MC
08
-
20% a Distância, e Agora? Objetivo: O mini-curso tem como objetivo criar situações de discussões e de aprendizagem que subsidiem e instrumentalizem os participantes para o uso das tecnologias de educação a distância no ensino presencial; para o processo de tomada de decisão no âmbito do planejamento de ensino e para a análise e implantação de novas práticas educativas com uso de tecnologias de educação a distância
Público-alvo:
Pré-requisitos:
Conhecimentos referentes ao planejamento de ensino e à prática pedagógica no ensino médio e no nível superior
Conteúdo ou Temas norteadores dos trabalhos
Contexto da Educação a Distância: histórico, projetos, legislação, gerações de EaD, políticas públicas, análise de contextos para implantação de processos a distância
O perfil do aluno nativo digital: perfil, características e especificidades, habilidades e competências novas, dificuldades, construção das relações e do vínculo
Contribuições didáticas para o uso das tecnologias de Educação a Distância no ensino presencial: relações entre a semipresencialidade e os processos a distância, o planejamento de ensino e o uso das tecnologias, relações pedagógicas entre as tecnologias e as estratégias e recurso de ensino, produção de material, especificidades da prática educativa a distância
Dimensão Prática das Tecnologias de Educação a Distância: linguagem escrita para
Web; Objetos de Aprendizagem, recursos educacionais abertos, simulações e jogos;
Filmes, podcast e Ambientes Virtuais de aprendizagem. Observação: O mini-curso terá uma parte prática na qual os participantes poderão trazer seu material didático e seu planejamento de ensino para vivenciar as etapas do processo de decisão para o uso das tecnologias a distância.
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia Pedagoga, especialista em Didática do Ensino Superior, Mestre e Doutora em Semiótica em Lingüística Geral pela USP/SP. Docente do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/SP, Pesquisadora do Laboratório de Educação a Distância – LED e Membro do Núcleo da UAB/UNIFESP/SP. Docente em cursos de pós-graduação, consultora na área de Educação a distância, Educação Corporativa e e-learning. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de educação a Distância (ABED). . Componente do Conselho Consultivo do Programa de Formação de Profissionais para Educação a Distância e Flexível da Associação Brasileira de educação a Distância (ABED)
|