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Introdução a Construção de Material Impresso para EaD
Liane
Ferreira da Trindade Mariz
Janio
Gustavo Barbosa
EMENTA
Planejamento das características básicas para
construção de material impresso para ser utilizado na Educação a Distância.
Roteiros de material multimídia e Adequação de Linguagem.
PÚBLICO ALVO
Professores, alunos e profissionais da
educação que demonstrem interesse em conhecer princípios iniciais fundamentais
da construção de material impresso para EaD.
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Apresentar as principais características
técnico-pedagógicas para construir material impresso utilizado para EaD.
Objetivos específicos:
1) Capacitar, professores, alunos ou
profissionais da área de educação para iniciar sua atuação em cursos na
modalidade a distância,
2) Abordar o conhecimento de procedimentos
didáticos na construção de material impresso para essa modalidade de ensino.
3) Evidenciar que é necessário um estudo
aprofundado na literatura pertinente para construir matérias de boa qualidade.
4) Analisar as implicações entre os
postulados teóricos e legais e os processos de organização de projetos e
produção de materiais.
5) Discutir dobre os saberes técnicos e
pedagógicos necessários para que o professor tenha autonomia na construção desse
material.
CONTEÚDOS
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Introdução a Educação a Distância –
Conceitos Gerais.
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Características da escrita para educação
a distância.
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Fundamentos teórico-metodológicos de EAD
e produção de materiais (impresso) didáticos.
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Recursos básicos (midiáticos) utilizados
na escrita de material impresso para Ead.
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Situando os sujeitos do processo:
professores, alunos e tutores.
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Palavras chaves na EaD: interatividade,
motivação, dialogicidade, integração, colaboração/cooperação etc.
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Conhecendo Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (uma apresentação).
Liane Ferreira da Trindade
Mariz
Possui
graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e
Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003).
Atualmente é docente da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande
do Norte -FARN e atual como professora regente de laborátorio de informática-
Ensino Fundamental, na Secretaria Municipal de Educação (Natal/RN). Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando
principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, mídias e educação,
educação a distância e prática docente.
Janio
Gustavo Barbosa
InterLattes
CV-Resume Janio Gustavo Barbosa concluiu a graduação em História pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Março de 2006 com o trabalho
monográfico intitulado: História: uma "Ciência Nova" do século XVIII. Foi
participante, como voluntário, do projeto : "Luís da Câmara Cascudo em as
batalhas contra o tempo: A biografia histórica de um erudito brasileiro (1898 -
1986)" sob orientação do professor Titular Durval Muniz de Albuquerque Jr. foi
participante, como pesquisador, da base de pesquisa: As "antigüidades" nas
crônicas coloniais brasileiras: historicidade como consciência histórica, sob a
orientação da professora Dra. Maria Emília Monteiro Porto. Publicou 20 trabalhos
em anais de eventos. Participou de 25 eventos no Brasil. Entre 2002 e 2003
participou de 1 projeto de pesquisa sob orientação da professora Doutora Maria
Emília Monteiro Porto. Atua na área de História, com ênfase em Teoria e
Filosofia da História Séculos XVIII e XIX e realiza estudos em Ensino de
História e Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação. Em suas atividades
profissionais interagiu com 1 colaborador em co-autorias de trabalhos
científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na
contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são:
América Portuguesa, Documentos, Fronteira, História, Experiência, Filosofia,
Historicidade, Discurso, Modernidade, Urbanização, Arqueologia, Metodologia,
Narratividade, Historiografia, Teoria da História e Memória. Concluiu o Mestrado
na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de História - na
área temática História e Espaços (Mestrado) com o trabalho: A festa da urbe: a
"Cidade Antiga" como prelúdio da Modernidade, inserido na área de Teoria e
historiografia sob Orientação da Professora Pós-Doutora Maria Emília Monteiro
Porto. Além disso desenvolve trabalho na Secretaria de Educação a Distância como
revisor de estrutura e linguagem do material didático destinado aos cursos de
licenciatura em Física, Química e Matemática e Geografia. Atualmente é membro do
grupo de Pesquisa HISTÓRIA DO DIREITO E DAS INSTITUIÇÕES, vinculado a UNIRIO,
sob coordenação dos Professores Arno Wehling e Maria Jose Mesquita Cavalleiro de
Macedo Wehlin, atuando na linha de pesquisa - Cultura e instituições na tradição
intelectual do Ocidente. Tem atuado também em pesquisas na área de educação,
particularmente sobre, Filosofia e educação; Fundamentos sócio-filosóficos da
educação; Ensino de História; Fundamentos da Ética; Educação e Patrimônio
Histórico e Fundamentos de Educação a Distancia. É revisor de estrutura e
linguagem em Educação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte, foi Tutor do Módulo I da Capacitação de Gestores e-tec Brasil do Governo
Federal e Revisor (avaliador) do material impresso dos cursos técnicos vinculado
à SEDIS (Secretaria de Educação a distancia), oferecidos pelo MEC atraés do
e-tec brasil (Escola técnica aberta do Brasil). Desenvolve projetos na área de
História intelectual e teoria da história para o doutorado. (07/12/2005)
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