MC 03 - Uso de Ferramentas da Web 2.0 em EaD
 
João Mattar

 

Objetivos: Familiarizar os participantes com algumas ferramentas da Web 2.0 visando sua utilização em atividades práticas em EaD.

Ementa: Nativos e imigrantes digitais. Do impostutor ao aututor. Uso do Microsoft Word para desenvolvimento de trabalhos acadêmicos – exercícios práticos. O conceito de Web 2.0. Google Docs – exercícios práticos. Uso de blogs e microblogs (Twitter) em educação – exercícios práticos. Atividades com Wikis e Wikipédia na educação. Usos acadêmicos de redes sociais (Orkut). Leitores de feeds e Mashups (Netvibes) – atividades práticas. Produção de podcasts. YouTube para Educadores- atividades práticas. Mundos Virtuais e Second Life em educação. Uso Games em Educação. Avaliação do uso de ferramentas no 7º SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância.

Público: acadêmico, incluindo professores e pesquisadores ligados ao ensino superior, médio e fundamental.

Professor
João Mattar
Bacharel em Letras pela USP, bacharel em Filosofia pela PUC-SP, pós-graduado em Administração pela FGV-SP, Doutor em Literatura pela USP e pós-doutor pela Stanford University. É autor de diversos livros, como Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), ABC da EaD: a educação a distância hoje (Pearson) e Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Novatec). É professor da Universidade Anhembi Morumbi, produz material didático de EaD para diversas instituições do país e mantém o blog De Mattar (http://blog.joaomattar.com), em que se discute (dentre outras coisas) educação a Distância. Foi o Coordenador do 7º SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância.