Conheça as edições anteriores do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.
13º CIED - Curitiba - PR- 2007 12º CIED - Florianópolis - SC - 2005 11º CIED - Salvador - BA - 2004 10º CIED - Porto Alegre - RS - 2003

 

Estamos cercados, hoje, em todos os setores de atividade humana, de slogans que insistem que devemos ser sempre mais inovadores, constantemente criando produtos e serviços novos para garantir maior diferenciação dos concorrentes, para “maximizar lucros”, e para assegurar sustentabilidade. Mas, será que inovar é algo tão simples assim, tão controlável, tão fácil de realizar através de um algoritmo, que podemos assumir ser possível exortar todas as pessoas a serem “mais inovadoras”? Não é verdade que a capacidade de inovar é como a capacidade de ter talento musical ou inteligência lógico-matemática, um “dom” que, quando encontra um ambiente propício, floresce? Por exemplo, no mundo do comércio, foi um único indivíduo, o inglês Josiah Wedgewood (1730-1795), que, 250 anos atrás, para poder vender sua cerâmica refinada, inventou a maioria das técnicas conhecidas hoje para obter sucesso: mala direta; garantia de dinheiro de volta; vendedores ambulantes; “self-service”; entrega gratuita; catálogo ilustrado; e “compra um e ganha dois”.

 

O Manual de Oslo – Diretrizes para a Coleta e Interpretação de Dados Sobre Inovações. 3a ed. (Paris: OECD, 2005) define quatro tipos de inovação: de produtos, de processos, de marketing e de organização. Onde, então, devemos procurar a inovação na educação a distância na pedagogia, na tecnologia, no recrutamento do aprendiz e no seu apoio pela instituição?

 

O Brasil é um país inovador em EAD ou apenas um seguidor? Quem, entre nós, indivíduos ou instituições, tem demonstrado ser um verdadeiro inovador? A cultura brasileira encoraja ou inibe o espírito inovador, ou cria barreiras ao seu funcionamento? Qual seria a infra-estrutura ideal de condições para fomentar a inovação na aprendizagem a distância dentro da realidade brasileira?

 

Embora seja sempre verdade que os autores de trabalhos submetidos para apresentação nos Congressos Internacionais da ABED podem escolher o assunto que mais lhes convém, os organizadores do 15° CIED, de 2009, gostariam de receber o maior número possível de trabalhos que lidam com o tema proposto: a identificação de inovações que comprovadamente levaram ao sucesso de EAD, dentro ou fora do Brasil, e cuja originalidade e significância podem ser comprovadas com os tradicionais recursos científicos.

 

 

São Paulo, 26 de fevereiro de 2009.

 

 

Fredric M. Litto

Presidente da ABED