MC
06
-
Sustentabilidade e melhores práticas de
gestão no cenário das atividades de aprendizagem nas organizações
Rita de Cássia Borges de M. Amaral
Alessandro Marco Rosini
Objetivos:
- Apresentar ao público (educadores e
gestores) as principais dificuldades atuais e as melhoras práticas de
gestão no cenário de educação a distância.
- Contextualizar a importância e o papel dos principais agentes
interlocutores (professores, gestores, alunos), na condução e evolução
da educação mediada pelas tecnologias.
Público-Alvo: Acadêmico e Corporativo.
Conteúdo:
1. Discussão sobre o
contexto estratégico no desenvolvimento de produtos em organizações
educacionais
Gestão Estratégia em si; Educação corporativa e O que são as Melhores
Práticas.
2. Formação de Equipes Multidisciplinares em EaD
Como identificar as habilidades necessárias aos membros da equipe, Os
principais desafios: Dedicação e comprometimento de professores e
agentes interlocutores, Desenvolvimento individual e coletivo e O
diferencial competitivo e qualitativo dos indivíduos x organização (na
educação).
3. A complexidade da EaD
Logística e sistemas de distribuição (deliverys), Agenda e calendários,
Processos e Sistemas de gestão, A importância do planejamento (PDCA) e
Sustentabilidade em programas de EaD.
4. Qualidade em EAD
Sistema de Autoria e desenho pedagógico,
Material didático, Produção tecnológica (exemplos), Sistemas de Tutoria
e o grande guardião da EaD.
5.
Atividades de grupo
Exercícios e estudos de caso e Apresentações de proposta de soluções
(estudos em grupo).
Professores:
Rita de Cássia Borges de M. Amaral
Doutora
em Engenharia de Produção; Mestre em Sociologia- UFRJ, Especialista em
Planejamento Educacional- FEFIS; Especialista em Gestão da Educação a Distância-
UFJF; Graduada em Pedagogia-UFRJ/FEFIS. Atua na área de Planejamento e Gestão de
Educação a Distância e Educação Presencial. Na área de Pesquisa vem atuando na
linha de Gestão Estratégica e Inovação na EaD. Atualmente exerce a função de
Diretora de Educação e Novas Tecnologias das Faculdades São José. É Docente na
Universidade Castelo Branco em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, nas
modalidades presencial e a distância. É Assessora de Projetos na área de Gestão
Educacional, Programas de EaD, Programas de Inovação Tecnológica na Educação e
também de Legislação Educacional Superior da STAFF.EDU. Tem experiência na área
de Educação, com ênfase em Organização e Gestão de Sistemas Educacionais em
Instituições de Ensino Superior nas modalidades Presencial e a Distância, Gestão
da Educação a Distância, Capacitação de Professores Autores, tutores, equipe
multidisciplinar em EaD, Coordenadores de Curso, Legislação da Educação
Superior- avaliação institucional, avaliação de cursos, projetos institucionais
e gestão educacional e Tecnologias Inovadoras na Educação. É membro do Conselho
Científico da ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional e do
Conselho Científico da ABED- Associação Brasileira de Educação a Distância. É
Consultora e Avaliadora Institucional e de Cursos do INEP/MEC.
Alessandro Marco Rosini
Doutor
em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestre em Administração
de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP, Pós-graduado em
Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu e Graduado em Física
pela PUC-SP. Atuante na área de Gestão nas áreas de Tecnologia e Educação (EAD),
Professor cursos de Pós-Graduação em Instituições, como IBPEX, FIAP, Mackenzie,
Flamingo, entre outras, Pesquisador do Núcleo dos Estudos do Futuro da PUC-SP –
Programa de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-SP, Integrante do
Quadro de Avaliadores do Mec/Inep. Carreira de mais de 22 anos nas áreas de
Tecnologia e Educação.
|