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Indicadores para a
contratação inteligente de Projetos e-learning
Marcos Rezende Vieira
Justificativa: A partir de 2006 houve
uma aceleração muito grande das Instituições de ensino, órgãos governamentais e
empresas corporativas, no movimento para adoção do e-learning como forma de
levar o conhecimento através de tecnologia de massa a um número cada vez maior
de pessoas, sem perda da qualidade. Projetos e-learning necessitam que
determinadas premissas sejam cumpridas para que os resultados sejam alcançados
da maneira esperada.
Somado a isso empresas fornecedoras, de olho neste mercado em ebulição, se
movimentam para oferta de produtos e serviços para ensino a distância na
expectativa de aumentar faturamento e melhor posicionamento neste novo segmento.
Este movimento faz com que apareçam empresas sérias e competentes para prover
produtos e serviços e-learning como também empresas aventureiras que não possuem
perfil adequado e nem know how para trabalhar na oferta desta importante
tecnologia que impacta a geração e distribuição de conhecimento para milhares e
milhões de pessoas. Do outro lado, surgem determinados perfis de profissionais
que passam a opinar e determinar compra de produtos e serviços e-learning. Esses
profissionais muitas vezes não têm a experiência e a visão de mercado necessária
para fazer escolhas corretas de produtos, serviços e até de fornecedores.
Objetivos: O mini-curso visa fornecer informações estratégicas para
gestores e compradores de projetos, produtos e/ou serviços e-learning, com o
objetivo de fazer com que suas ações de adoção desta tecnologia tenha a maior
aderência possível aos resultados esperados com o melhor custo x benefício.
Conteúdo: Contexto Nacional e Internacional do e-learning; Casos de
Sucesso na adoção do e-learning como forma de entrega do conhecimento e geração
de diferenciais competitivos; Nomenclaturas do e-learning (lms, scorm, objetos
de aprendizagem, repositório, soi, etc); Os pilares do e-learning; Tecnologias
existentes para interação síncrona e assíncrona; Ambiente virtual de
aprendizagem: o que é e como funciona; Uso do e-learning hospedado “em casa” x
hospedado no fornecedor; Interpretando e gerando Relatórios e Estatísticas do
uso do e-learning; Valores referenciais para compra de tecnologia, produtos e
serviços e-learning; Modelo comercial inteligente para adoção; Dicas para
licitação de projetos e-learning; Fornecedores e Players de mercado; Dicas para
avaliar qualidade dos fornecedores; A questão da propriedade intelectual dos
conteúdos e-learning; O colaborador deve ou não fazer cursos pela internet fora
do horário de trabalho?; Dicas e modelos de contratos e-learning;
Público Alvo: gestores e-learning, compradores de produtos e serviços e-learning,
responsáveis por projetos e-learning, coordenadores de projetos e-learning,
gerentes de EAD, profissionais que estão utilizando ou utilizarão o e-learning
como forma de capacitação a distância;
Marcos Rezende Vieira
Cientista
da Computação pela PUC MG, é especialista em e-Commerce, e-Business, e em
e-learning.
Ocupou cargos de Vice-Presidente de Administração e Finanças da SUCESU-MG,
Diretor de Treinamento da ASSESPRO-MG.
Idealizou e realizou o 1º e 2º Encontro Nacional de Provedores, o 1º e 2º
Encontro Nacional dos Fornecedores de ERP e Coordenou o I, II e III Encontro de
Convergência Educacional da SUCESU MG.
Atualmente é Diretor do Grupo Zargon, Diretor Executivo da webAula S/A, Membro
da Comissão de organização e realização do I, II, III e IV Encontro de
Convergência Educacional, Coordenador do Grupo ABED de Fornecedores de EAD,
Diretor da ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distância e Membro da
Comissão de Avaliação do Prêmio e-learning Brasil.
Atua mais fortemente no mercado de e-Learning ajudando a desenvolver a webAula
S/A no que diz respeito a criação, oferta e operacionalização de produtos e
serviços e-learning ao mercado. Em menos de 5 anos contribuiu para que a webAula
S/A se tornasse líder do segmento e-learning no Brasil.
Atua também em projetos de Inclusão Digital levando informação e capacitação à
comunidade carente através dos cartões webAula. Os cartões webAula já são usados
por mais de 400.000 alunos em todo país.
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