora e pesquisadora acadêmica. É autora de capítulos de livros e de dezenas de artigos, pesquisas e trabalhos sobre Tecnologia de Informação e Educação a Distância, publicados no Brasil e no exterior. martamaia04@gmail.com