MC 01- Planejamento Estratégico para Implantação e Gestão da Educação a Distância e Flexível
  Gley Fabiano Cardoso Xavier

Objetivo
Apresentar conceitos, processos, e fatores críticos de sucesso para analisar a viabilidade, planejar diretrizes, implantar e gerir um projeto de educação a distância e flexível de uma instituição..

Público-alvo
Reitores, Pró-reitores, Gerentes de Treinamentos, Gerentes de Recursos Humanos, Professores, Coordenadores de cursos ou profissionais que participem ou sejam responsáveis pela gestão de projetos educacionais.

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos sobre educação com preferência que participem ou tenham participado na gestão de projetos educacionais.

Conteúdo
Fundamentos de EaD
- Conceitos e contexto iniciais.
- Taxonomia dos métodos de Ensino: presencial, a distância, distribuído e e-learning. - A convergência entre educação virtual e presencial
- Sistemas de EaD

Planejamento Estratégico
- Conceito sobre Planejamento Estratégico
- Ferramentas (SWOT, Mapa Estratégico, Matrizes BCG, GE e de Conteúdos)
- Análise de Valores Institucionais, Contexto e Cenários.

Fatores Críticos de Sucesso
- Focos de um projeto educacional: pedagógico, tecnológico, mercadológico e operacional.
- Cadeia de Produção e-learning
- Terceirizações X Equipe Própria
- Direitos Autorais e Empregatícios
- Cultura Organizacional
- Metas e Indicadores
- Planejamento da Gestão de Cursos

Docente: Prof. Gley Fabiano Cardoso Xavier
Doutorando em Sistemas Digitais na Escola Politécnica da USP; . Mestre em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnologias (IPT); . Especialista em Gestão da Educação Tecnológica pelo Centro Universitário SENAC; . Coordenador de Pós-graduação lato sensu da área de Comunicação, Artes e Design do Centro Universitário SENAC; . Professor da Faculdade de Computação e Informática da Faculdade Armando Álvares Penteado; . Componente do Conselho de Ética e Qualidade da Associação Brasileira de educação a Distância (ABED). . Componente do Conselho Consultivo do Programa de Formação de Profissionais para Educação a Distância e Flexível da Associação Brasileira de educação a Distância (ABED); . Responsável pela Prêmio Excelência em EAD da Associação Brasileira de educação a Distância (ABED); . Autor do livro Lógica de Programação da Editora SENAC-SP e da Metodologia Spider para planejamento e gestão de cursos a distância; . Consultor de Educação a Distância e Tecnologia Educacional.