MC 08 - 20% a Distância, e Agora?

 
Rita Maria Lino Tarcia
 

Objetivo:

O mini-curso tem como objetivo criar situações de discussões e de aprendizagem que subsidiem e instrumentalizem os participantes para o uso das tecnologias de educação a distância no ensino presencial; para o processo de tomada de decisão no âmbito do planejamento de ensino e para a análise e implantação de novas práticas educativas com uso de tecnologias de educação a distância

 

Público-alvo:

Docentes do ensino médio, membros das equipes escolares do ensino médio e do ensino superior, professores universitários cujas instituições implantaram  os 20% nos cursos de graduação reconhecidos.

 

Pré-requisitos:

 

Conhecimentos referentes ao planejamento de ensino e à prática pedagógica no ensino médio e no nível superior

 

Conteúdo ou Temas norteadores dos trabalhos

 

Contexto da Educação a Distância: histórico, projetos, legislação, gerações de EaD, políticas públicas, análise de contextos para implantação de processos a distância

 

O perfil do aluno nativo digital: perfil, características e especificidades, habilidades e competências novas, dificuldades, construção das relações e do vínculo

 

Contribuições didáticas para o uso das tecnologias de Educação a Distância no ensino presencial: relações entre a semipresencialidade e os processos a distância,  o planejamento de ensino e o uso das tecnologias, relações pedagógicas entre as tecnologias e as estratégias e recurso de ensino, produção de material, especificidades da prática educativa a distância

 

Dimensão Prática das Tecnologias de Educação a Distância: linguagem escrita para Web; Objetos de Aprendizagem, recursos educacionais abertos, simulações e jogos; Filmes, podcast e Ambientes Virtuais de aprendizagem.
 

 Observação:

O mini-curso terá uma parte prática na qual os participantes poderão trazer seu material didático e seu planejamento de ensino para vivenciar as etapas do processo de decisão para o uso das tecnologias a distância.

 
Docente:
 

Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
 

Pedagoga, especialista em Didática do Ensino Superior, Mestre e Doutora em Semiótica em Lingüística Geral pela USP/SP.

Docente do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/SP, Pesquisadora do Laboratório de Educação a Distância – LED e Membro do Núcleo da UAB/UNIFESP/SP.

Docente em cursos de pós-graduação, consultora na área de Educação a distância, Educação Corporativa e e-learning.

Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de educação a Distância (ABED). . Componente do Conselho Consultivo do Programa de Formação de Profissionais para Educação a Distância e Flexível da Associação Brasileira de educação a Distância (ABED)