MC 04 - Introdução a Construção de Material Impresso para EaD
 Liane Ferreira da Trindade Mariz
 
Janio Gustavo Barbosa
 

EMENTA

 

Planejamento das características básicas para construção de material impresso para ser utilizado na Educação a Distância. Roteiros de material multimídia e Adequação de Linguagem.

 

PÚBLICO ALVO

 

Professores, alunos e profissionais da educação que demonstrem interesse em conhecer princípios iniciais fundamentais da construção de material impresso para EaD.

 

OBJETIVOS

 

Objetivo geral:

 

Apresentar as principais características técnico-pedagógicas para construir material impresso utilizado para EaD.

 

Objetivos específicos:

1)    Capacitar, professores, alunos ou profissionais da área de educação para iniciar sua atuação em cursos na modalidade a distância,

2)    Abordar o conhecimento de procedimentos didáticos na construção de material impresso para essa modalidade de ensino.

3)    Evidenciar que é necessário um estudo aprofundado na literatura pertinente para construir matérias de boa qualidade.

4)    Analisar as implicações entre os postulados teóricos e legais e os processos de organização de projetos e produção de materiais.

5)    Discutir dobre os saberes técnicos e pedagógicos necessários para que o professor tenha autonomia na construção desse material.

 

CONTEÚDOS

 

  • Introdução a Educação a Distância – Conceitos Gerais.

  • Características da escrita para educação a distância.

  • Fundamentos teórico-metodológicos de EAD e produção de materiais (impresso) didáticos.

  • Recursos básicos (midiáticos) utilizados na escrita de material impresso para Ead.

  • Situando os sujeitos do processo: professores, alunos e tutores.

  • Palavras chaves na EaD: interatividade, motivação, dialogicidade, integração, colaboração/cooperação etc.

  • Conhecendo Ambientes Virtuais de Aprendizagem (uma apresentação).


 

Liane Ferreira da Trindade Mariz
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é docente da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte -FARN e atual como professora regente de laborátorio de informática- Ensino Fundamental, na Secretaria Municipal de Educação (Natal/RN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, mídias e educação, educação a distância e prática docente.


 

Janio Gustavo Barbosa
InterLattes CV-Resume Janio Gustavo Barbosa concluiu a graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Março de 2006 com o trabalho monográfico intitulado: História: uma "Ciência Nova" do século XVIII. Foi participante, como voluntário, do projeto : "Luís da Câmara Cascudo em as batalhas contra o tempo: A biografia histórica de um erudito brasileiro (1898 - 1986)" sob orientação do professor Titular Durval Muniz de Albuquerque Jr. foi participante, como pesquisador, da base de pesquisa: As "antigüidades" nas crônicas coloniais brasileiras: historicidade como consciência histórica, sob a orientação da professora Dra. Maria Emília Monteiro Porto. Publicou 20 trabalhos em anais de eventos. Participou de 25 eventos no Brasil. Entre 2002 e 2003 participou de 1 projeto de pesquisa sob orientação da professora Doutora Maria Emília Monteiro Porto. Atua na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História Séculos XVIII e XIX e realiza estudos em Ensino de História e Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação. Em suas atividades profissionais interagiu com 1 colaborador em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: América Portuguesa, Documentos, Fronteira, História, Experiência, Filosofia, Historicidade, Discurso, Modernidade, Urbanização, Arqueologia, Metodologia, Narratividade, Historiografia, Teoria da História e Memória. Concluiu o Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de História - na área temática História e Espaços (Mestrado) com o trabalho: A festa da urbe: a "Cidade Antiga" como prelúdio da Modernidade, inserido na área de Teoria e historiografia sob Orientação da Professora Pós-Doutora Maria Emília Monteiro Porto. Além disso desenvolve trabalho na Secretaria de Educação a Distância como revisor de estrutura e linguagem do material didático destinado aos cursos de licenciatura em Física, Química e Matemática e Geografia. Atualmente é membro do grupo de Pesquisa HISTÓRIA DO DIREITO E DAS INSTITUIÇÕES, vinculado a UNIRIO, sob coordenação dos Professores Arno Wehling e Maria Jose Mesquita Cavalleiro de Macedo Wehlin, atuando na linha de pesquisa - Cultura e instituições na tradição intelectual do Ocidente. Tem atuado também em pesquisas na área de educação, particularmente sobre, Filosofia e educação; Fundamentos sócio-filosóficos da educação; Ensino de História; Fundamentos da Ética; Educação e Patrimônio Histórico e Fundamentos de Educação a Distancia. É revisor de estrutura e linguagem em Educação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi Tutor do Módulo I da Capacitação de Gestores e-tec Brasil do Governo Federal e Revisor (avaliador) do material impresso dos cursos técnicos vinculado à SEDIS (Secretaria de Educação a distancia), oferecidos pelo MEC atraés do e-tec brasil (Escola técnica aberta do Brasil). Desenvolve projetos na área de História intelectual e teoria da história para o doutorado. (07/12/2005)