MC 05 - Indicadores para a contratação inteligente de Projetos e-learning

 Marcos Rezende Vieira



Justificativa:
A partir de 2006 houve uma aceleração muito grande das Instituições de ensino, órgãos governamentais e empresas corporativas, no movimento para adoção do e-learning como forma de levar o conhecimento através de tecnologia de massa a um número cada vez maior de pessoas, sem perda da qualidade. Projetos e-learning necessitam que determinadas premissas sejam cumpridas para que os resultados sejam alcançados da maneira esperada.

Somado a isso empresas fornecedoras, de olho neste mercado em ebulição, se movimentam para oferta de produtos e serviços para ensino a distância na expectativa de aumentar faturamento e melhor posicionamento neste novo segmento. Este movimento faz com que apareçam empresas sérias e competentes para prover produtos e serviços e-learning como também empresas aventureiras que não possuem perfil adequado e nem know how para trabalhar na oferta desta importante tecnologia que impacta a geração e distribuição de conhecimento para milhares e milhões de pessoas. Do outro lado, surgem determinados perfis de profissionais que passam a opinar e determinar compra de produtos e serviços e-learning. Esses profissionais muitas vezes não têm a experiência e a visão de mercado necessária para fazer escolhas corretas de produtos, serviços e até de fornecedores.

Objetivos: O mini-curso visa fornecer informações estratégicas para gestores e compradores de projetos, produtos e/ou serviços e-learning, com o objetivo de fazer com que suas ações de adoção desta tecnologia tenha a maior aderência possível aos resultados esperados com o melhor custo x benefício.

Conteúdo: Contexto Nacional e Internacional do e-learning; Casos de Sucesso na adoção do e-learning como forma de entrega do conhecimento e geração de diferenciais competitivos; Nomenclaturas do e-learning (lms, scorm, objetos de aprendizagem, repositório, soi, etc); Os pilares do e-learning; Tecnologias existentes para interação síncrona e assíncrona; Ambiente virtual de aprendizagem: o que é e como funciona; Uso do e-learning hospedado “em casa” x hospedado no fornecedor; Interpretando e gerando Relatórios e Estatísticas do uso do e-learning; Valores referenciais para compra de tecnologia, produtos e serviços e-learning; Modelo comercial inteligente para adoção; Dicas para licitação de projetos e-learning; Fornecedores e Players de mercado; Dicas para avaliar qualidade dos fornecedores; A questão da propriedade intelectual dos conteúdos e-learning; O colaborador deve ou não fazer cursos pela internet fora do horário de trabalho?; Dicas e modelos de contratos e-learning;
Público Alvo: gestores e-learning, compradores de produtos e serviços e-learning, responsáveis por projetos e-learning, coordenadores de projetos e-learning, gerentes de EAD, profissionais que estão utilizando ou utilizarão o e-learning como forma de capacitação a distância;



Marcos Rezende Vieira

Cientista  da Computação pela PUC MG, é especialista em e-Commerce, e-Business,  e em e-learning.
Ocupou cargos de Vice-Presidente de Administração e Finanças da SUCESU-MG,  Diretor de Treinamento da ASSESPRO-MG.
Idealizou e realizou o 1º e 2º Encontro Nacional de Provedores,  o 1º e 2º Encontro Nacional dos Fornecedores de ERP e  Coordenou o I, II e III Encontro de Convergência Educacional da SUCESU MG.
Atualmente é Diretor do Grupo Zargon, Diretor Executivo da webAula S/A, Membro da Comissão de organização e realização do I, II, III e IV  Encontro de Convergência Educacional, Coordenador do Grupo ABED de Fornecedores de EAD, Diretor da ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distância e Membro da Comissão de Avaliação do Prêmio e-learning Brasil.
Atua mais fortemente no mercado de e-Learning ajudando a desenvolver a webAula S/A no que diz respeito a criação, oferta e operacionalização de produtos e serviços e-learning ao mercado. Em menos de 5 anos contribuiu para que a webAula S/A se tornasse líder do segmento e-learning no Brasil.
Atua também em projetos de Inclusão Digital levando informação e capacitação à comunidade carente através dos cartões webAula. Os cartões webAula já são usados por mais de 400.000 alunos em todo país.