MC 06 - Sustentabilidade e melhores práticas de gestão no cenário das atividades de aprendizagem nas organizações


  Rita de Cássia Borges de M. Amaral
  Alessandro Marco Rosini
 


Objetivos:
- Apresentar ao público (educadores e gestores) as principais dificuldades atuais e as melhoras práticas de gestão no cenário de educação a distância.
- Contextualizar a importância e o papel dos principais agentes interlocutores (professores, gestores, alunos), na condução e evolução da educação mediada pelas tecnologias.

Público-Alvo: Acadêmico e Corporativo.

Conteúdo:
1. Discussão sobre o contexto estratégico no desenvolvimento de produtos em organizações educacionais
Gestão Estratégia em si; Educação corporativa e O que são as Melhores Práticas.
2. Formação de Equipes Multidisciplinares em EaD
Como identificar as habilidades necessárias aos membros da equipe, Os principais desafios: Dedicação e comprometimento de professores e agentes interlocutores, Desenvolvimento individual e coletivo e O diferencial competitivo e qualitativo dos indivíduos x organização (na educação).
3. A complexidade da EaD
Logística e sistemas de distribuição (deliverys), Agenda e calendários, Processos e Sistemas de gestão, A importância do planejamento (PDCA) e Sustentabilidade em programas de EaD.

4. Qualidade em EAD
Sistema de Autoria e desenho pedagógico, Material didático, Produção tecnológica (exemplos), Sistemas de Tutoria e o grande guardião da EaD.

5. Atividades de grupo
Exercícios e estudos de caso e Apresentações de proposta de soluções (estudos em grupo).


Professores:
Rita de Cássia Borges de M. Amaral
Doutora em Engenharia de Produção; Mestre em Sociologia- UFRJ, Especialista em Planejamento Educacional- FEFIS; Especialista em Gestão da Educação a Distância- UFJF; Graduada em Pedagogia-UFRJ/FEFIS. Atua na área de Planejamento e Gestão de Educação a Distância e Educação Presencial. Na área de Pesquisa vem atuando na linha de Gestão Estratégica e Inovação na EaD. Atualmente exerce a função de Diretora de Educação e Novas Tecnologias das Faculdades São José. É Docente na Universidade Castelo Branco em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, nas modalidades presencial e a distância.  É Assessora de Projetos na área de Gestão Educacional, Programas de EaD, Programas de Inovação Tecnológica na Educação e também de Legislação Educacional Superior da STAFF.EDU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Organização e Gestão de Sistemas Educacionais em Instituições de Ensino Superior nas modalidades Presencial e a Distância, Gestão da Educação a Distância, Capacitação de Professores Autores, tutores, equipe multidisciplinar em EaD, Coordenadores de Curso, Legislação da Educação Superior- avaliação institucional, avaliação de cursos, projetos institucionais e gestão educacional e Tecnologias Inovadoras na Educação. É membro do Conselho Científico da ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional e do Conselho Científico da ABED- Associação Brasileira de Educação a Distância. É Consultora e Avaliadora Institucional e de Cursos do INEP/MEC.

Alessandro Marco Rosini
Doutor em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestre em Administração de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP, Pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu e Graduado em Física pela PUC-SP. Atuante na área de Gestão nas áreas de Tecnologia e Educação (EAD), Professor cursos de Pós-Graduação em Instituições, como IBPEX, FIAP, Mackenzie, Flamingo, entre outras, Pesquisador do Núcleo dos Estudos do Futuro da PUC-SP – Programa de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-SP, Integrante do Quadro de Avaliadores do Mec/Inep. Carreira de mais de 22 anos nas áreas de Tecnologia e Educação.