MC 07 - EAD Usando o Modelo ILDF no Design Instrucional Online


 Jose Dutra de Oliveira Neto
 

Justificativa

Tecnologia de Informação, novas habilidades, gestão do conhecimento e sistemas informatizados são partes importantes no desenvolvimento de cursos online e sofrem constante evolução com o desenvolvimento de novos equipamentos e software. Novas metodologias, linguagens e procedimentos são disponibilizados ao mercado resultando numa dinâmica de adaptação e constante mudança na forma de elaboração de material de ensino a ser disponibilizado aos alunos das Instituições de Ensino que oferecem cursos na modalidade online.

 

Público-Alvo

Profissionais das áreas de Comunicação, Educação ou Tecnologia e áreas afins envolvidos com a elaboração do material de ensino, treinamento ou programas educacionais para cursos na modalidade online.
Objetivo Geral:
O objetivo deste curso é explorar os conhecimentos necessários para pesquisar, selecionar e justificar o uso das tecnologias de aprendizagem no processo de desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem no ensino superior. O curso será baseado no modelo de Design Instrucional ILDF online. Serão demonstradas neste curso, diversas tecnologias de aprendizagem (gratuitas ou não). O aluno terá oportunidade de desenvolver um esboço de um curso online usando este modelo.

 

Objetivos de aprendizagem:

Após o término deste curso, os alunos estarão aptos a:

1. Desenvolver projetos de ensino e aprendizagem utilizando tecnologias de aprendizagem com embasamento no modelo de design instrucional ILDF online.

2. Identificar tecnologias e estratégias de aprendizagem na solução de problemas relacionados com a aprendizagem.
 

Ementa:

1.  História da Tecnologia Instrucional;

3.  Modelo de Design instructional ILDF online

·         Componentes:

o    Modelos Pedagógicos, Estratégias Instrucionais e Tecnologias de Aprendizagem;

·         Fases:

o    Exploration, Enactment e Evaluation

4.     Atividade de Aprendizagem

a.     Absorb-type, To-do type e Connect-type.

 

Forma de Avaliação:

Apresentação do esboço do projeto de um curso online escolhido pelo grupo.

 

Jose Dutra de Oliveira Neto

Engenheiro, Mestre em Computação pela Unicamp, Doutorado em Sistemas de Informação – RCC – FEA-USP/SP.

Atualmente em Pós-Doutorado na Escola de Educação na State University of Illinois at Urbana-Champaign sobre qualidade da EAD com bolsa da FAPESP - Novas Fronteiras.

Orientador de Mestrado e Doutorado na Engenharia da Produção - área de EAD na EESC-USP em São Carlos/SP.

Atualmente professor Doutor do Departamento de Contabilidade da FEA-RP/USP na área de Sistemas de Informação.

Desenvolve pesquisas e ministra cursos na modalidade online e híbridos desde 2002.

Fundador da NPT – Núcleo de Pesquisas em Tecnologia e Ambientes educacionais (USP) www.npt.com.br

Avaliador de Instituições de Educação Superior e de Cursos de Graduação do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – INEP/MEC.

Linhas de pesquisa: Sistemas de Informação, Avaliação, tecnologias de aprendizagem e Instrução personalizada. 49 publicações em congressos e periódicos nos últimos 5 anos.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4701561E5