A programação do 14º CIEAD é dinâmica em função das confirmações de convidados e atividades científicas, confira por favor as suas atualizações

Programação Oficial V 4.2

 

Notas:

  - Indica Tradução Simultânea
   - Indica Ementa sobre o tema
- Indica conteúdo da Apresentação

Indica versão para o inglês do Trabalho Científico
 

14 de setembro de 2008 [Domingo]

 

8h00 - Abertura da Secretaria


Realização de Mini-Cursos (MC) [Carga horária - 6h]
9h00 às 12h00 - 1ª. Parte  - Mini-Cursos 
12h00 às 13h00 - Intervalo                         
13h00 às 16h00 - 2a. Parte - Mini-Cursos

 

  MC 01 - Estratégias de marketing na educação a distância
  João Vianney Valle dos Santos – UNISUL (SC)
 

  MC 02- Dicas e truques para compra inteligente de projetos e-learning
  Marcos Rezende Vieira – Webaula (MG)

 

  MC 03- Política e prática da educação online colaborativa
  Marcelo Cabeda
- ULBRA - São Jerônimo (RS)
 

  MC 04 - Design instrucional na prática
 Otacília da Paz Pereira  -
Senac São Paulo (SP)

  Sérgio Iesca Rodrigues  - Senac São Paulo (SP)
 

  MC 05- Criação de identidades digitais virtuais

Telepresença por meio do uso de personagens na interação em Mundos Digitais Virtuais em 3D
 Eliane Schlemmer -
UNISINOS (RS)

  Daiana Trein Pires - UNISINOS (RS)

  Ederson Locatelli - UNISINOS (RS)

 

  MC 06 - Revelações da neurociência e seu impacto na compreensão do aprendizado a distância. A avaliação participativa como processo em cursos a distância do tipo Active Learning e Work Based Learning

  André Genesini - PUC (SP)
  Luciano Gamez - FRM (RJ)

 

  MC 07 - Material instrucional digitalizado e aprendizagem significativa na educação científica
  Júlio Wilson Ribeiro - UFC (CE)
  Daniel Gadelha Martins - UFC (CE)

  Daniel Barros Freitas - UFC (CE)

  Ivoneide Pinheiro Lima - UFC (CE)

 

  MC 08 - Revisitando os fundamentos da educação on-line
  Wilson Azevedo - Aquifolium (RJ)

 

  MC 09 - Educação virtual e interativa  - formação de equipe multidisciplinar
  Edgar Amorin -  INTEREDUCA (SP)
  Lucilene Cury - ECA/USP (SP) 
  Marcia Augusta Marinho Petrone -
Triunfus & Triunfus Virtual (SP)

 

  MC 10 - Planejamento, Estruturação e Gestão de Disciplinas e Cursos a Distância
  Janae Gonçalves Martins - IST/SOCIESD (SC)

  Fernando José Spanhol -UFSC (SC)

  Marilena Estrella Facuri - UNIRP (SP)

 

  MC11 - Desenvolvimento de competências através da EAD: uma visão estratégica para educação corporativa
  Carmem Pereira - UNIVERSAS (RJ) CANCELADO

 

  MC 12 - Construção e avaliação de cursos on-line:  integrando pessoas, estruturas, ferramentas e estratégias   
  Jeff Borden  eCollege(USA)

 

19h00 às 21h30 - Auditório

 

Abertura Oficial do evento


Mestre de Cerimônias: Fabio Alexandre Nunes

 

Show Artístico - São Paulo Link Pipe Band

 

Composição da mesa de abertura

 

 Fredric Michael Litto – Presidente da ABED

 Carl Holmberg – Secretário Geral do ICDE

 Suely Maia– Secretária da SEDUC de Santos

 Carlos Eduardo Bielchowsky – Secretário da SEED/MEC representado Fernando Haddad – Ministro da Educação

 

  Apresentação (Lançamento) da Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Waldomiro Pelágio Diniz de Carvalho Loyolla – FMU/SP  representado Carlos Alberto Vogt - Secretário de Educação a Superior do Estado de São Paulo

 

Homenagem Especial ao Prof. Waldomiro Pelágio Diniz de Carvalho Loyolla – FMU/SP 

 

Coquetel de Confraternização

 

 

15 de setembro de 2008 [Segunda-Feira]

 

8h00 - Abertura da Secretaria

 

9h00 – 11h00

Sessão Plenária - Auditório

 

Anne F. Gaskell – Open University

Evaluation of students and of courses at a distance. What works and what doesn't...(and why)......what are the options?"  

                                  

Carlos Eduardo Bielchowsky – SEED/MEC

A Educação a Distância no cenário atual Brasileiro

 

Jeff Borden - eCollege   

What students need today

                       

Presidência: Stavros Xanthopoylos- FGV (BR)

 

11h00 às 11h30

Intervalo - visita à Expo-EaD e à sessão de pôsteres

 

11h30 – 13h00

Sessões Paralelas

Apresentações de Trabalhos Científicos (TC)

30 minutos para cada apresentação

 

Auditório - Coordenação: Rita Maria Lino Tarcia - UNICSUL(SP)

TC A3A1 - 182

TC A3A1 - 126

TC A3B2 - 094

 
[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]  

Sala 01 - Coordenação: Vera Salvador – Universidade Estácio de Sá (RJ)

TC B3A1 - 041

TC B3A1 - 129

TC B3B2 - 056

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 02 - Coordenação:  

TC C3A1 - 144

TC C3A1 - 149

TC C3A1 - 152

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 


Sala 03 - Coordenação:  Herbert Martins - UNIGRANRIO (RJ)

TC C3B1 - 228

TC C3B2 - 053

TC C3B2 - 068

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]  

Sala 04 - Coordenação:  Luciano Falcão Marinho

TC F3B1 - 134

TC F3B1 - 151

TC F3B1 - 161

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]  

Sala 05 - Coordenação:   Roberto de Fino Bentes – UFPR (PR) 

TC F3A1 - 021

TC F3A1 - 031

TC F3A1 - 034

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]  

Sala 06 - Coordenação:  Luciene Ferreira Iahn -

TC A2A1 - 158

TC A2B1 - 221

TC A2C2 - 153

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]  

Sala 07 - Coordenação:  Marcia Molina -

TC A4B2 - 019

TC C4A1 - 156

TC C4B2 - 166

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]  

Sala 08 - Coordenação:  Marilena Estrella Facuri

TC F3B1 - 090

TC F3B1 - 110

TC F3B1 - 120

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]  

Sala 09 - Coordenação:  Marcelle Minho – SENAI (BA)

TC C3C2 - 091

TC C3A1 - 198

TC C3A1 - 195

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]  

Sala 10 - Coordenação:  Sandra Gonçalo Carvalho

TC A5A1 - 169

TC A5B2 - 042

TC A5B2 - 116

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]  

Sala 11 - Coordenação: Liste Salgado Marques Costa  

TC B5B2 - 086

TC C5A1 - 049

TC C5A1 - 059

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]  

Sala 12 - Coordenação: Mônica Mandaji

TC F5B1 - 193

TC F5B1 - 200

TC F5B1 - 206

 
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]  

 

 

13h00 às 14h00

Intervalo - visita à Expo-EaD e a sessão de pôsteres

 

 

Lançamentos de livros com sessão de autógrafos

5 minutos para cada livro no espaço “Microfone Aberto”

 

EAD-EDA – Educação a distância: o estado da arte

Organizadores: Fredric M. Litto e Marcos Formiga

Apresentação: Idealizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), organizado por especialistas na área e composto por 61 capítulos escritos pelos maiores profissionais brasileiros em EAD, este livro transmite ao leitor o mais alto e expressivo grau de desenvolvimento atingido pelas abordagens da educação a distância no país até o momento, considerando o contexto dos cenários nacional e internacional de aprendizagem. Os textos constituem um rico e abrangente apanhado de idéias, tendências e estatísticas indispensáveis para todo profissional que se dedica à educação a distância— quer no âmbito acadêmico, quer no corporativo — e apresentam a visão de pesquisadores especializados nas mais diversas áreas, incluindo: aprendizagem por correspondência, aprendizagem por rádio, aprendizagem por meio de comunidades virtuais, educação corporativa e muitas outras. Além disso, aborda aspectos pedagógicos e andragógicos da EAD, as tecnologias associadas, o cenário internacional, a educação pelo trabalho,história,estatísticas da EAD no Brasil e muitos outros assuntos. Este livro, além de uma poderosa ferramenta de consulta sobre os mais diversos temas e áreas da EAD, é uma fonte de informação confiável que certamente será muito útil para alunos de graduação e pós-graduação,bem como para profissionais que utilizam a EAD como recurso para a produção de suas atividades. Com tudo isso "Educação a distância: o estado da arte" é referência e inspiração para todos aqueles que estão preocupados com os rumos da educação no país e que vêem a educação a distância como uma maneira adicional e indispensável de levar o aprendizado às pessoas


 

Design instrucional na prática

Autora: Andrea Filatro

Apresentação: Devido ao notável crescimento dos cursos baseados no ensino a distância nos últimos anos, estruturar e desenvolver cursos voltados especificamente para essa forma de ensino têm se tornado assunto de interesse de diversos profissionais. Com o propósito de ser um verdadeiro facilitador, este livro aborda, passo a passo, todos os aspectos do design instrucional relacionados a um curso on-line, como a construção de roteiros e storyboards, design de conteúdos multimídia, de interface e interação Dirigido a todos os profissionais envolvidos com a educação a distância que buscam a capacitação em desenvolvimento e produção de conteúdo on-line, "Design Instrucional na prática" apresenta seu conteúdo por meio de dicas e exemplos baseados na vasta experiência da autora, que fazem desta, uma obra indispensável.


WebQuest: um desafio para o professor!

Autores: Celina Aparecida Almeida Pereira Abar e Lisbete Madsen Barbosa

Apresentação: Nestes novos tempos, os professores precisam simplesmente ser professores. Essa é a principal mensagem deste livro inovador sobre WebQuest, uma solução simples e poderosa de uso da rede mundial de computadores em aventuras de aprendizagem. As autoras sugerem que os professores utilizem o saber para aproveitar, de modo inteligente, a riqueza de informações disponíveis na Web. "WebQuest: um desafio para o professor!" vê o docente como um arquiteto cuja missão principal é projetar ambientes que possam ajudar os alunos a construir saber pessoal. Projetos arquitetônicos não são edifícios prontos. São, muito mais, desenhos de sonhos possíveis que, uma vez aceitos pelos construtores, transformam-se em obras sólidas e duradouras. A proposta da obra é mostrar que o professor, com ou sem conhecimentos de informática, pode ser um autor de WebQuest. Assim, as autoras mostram para os professores um caminho de autoria, indicando como é possível usar a Web na criação de ambientes desafiadores de aprendizagem. A outra virtude é o esclarecimento de que uma WebQuest não precisa necessariamente ser apresentada por meio de uma página da Web. Ela pode ser feita com programas comuns, como o Word ou o PowerPoint, já dominados por muitos professores As autoras passam para os leitores a mensagem de que produzir WebQuest é uma atividade de parceiros interessados em fazer uma educação atualizada, de qualidade e que utiliza bem a riqueza de informações proporcionada pela rede mundial de computadores.

 


Formação de educadores a distância e integração de mídias

Organizadores:  José Armando Valente e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Apresentação: Este livro descreve uma experiência de Educação a Distância, realizada no curso de formação de educadores de escolas, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que procurou atingir três objetivos. Primeiro, preparar os cursistas para o desenvolvimento de projetos pedagógicos por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Segundo, criar estratégias favoráveis à integração entre os diferentes profissionais que atuam com os diversos meios (como câmera fotográfica, vídeo, internet) – não só no âmbito da escola como também das Secretarias de Educação –, de modo que eles pudessem realizar ações articuladas de uso das TICs na escola. Terceiro, oferecer as condições para que os educadores desenvolvessem planos de formação, realizada a distância, de outros profissionais da rede por meio de tecnologias. Além do alto índice de aproveitamento do curso, ele permitiu também avanços do ponto de vista metodológico, criando atividades inovadoras, como as estratégias para a integração das equipes que trabalham com diferentes tecnologias, a elaboração do memorial reflexivo e a apropriação dos recursos de Educação a Distância, de modo que os participantes do curso pudessem realizar ações de formação dos seus colegas, em serviço e de modo continuado.


Tecnologias na formação e na gestão escolar
Organizadores: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso

Apresentação: Este livro se destina a educadores interessados no tema: integração de tecnologias na escola e na gestão escolar. Tem, como proposta, auxiliar os gestores no processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano, valendo-se da experiência realizada no projeto Gestão Escolar e Tecnologias, cujo objetivo consistiu na formação de equipes gestoras das escolas com o intuito de proporcionar a incorporação das TICs na rotina da escola e na gestão escolar. A intenção é trazer ao leitor muito mais do que o conhecimento teórico compilado sobre o assunto ou o simples relato de experiências cujos resultados se mostraram bastante satisfatórios. Queremos ir além, oferecendo o produto da reflexão e a análise dos resultados obtidos, de modo a extrair idéias e sugestões que poderão enriquecer o conhecimento existente e subsidiar ações de formação correlatas, voltadas à integração de tecnologias nas atividades escolares e à articulação entre a dimensão pedagógica e técnico-administrativa. Trata-se, portanto, de uma obra que vem trazer novas luzes sobre a questão da apropriação, pelos educadores, das tecnologias, ao mesmo tempo que dá um destaque especial a aspectos da gestão escolar relacionados com as contribuições das tecnologias a esse trabalho.


Cartografia cognitiva

Organizadora: Alexandra Okada

Apresentação: Cartografia Cognitiva representa o estado da arte de mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente.  Trinta autores especialistas de diversas Instituições Acadêmicas das cinco regiões do Brasil; e também, do exterior: Portugal, Espanha e Reino Unido, debatem sobre o tema trazendo resultados de suas pesquisas. Os vinte e um capítulos estão agrupados em cinco partes: Fundamentos: Princípios de mapeamento, autoria, arte de mapear, etnopesquisa crítica, pensamento ecossistêmico. Pesquisa: Projetos acadêmicos que discutem mapeamento para planejamento,  leitura crítica, escrita científica, revisão bibliográfica e análise conceitual. Aprendizagem: Estudos de casos sobre mapeamento do conhecimento para organização do estudo, aprendizagem on-line de Línguas, aprendizagem colaborativa de Matemática, Educomunicação e Comunidades de Prática. Formação Docente: Práticas de formação com uso de mapeamento para análise e implementação de estratégias em iniciação científica de educadores, saberes docentes, fenômenos didáticos, práticas pedagógicas, formação de professores.  Ética e Mapeamento: Trata-se de um ensaio que finaliza a obra com a discussão do sentido do mapa como ética para reabrir uma nova percepção epistemológica da rede. O livro aborda cinco softwares de mapeamento com download gratuito: Nestor Web

Cartographer: http://www.gate.cnrs.fr/~zeiliger/nestor.htm

Freemind:http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Download

Cmap Tools: http://cmap.ihmc.us/download/,

Compendium: http://compendium.open.ac.uk/software.html,

CHIC (Versão demo): http://www.pucsp.br/pos/edmat/

 


Tecnologias emergentes: organizações e educação
Organizadores: Arnoldo Jose de Hoyos Guevara e Alessandro Marcos Rosini

Autora convidada - Mônica Cairrão Rodrigues
Apresentação : Muito se discute sobre a necessidade de mudanças, tanto das corporações quanto das pessoas que precisam se adaptar a diferentes questões relacionadas ao trabalho, que influenciam diretamente nossas vidas. Nesse contexto, por mais que se desenvolvam e evoluam mecanismos de gestão nos modelos de administração de recursos organizacionais e de tecnologia, os indivíduos necessitam ter princípios éticos e resgatar valores construtivos para a evolução sustentável da sociedade humana. Assim, é necessário um equilíbrio entre as forças que permeiam a vida dos indivíduos na sociedade e no mundo moderno em que estamos inseridos. Este livro busca discutir o contexto do conhecimento nas organizações e as suas implicações práticas, tais como a discussão de conceitos e utilização de ferramentas gerenciais, destacando, por exemplo, a abordagem das tecnologias da informação. A obra aborda ainda a discussão inédita do uso de algumas tecnologias emergentes na educação, focando a contextualização da educação a distância como premissa de construção da aprendizagem por parte dos indivíduos.

 


Handbook of Research on E-Learning Methodologies for Language Acquisition

Organizadoras:Rita de Cássia Veiga Marriott, University of Birmingham, UK; Patricia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, BR.

Esta publicação apresenta mais de  50 pesquisas, sobre e-learning. Discute questões teóricas, bem como questões de planejamento, de metodologias e de ferramentas pedagógicas. Relata práticas desenvolvidas e implementadas em mais de 34 países por 60 professores de renome internacional.

 

 

 

 

 


SENAI 24 horas
Autoria: SENAI
Apresentação: 24 horas é uma marca de tempo. O que ela desperta? O que ela mobiliza? O que faz refletir? A partir desta inquietude, a publicação SENAI 24 horas apresenta: Num primeiro momento, um convite para entrar em uma máquina do tempo e viajar na velocidade das letras pelo passado, refletindo sobre o conceito de tempo, as referências sobre as primeiras marcas, a construção do calendário e o registro da escrita para a entrada na história. Em seguida, um ajuste na máquina para o leitor conhecer mais de perto os guardadores do tempo, ouvir os sinos das igrejas e o tic-tac dos relógios. Há algumas paradas nas paisagens em que o tempo é diferente para cada um e permite observar bem de perto os jovens, que explicitam mais intensamente o dilema do tempo nas culturas. Passando pelo trabalho, é possível “curtir” o tempo livre ou liberado, bem rápido ou bem devagar. Ao analisar a atualidade, há um periscópio que permite imaginar o futuro do tempo, da educação e da educação a distância para ocupar 24 horas da vida. Num segundo momento, a viagem acompanha, no tempo, a trajetória da educação a distância no SENAI. Como será que as experiências vividas, ontem e hoje, permitirão enfrentar o desafio da inovação proposta pelo SENAI 24 Horas? Num terceiro momento, com a bagagem desta viagem, surge um convite à reflexão sobre o SENAI 24 Horas: o conceito, as dimensões quantitativas e qualitativas, o tempo dos educadores envolvidos. Há sugestões, experiências vividas, presencialmente ou a distância, e um destaque sobre a importância da solidariedade e da generosidade num tempo em que o efêmero e a urgência fazem perder de vista o tempo de ser humano.


As tecnologias da informação e a comunicação e a formação profissional: refletindo sobre aprendizagem e desafios
Autoria: CINTERFOR - Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional / OIT - Organização Internacional do Trabalho, com parceria do SENAI para a edição em português
Apresentação:O presente documento de trabalho foi concebido como um insumo para a tarefa de retroalimentação e de construção coletiva de conhecimento e alternativas sobre os impactos da inclusão das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas políticas de formação para o trabalho. Enseja visualizar o atual estado da arte por meio de pesquisas, descobertas, aprendizagens e desafios. É o resultado de  intercâmbios com grande número de instituições de formação profissional da América Latina e Caribe, e seu propósito é sistematizar interrogações, dificuldades, avanços e experiências desenvolvidas nos últimos anos. Esta troca de informações tem sido reunidas por diversos meios: workshops, enquetes, foros, descrição e autoavaliação das próprias experiências e de outras entidades, conversas por “Skype”, etc. Insere-se numa reflexão maior das políticas sociais e, principalmente, do sistema de formação profissional da região, em torno da necessidade de obter uma relação harmônica e interdependente da qualidade, a pertinência e a eqüidade das intervenções analisadas.
Este é um material em processamento, que convoca a ser revisado e enriquecido por cada aplicação e pelas contribuições de todos aqueles interessados e comprometidos com essas questões.
Os dois primeiros capítulos estão dedicados ao âmbito conceptual e de referência da incorporação das TIC na formação e, em especial, a refletir sobre seus impactos desde um enfoque integrado da qualidade, a pertinência e a eqüidade. No terceiro, foram sistematizadas as principais mudanças e a evolução conceptual do uso das TIC e do e-learning, desde a contextualização na formação da região. No seguinte, diferentes instituições membro de OIT/Cinterfor e o próprio Centro apresentam seus projetos e experiências precisas em e-learning. Como resultado desta retroalimentação de conteúdos, o final do documento encerra a identificação dos principais desafios que, dessa forma, se constituem em assuntos a enfrentar coletivamente.
O desejo é que auxilie para demonstrar os avanços das Instituições de Formação, integrar os esforços e aprendizagens nas diversas etapas da evolução, contribuir para os desenvolvimentos conceptuais e para a resolução de problemas, etc. Em definitiva, que seja uma ferramenta a mais para continuar construindo e melhorando as inter-relações entre as TIC e a formação para o trabalho.

Coordenação:

 

14h00 – 16h00

Sessões Paralelas

Mesas-redondas (MR), apresentações e encontros

  

Auditório

Encontro lusófono de EAD

Antonio Teixeira – UA (PT)

Domingos Caeiro – UA (PT)

Machatine Paulo Munguambe - ACIPOL (MZ)

Messias Matusse - INED (MZ)

Rogério Costa - Politécnica de Leiria (PT)

Coordenação: Alfredo Eurico Rodrigues Matta – IAT (BA)

 

 

Sala 1

MR 1

Marketing para EaD

Marcos Resende Vieira – WebAula (MG)

Otávio Veiga - POSEAD/ UGF (DF)

Coordenação: Rodolpho Freire Martins - CETEB (DF)

     

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL:  WebTV Interativa - Patrocinadora Bronze

Parte 1: Aplicações de EAD ...Casos de Sucesso no Brasil e na América Latina

Parte 2: Conheça a READI Rede de Educação a Distância Interativa
Paulo
Ricardo Giusti da Silva 

 

Sala 2

MR 2

Gestão estratégica em processos e programas de EAD

Jucimara Roesler - UNISUL (SC)

Marialice Moraes - UFSC (SC)

Paulo Nogueira - FGF (CE)

Susane Garrido - UNISINOS (RS)

Coordenação: Rita de Cássia Borges M. Amaral - St@ff.Edu Assessoria e Consultoria Educacional (RJ)

 

Sala 3

MR 3

Web 2.0 e ferramentas colaborativas – potencialidade e uso em educação                       

Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - PUC SP (SP)                    

Renata Aquino Ribeiro - PUC SP (SP)

Sandra Helena Terciotti - PUC SP (SP)               

Coordenação: Maria Paulina de Assis - PUC SP (SP)      

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: IESB - Patrocinador Bronze

IESB – 10 Anos de História e 14 de Educação a Distância
Ana Paula C Marcheti  Ferraz

 

Sala 4

MR 4   

Pesquisa e publicação científica em EAD                  

Andrea Filatro – Pearson Education(SP)  

Rosângela Schwarz  Rodrigues - UFSC (SC)

Coordenação: Marcos Dalmau - UFSC (SC)       

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: AENNOVA - Patrocinador Bronze
Simuladores empresariais (Business Games) - casos de sucesso em capacitação e tomada de decisão” Leonardo Reis
 

 

Sala 5

MR 5

EAD e educação especial: o desafio do atendimento universal

Débora Conforto -  UFRGS (RS)

Edileine Vieira Machado - UNICID (SP)

Fernanda Maria Pereira Freire – UNICAMP (SP)

Coordenação: Flavia Amaral Rezende - UNICID (SP)     

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: CIEE SP - Patrocinador Bronze
Programa CIEE de educação a distância para capacitação profissional

Rosa Maria Simone

Zélia Ribas Varajão Teixeira Soares

 

Sala 6

Diálogo com a SEED/MEC

Participação Carlos E. Bielchowsky - Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação
Hélio C. Chaves

Coordenação: Fernando Spanhol

 

Sala 7

MR 6

Sociedade do conhecimento e da informação - entre possibilidades e realidades 

Adriano de Sales Coelho – FACEBG (RS)

Roberto Sussumu Wataya - UNASP (SP)

Sandra Aparecida da Costa - PMG (MG) 

Coordenação: Neide Borges Pedrosa - UNIR (RO)

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: UNISA - Patrocinador Bronze - Rosângela Maria Cunha

 

Sala 8

Fórum de Soluções Pearson
A
BC da EAD no ambiente Second Life
João Mattar - Universidade Anhembi-Morumbi
O custo real de manter uma plataforma de EAD Software como
serviço - Palestra Internacional com tradução seqüencial
Katrin Windsor (EUA)
Coordenação: Mavi Polo

 

Sala 9

MR 7

Objetos de aprendizagem e a aprendizagem a distância

Claudia M. S. Macedo - PUC
Liamara Comassetto - UNC

Coordenação: Bernadétte Beber - UNIVALI  (SC)

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL:  - SESI DN - Patrocinador Prata

SESI - Indústria do Conhecimento - Espaço Alternativo de EAD
Belmira Aida Carneiro Rodrigues da Cunha

 

Sala 10

MR 8

Instituições de ensino superior confessionais e EAD: diferenciais e propostas
Artieres Estevão Romeiro – CEUCLAR (SP)

Bernadete Cordeiro - UCB Virtual (DF)

Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves - PUC (MG)

Coordenação: Luciano Sathler R. Guimarães - METODISTA (SP)          

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: Pearson Education - Patrocinador Prata

 

Sala 11

MR 9

Planejamento, gestão e modelagem pedagógica na oferta dos 20%

Elisa Netto Zanette - UNESC (SC)

Marilena Estrella Facuri - UNIRP (SP)

Suely Scherer – UNERJ (RJ)

Vanessa de Andrade
Coordenação:
Margarete Lazzari Kleis

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: UNISUL VIRTUAL - Patrocinador Bronze

  

Sala 12

MR 10

Qualidade em EAD                 

Adylles Castelo Branco Branco - SEDUC Santos (SP)

Consuelo Fernandes – SENAI (SP)                     

Janae Gonçalves Martins - IST/SOCIESC (SC)

Thereza Paranhos - SENAC (RJ)

Coordenação: Ricardo Lima – SENAI (BA)                   

 

16h00 às 16h30

Intervalo - visita à Expo-EaD e à sessão de pôsteres

 

16h30 – 18h30

Sessões Paralelas

Apresentações de trabalhos científicos (TC)

30 minutos para cada apresentação

mesas-redondas,  apresentações especiais e encontros

 

Auditório
MR 11
Gestão de sistemas de ensino em EAD
Alessandro Marco Rosini - FATEC (PR)
João Carlos Cunha - UFPR (PR),
Santiago Castillo Arredondo - UNED
Coordenação: Onilza Borges Martins - FACINTER (PR)
 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: - UNIVIMA - Patrocinador bronze

 

Sala 1

EEDI - Encontros estratégicos sobre design instrucional

 

O lugar do design instrucional na realidade brasileira e internacional
Anna Christina Aun Nascimento - SEED/MEC (DF)
Lina Romiszowski - TTS Global (RJ)
 

Tecnologias emergentes e os desafios do design instrucional
Alessandra Zago - Centro Cultural Bradesco (SP)
George França dos Santos - UNITINS (TO)
Gilson Schwarz - Cidade do Conhecimento/USP (SP)

Coordenação:
Andrea Filatro - Pearson Education (SP) e Vani Moreira Kenski – USP (SP)

 

Sala 2

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: SENAI DN - Patrocinador Ouro
Rede SENAI de Educação a Distância

Alberto Borges de Araújo

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: UNOPAR - Patrocinador Ouro
UNOPAR VIRTUAL – A educação a distância aplicada na formação acadêmica e profissional
Paulo Ricardo T. Diniz

 

Coordenação: Roberto de Fino Bentes – UFPR e Sistema FIEP (PR)

 

Sala 3

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: FGV ON LINE - Patrocinador Ouro
Os sete pecados capitais do ensino a distância
Maristela Rivera

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: UNINTER - Patrocinador Prata
COMPLEMENTARIDADE ENTRE PUBLICO E PRIVADO NA OFERTA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Benhur Etelberto Gaio

 

 

Coordenação:  Nádia Fátima de Oliveira

 

Sala 4

MR 12

“O potencial das COPS – comunidades de práticas – como prática de educação corporativa”

David Kato – Terraforum (SP)

Marilda Todescat – INTHEGRARE (SC)

Coordenação: Rita Maria Lino Tarcia – UNICSUL (SP)

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: PEOPLE EDUCACIONAL - Patrocinador Prata
Como implementar a Lousa Digital Interativa em Instituições de Ensino
Eveline M. Pires Calabresi

 

Sala 05 - Coordenação: Paulo Roberto Schroeder de Souza – CEFET Santos (SP)

TC A1A1 - 016

TC C1A1 - 222

TC C1B2 - 081

TC C1B2 - 099

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

[17h30 às 18h00]

[18h00 às 18h30]


Sala 06 - Coordenação: Lilia Maria Marques Siqueira - PUC PR

TC B2B1 - 026

TC B2B2 - 102

TC B2B2 - 211

TC C2A1 - 079

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

[17h30 às 18h00]

[18h00 às 18h30]


Sala 07 - Coordenação: Pedro Rodrigues Horta Filho 

TC E3B2 - 178

TC E3B2 - 216

TC E3C1 - 032

TC E3C2 - 067

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

[17h30 às 18h00]

[18h00 às 18h30]


Sala 08
Fórum de Soluções Pearson

 

e-College: effectively implementing and managing a course management system for distance            education (palestrante internacional - tradução seqüencial)

Jeff Borden (USA)

Como planejar e desenvolver livros universitário

Roger Trimer (SP)

 

Coordenação: Mari Polo


Sala 09 - Coordenação: André Genesini

TC C3A2 - 104

TC F3A2 - 050

TC C3A2 - 202

TC C3A2 - 022

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

[17h30 às 18h00]

[18h00 às 18h30]


Sala 10 - Coordenação: Mônica Mandaji - PUC-SP

TC B5B2 - 210

TC C5B2 - 208

TC B5A1 - 054

TC C3B2 - 215

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

[17h30 às 18h00]

[18h00 às 18h30]


Sala 11 - Coordenação:

TC F5A1 - 072

TC F5A1 - 075

TC F5A1 - 078

TC F5A1 - 180

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

[17h30 às 18h00]

[18h00 às 18h30]


Sala 12 - Coordenação: Ana Maria Torres Alvarez - UNISANTOS (SP)

TC C5B2 - 194

TC F5B2 - 039

TC C5B2 - 214

TC F5B1 - 209  / TC C5B2 - 101

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

[17h30 às 18h00]

[18h00 às 18h30]


 

 

18h30 às 20h30

Assembléia Geral ABED 

 

21h00 – Encerramento da secretaria do 14° CIED

 

 

16 de setembro de 2008 [Terça-Feira]

 

8h00 - Abertura Secretaria do 14° CIED 

9h00 – 11h00

Sessão Plenária - Auditório

 

Auditório

MR 13
Recursos educacionais abertos
Alberto Araújo - SENAI DN (DF)
Antonio Teixeira
Fredric Michael Litto - ABED (SP)
Marcos Formiga - UNB/ CNI (DF)
Pablo de Camargo Cerdeira – Consultor FGV On Line (RJ)
Coordenação:
Elisa Assis

 

11h00 às 11h30

Intervalo - visita à Expo-EaD e à sessão de pôsteres

 

11h30 – 13h00

Sessões Paralelas

Apresentações de trabalhos científicos (TC)

30 minutos cada apresentação

 

Auditório - Coordenação: Elisa Assis

TC A3A1 - 012 TC A3A1 - 038 TC A3A1 - 108
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 01  - Coordenação: Tânia Maria Magrini Barcelos  

TC B3B2 - 225 TC B3C1 - 133 TC C3A1 - 025
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 02  - Coordenação: Eliana Sampaio Romão

TC C3B1 - 015

TC C3B1 - 061

TC C3B1 - 074

[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 03  - Coordenação: Lucilene Cury

TC C3B2 - 118

TC C3B2 - 088

TC C3B2 - 097

[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 04  - Coordenação:

TC C3B2 - 190

TC C3B2 - 203

TC C3B2 - 204

[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 05  - Coordenação:

TC F3A1 - 046

TC F3A1 - 057

TC F3A1 - 069

[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 06  - Coordenação: Stela Piconez

TC C2A1 - 130

TC C2B1 - 035

TC C2B2 - 087

[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 07  - Coordenação:

TC C4B2 - 220

TC F4A1 - 174

TC F4B1 - 163
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 08  - Coordenação:

TC F3A1 - 155 TC F3A1 - 160 TC F3A1 - 162
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 09  - Coordenação: Mônica Mandaji

TC C3C1 - 132

TC C3C2 - 063

TC C3C2 - 112

[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 10  - Coordenação: Márcia A. Figueiredo

TC F3B1 - 051 TC F3B1 - 052 TC F3B1 - 055
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 11  - Coordenação: Rita de Cássia Borges

TC C5A1 - 136 TC C5A1 - 172 TC C5A1 - 191
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

Sala 12  - Coordenação: Márcio Vieira

TC F5A1 - 030 TC F5A1 - 065 TC F5A1 - 071
[11h30 às 12h00] [12h00 às 12h30] [12h30 às 13h00]

 

 

 

13h00 às 14h00

Intervalo - para visita à Expo-EaD e à sessão de pôsteres

 

 

Sessão “Microfone Aberto” Uma Novidade Importante para a Expressão das suas Idéias Espaços, fora da programação temática oficial, com um foco especial sobre a criatividade e originalidade de idéias sobre EAD por parte dos congressistas.  Cada dia haverá oito espaços de cinco minutos cada, para que participantes do Congresso possam falar ao público presente sobre os seus mais novos pensamentos, opiniões e previsões, com vinte minutos no final para discussão com o público.  Haverá um presidente de mesa para coordenar o andamento das sessões.  Para solicitar  um dos espaços de cinco minutos, favor preencher o formulário “Microfone Aberto” disponível na Secretaria do Congresso antes das 09:30 h. no dia em que você deseja falar.  Cada dia, até a hora do intervalo para o café na parte da manhã (10h30m), a lista daqueles programados para falar será afixada na Secretaria do Congresso e na entrada da sala que será reservada para a sessão.  Abaixo espaço para você preencher com a programação da sessão

 

1.Webpalestras: Workshop SENAI de Prospectiva Industrial sobre os Impactos Ocupacionais e Educacionais da TV Digital no Brasil
Apresentadores: SENAI DN e Consultores
Apresentação: Durante evento realizado no mês de agosto de 2008, especialistas brasileiros apresentaram as principais características da televisão digital, seus impactos no mercado de trabalho e as potencialidades dessa nova tecnologia no desenvolvimento de programas educacionais. Resultado de trabalho coordenado pelo SENAI, de acordo com metodologia de prospecção de tendências, as palestras estão disponíveis para o público, via Internet.
 

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

 

Coordenação:

 

14h00 às 16h00

Sessões Paralelas

Apresentações de trabalhos científicos (TC)

30 minutos para cada apresentação

mesas-redondas,  apresentações especiais e encontros

 

Auditório - Apresentações:

 

Embedding e-learning - roles of interaction and organization

Carl Holmberg – ICDE (Noruega)

  Rede social e comunidade virtual
  Rodrigo Lara Mesquita -

Valoración de un máster a distancia en opinión de sus participantes

Santiago Arredondo – UNED (Espanha)
 

Coordenação:  João Cunha

 

Sala 1

MR 14

Tecnologia, humanismo e educação

Fernando José de Almeida - TV CULTURA (SP)

Mônica Gardelli Franco - TV CULTURA (SP)

Reynaldo Forte - PUC (SP)    

Coordenação: Maria Paulina de Assis - PUC (SP)      

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: PEOPLE EDUCACIONAL – Patrocinadora Prata
Como implementar o Sistema de Gravação de Aulas em Vídeo ECHO360
José Antonio Ribeiro Neto (SP)

 

 

Sala 2

MR 15

EAD e pluriculturalidade        

Nelma Barbosa – SEDUC (BA)

Norma Gonzaga – SEDUC (BA)

Penildon Silva Filho – SEDUC (BA)

Coordenação: Fabrício Ricardo Lazilha

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: KAIZEN - Patrocinador Bronze - Maurílio Uemura Shintati

 

Sala 3

MR 16

Gestão pedagógica  de sistemas em EAD no ensino superior                     

Gilberto Lacerda - UNB (DF)

José Manoel Moran – UNISUMARE (SP)

Coordenação: Samira Kfouri - UNOPAR (PR)     

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: RICESU - Patrocinador Bronze - Jeferson Pistori

 

Sala 4

MR 17

Semipresencialidade nas universidades privadas seus benefícios para a melhoria do ensino presencial

Carlos Fernando Araújo Júnior – UNICSULCampus Virtual (SP)

Vera Lúcia Moreira - UDF  
Coordenação:
Rita Maria Lino Tarcia – UNICSULCampus Virtual (SP)

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL:  iLang - Patrocinador Bronze - Jack Scholes

 

Sala 5

MR 18

Gestão em EAD 

Lucia Maria Martins Giraffa - PUC (RS)

Luis Otoni Meireles Ribeiro CEFET – Pelotas (RS) 

Tania Rossi Garbin - UFPO (MG) 

Coordenação: Araci Hack  Captam - UFSC (SC) 

 

Sala 6

MR 19

Desenho pedagógico dos materiais didáticos na EAD                      

Michelle Jordão - UCB (DF)
Emilia Ajeje – Grupo Ânima Educação  (SP)

Ivete Palange - SENAI SP (SP)

Nádia Fátima Oliveira  - IST/SOCIESC (SC)
Coordenação:
Graziela
Fátima Giacomazzo – UNESC (SC)

  

Sala 7

MR 20

Desmistificando a prática em EaD

Paulo Roberto Schroeder de Souza - UNISANTA (SP)

Coordenação: Eveline Katia de Souza Pontual Cavalcante – UNISANTA (SP)

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: QUICKMIND - Patrocinador Bronze

 

Sala 8

Fórum de Soluções Pearson
 

Um olhar analítico sobre diferentes LMSs

Andrea Filatro  (SP)

Mavi Polo

Design instrucional na prática

Andrea Filatro (SP)

Roger Trimer

Sabrina Cairo

Coordenação: Paula Carolei - UniSumaré (SP)

 

Sala 9

Encontros estratégicos das mantenedoras de EAD

Coordenação: Fredric M. Litto / José Liberto – UGF (CE)

 

Sala 10

Encontros estratégicos das universidades corporativas

Gestão do conhecimento e EAD e a formação técnica a distância nas universidades corporativas

Daniel Orlean - Milestone (RJ)

Marjorie May Fryszman - Correios (DF)
Mirella Ugolini – SERASA (SP)

Paula Martini - Senai DN (DF)
Selma Kovalski - Senai (SC)

Coordenação: Eleonora Jorge Ricardo – UERJ (RJ)

 

Sala 11

Encontro nacional de tutores de EaD - ENATED

Coordenação: Wilson Azevedo – Aquifolium (RJ)

 

Sala 12

MR 21

Pós-graduação stricto sensu a distância - mestrado a distância

Ymiraci Polak

Marcelo de Carvalho Borba - UNESP/Rio Claro (SP)

Patrícia Torres Lupion PUC PR (PR)

Coordenação: Vani Moreira Kenski – USP (SP)

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: Patrocinador Bronze

 

16h30 às 18h30

Sessões Paralelas

Apresentações de trabalhos científicos (TC)

30 minutos para cada apresentação

mesas-redondas,  apresentações especiais e encontros

 

Auditório - Coordenação: Maria Aparecida Josí

TC A3B2 - 124

TC C3C2 - 217

TC A3B2 - 223

TC A3C2 - 028

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

[17h30 às 18h00]

[18h00 às 18h30]


Sala 01 - Coordenação: Nelly de Mendonça Moulin

TC C3A1 - 111 TC C3A1 - 141 TC C3A1 - 142 TC C3A1 - 143

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

[17h30 às 18h00]

[18h00 às 18h30]


 

 

Sala 2

MR 22

Educação matemática e as tecnologias de informação e comunicação: tendências e pesquisas   

Celina A.A. Pereira Abar – PUC (SP)

Marcelo de Carvalho Borba - UNESP (SP)

Gerson Pastre de Oliveira - PUC (SP)
Coordenação
: Gerson Pastre de Oliveira - PUC (SP)      

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: PEARSON EDUCATION - Patrocinador Bronze

 

Sala 03 - Coordenação: José Valter Arcanjo da Ponte

TC F3C2 - 045

TC F3C2 - 093

  TC C5B2 - 058

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

 

[17h00 às 17h30]


 

Sala 4

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: SENAC SP - Patrocinador Prata

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: EADCON - Patrocinador Prata

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL:  -  Patrocinador Bronze

Coordenação: Yeda Florentino

 

Sala 5

MR 23

Direitos autorais e legislação em EaD

Apresentação: Direitos autorais e propriedade intelectual para EAD - aspectos jurídicos

Luiz Rogério Monteiro de Oliveira – USP (SP)

 

Coordenação: Fernando José Spanhol - UFSC (SC)       

 

Sala 6

MR 24

Plataformas de educação a distância em software livre: uso do Moodle 

Marcos Telles

Robson Silva

Marcelle Minho - SENAI (BA)

Coordenação: Robson Santos Silva - CMM (AM)

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: TECHNE/BLACKBOARD - Patrocinador Bronze
WEB 2.0 novos recursos para o Ensino a Distancia
Willian Torres

 

Sala 7

Encontro estratégico de fornecedores de produtos e serviços para EAD                                         

Coordenação: Michele Rangel Castro                                                                 

 

Sala 8

Fórum de Soluções Pearson


Certificação internacional de competências

Mavi Polo (SP)

 

Novas tecnologias de apoio à EAD

Roger Trimer (SP)

 

Construção de conteúdo em EAD

Sabrina Cairo (SP)

 

Coordenação:  Mavi Polo (SP)

  

Sala 9

Encontros estratégicos das mantenedoras de EAD

Coordenação: José Liberto – UGF (CE) e João Vianney Valle dos Santos - UNISUL (SC)

 

Sala 10

MR 31

EAD na educação profissional
Maria de Fátima Lemos - Senai (RS)

Ricardo Lima - Senai (BA)

Xênia Ferreira da Silva - Senai (MG)

Beth Schirmer
- Senai (SC)
Coodenação: Paula Martini - SENAI DN (DF)

 

Sala 11

Encontro nacional de tutores de EaD - ENATED 

Coordenação: Wilson Azevedo – Aquifolium (RJ)

 

Sala 12   - Coordenação: Julio Wilson

TC F3B2 - 154 TC F3B2 - 184 TC F3B2 - 213 TC F3B2 - 218

[16h30 às 17h00]

[17h00 às 17h30]

[17h30 às 18h00]

[18h00 às 18h30]


 

 

19h00 – Encerramento da Secretaria do 14° CIED

 

 

 

 

 

 

17 de setembro de 2008 [Quarta-Feira]

 

8h00 - Abertura Secretaria

 

9h00 às 11h00

Sessões Paralelas

Mesas-redondas (MR) e apresentações

 

Auditório

Apresentações

 

FRENTE PARLAMENTAR PARA EAD – Nilmar Ruiz – Deputada Federal (TO) [por Skype]

 

ABE-EAD – Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância – Ricardo Holz - Presidente (SP)

 

SINEAD – Sindicado Nacional das Empresas em Educação a Distância – Nildo Ferreira - Presidente (DF)

 

Coordenação: Fernando Procópio

 

Sala 1

MR 27
EAD na formação e atualização dos funcionários públicos

Claudia Cristina Muller – Escola de Governo do Estado do Paraná (PR)

Eva Torreias - ESAF/Ministério da Fazenda (DF)

Glaucia Fullana -ENAP (SP)

Coordenação: Andrea Filatro / Marta Van Linden

 

Sala 2

MR 29

M Learning e os impactos na EaD

Ivan Carlos Alcantara - Unicsul (SP)

Giancarlo Colombo - SERSEL (SP)

Elaine Meira Barros - USP (SP)

Coordenação: Roberto de Fino Bentes

 

 

Sala 3

MR 30 -

Dimensão multidisciplinar de EAD: critérios de qualidade para a produção coletiva de projetos pedagógicos

Ana Lúcia Tinoco Cabral – UNICSULCampus Virtual (SP)

Anderson Luiz Barbosa – UNISAL/FATEC (SP)

 

Coordenação: Rita Maria Lino Tarcia – UNICSULCampus Virtual (SP)

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: TECHCD - Patrocinador Bronze

Sala 4

Redes Digitais, Tecnologia e Transdisciplinaridade
Silvia Fischmann – EF/USP (SP)
 

Apresentação do Consórcio Virtual ACAFE

Gilmar Luis Mazurkievicz (SC)

 

Coordenação: Gilmar Marzukievicz

 

Sala 5

MR 32
Acessibilidade em EaD                      
Ottmar Teske IPESA/JOBAST (AM)

Coordenação: Graziela Giocomazzo

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: SEBRAE NACIONAL - Patrocinador Bronze
SEBRAE TV – O empreendedorismo está no ar!
Marcus Vinícius Lopes Bezerra (DF)

  

Sala 6

MR 35

Modelagem computacional - EAD, jogos e simulações

Marcelle Minho
Ricardo Lima
Coordenação: Alfredo Eurico Rodrigues Matta - SENAI-BA (BA)

 

Sala 7

MR 26

Possibilidades de aprendizagem do aluno de EaD na rede pública municipal de ensino de Santos

Cristina de Andrade Varanda - SEDUC Santos (SP)

Cristina Van Opstal - SEDUC Santos (SP)

Maria Célia Rossini Isoldi - SEDUC Santos (SP)

Coordenação: Eveline Katia de Souza Pontual Cavalcante – UNISANTA (SP)

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL:  - UNIVIMA - Patrocinador Bronze

 

Sala 8

Mesa-Redonda TV Digital e a EAD, realidades e possibilidades

Fernando Crocomo - NTDI/UFSC

Maria José Baldessar - NEPHIJOR/UFSC

Claudia

 

Coordenação: Fernando Spanhol

 

 

11h00 às 11h30

Intervalo - visita à Expo-EaD e à sessão de pôsteres

 

11h30 às13h00

Sessões Paralelas

Apresentações de Trabalhos Científicos (TC)

30 minutos para cada apresentação

 

Auditório - Coordenação:

TC F3B1 - 176

TC F3B1 - 226

TC F3B2 - 027

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 01  - Coordenação: Gilmar Luis Mazurkievicz

TC C3A1 - 033

TC C3A1 - 084

TC C3A1 - 098

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 02 - Coordenação:

TC C3B1 - 135

 TC B3C1 - 133/TC C3B1 - 177

TC C3B1 - 227

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 03 - Coordenação: Lucilene Ferreira Iahn

TC C3B2 - 145

TC C3B2 - 187

TC C3B2 - 189

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 04 - Coordenação: Gilmar Mazurkievicz

TC C3B2 - 212

TC C3C2 - 159

TC C3B2 - 224

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 05 - Coordenação:  Graziela Fátima Giocomazzo

TC F3A1 - 109

TC F3A1 - 137

TC F3A1 - 147

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 06 - Coordenação: Luciano Gamez

TC C2B2 - 128

TC C2B2 - 140

TC F2A2 - 165

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 07 - Coordenação: Maria Cristina Pfeiffer Fernandes

TC F3B2 - 103

TC F3B2 - 105

TC F3B2 - 123

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 08 - Coordenação:

TC F3A1 - 167

TC F3A1 - 170

TC F3A2 - 115

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 10 - Coordenação:

TC C5B1 - 173

TC C5B2 - 024

 TC C3C2 - 117

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 11 - Coordenação:  Natalia Felix

TC C5B2 - 095

 

TC C5B2 - 185

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

Sala 12 - Coordenação:

TC C5C1 - 060

TC F5C1 - 121

TC C5C1 - 122

 

[11h30 às 12h00]

[12h00 às 12h30]

[12h30 às 13h00]

 

   

13h00 às 14h00

Intervalo - visita à Expo-EaD e à sessão de pôsteres

 

14h00 – 17h00

Sessão Plenária

 

Auditório

Luc Marie Quoniam (webconferência)

 

Juan Lucca - BlackBoard (USA)

Tendências da educação superior e o papel da tecnologia no novo milênio.

 

Larry Cooperman - ICI (USA)
Opencourse ware consortium

 

Presidente: Marta de Campos Maia – FAAP (SP)

 

16h00 – 17h00

Sessão Plenária - Auditório

 

Sessão de Encerramento

Balanço dos Encontros:

Nacional de Tutores – Wilson Azevedo

Fornecedores de Produtos e Serviços para EAD – Marcos Resende

Mantenedoras de EAD – José Liberato

Universidades Corporativas – Eleonora Jorge Ricardo

Dialogo com a SEED/MEC – João Vianney Valle dos Santos

Convite para ICDE 23 Holanda - Carl Holmberg

Agradecimentos de Santos: Fabio Alexandre Nunes

Sorteios

Coordenação: Fredric Michael Litto – ABED

 

 

VISITAS TÉCNICAS

UNISANTA DIA 16 DE SETEMBRO 10h00 - 12h00