MC 09 - Educação Virtual e Interativa  - Formação de Equipe Multidisciplinar
  Edgar Amorin
  Lucilene Cury
  Marcia Augusta Marinho Petrone
 

I- Público alvo: Profissionais iniciantes no uso das TICs  em educação e que compõem ou pretendem compor uma Equipe Multidisciplinar para cursos presenciais,semipresenciais ou a distância (diretores ou coordenadores de curso, professores autores ou tutores, monitores, bibliotecários, secretários, coordenadores de pólo, técnicos de TI).

 

II- Objetivos: Oferecer subsídios teóricos e situações práticas para referências, reflexões, novas conexões e vivências no planejamento e implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (como suporte aos cursos presencias e aos  semipresencias e a distância).

 

III- Justificativa: No contexto da política  de expansão da educação superior no País,   implementada   pelo   MEC,   a   EaD   coloca-se   como   uma   modalidade importante no seu desenvolvimento. Nesse sentido, norteados pelos resultados dos procedimentos avaliativos realizados pelo MEC em múltiplos programas de educação a distância em andamento no País,surge uma atualização dos Referenciais de Qualidade para as instituições que desejam oferecer cursos  nessa modalidade.

 

Dentre os procedimentos avaliativos, para credenciamento de instituições que desejem oferecer cursos na modalidade à distância, destacam-se três dimensões:

 

- Organização Institucional;

- Corpo Social e

- Instalações Físicas.

 

Alguns desses itens, possuem um destaque especial nos processos de avaliação - Programa para formação e capacitação permanente de docentes, tutores e técnico-administrativos; Missão institucional para atuação em EAD; Planejamento de Programas, Projetos de Cursos à distância e material didático; Plano de Gestão para a Modalidade da EAD; Unidade responsável para a gestão de EAD;Planejamento de Avaliação Institucional (Auto-Avaliação); Estudo para implantação dos pólos de apoio presencial; Experiência da IES com a modalidade de educação a distância; Experiência da IES com a utilização de até 20% da carga horária dos cursos superiores presenciais na modalidade de educação a distância; Sistema de controle de produção e distribuição de material didático (logística); Formação, titulação e integração de Equipe Multidisciplinar; Infra-estrutura de serviços; Recursos de TIC (audiovisuais e multimídia); Biblioteca.

 

 A partir dos aspectos apresentados e de sua objetiva importância, a equipe vem desenvolvendo há mais de três anos, programas que atendem às expectativas de órgãos regulamentadores e fiscalizadores, procurando atuar de maneira preventiva e formativa, junto aos interessados nesse segmento.

 

 IV -Programa – competências, habilidades e atitudes a desenvolver:

 

Temário

Competências, habilidades e atitudes a desenvolver

INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE UM AMBIENTE VIRTUAL “FREE”

Utilizar a plataforma institucional explorando suas possibilidades.

Integrar-se ao grupo de trabalho e conhecer os aspectos relevantes da utilização de TICs e AVAs.

1-AVA e TICs

Utilizar uma plataforma AVA (ambiente virtual de aprendizagem) a fim de vivenciar e refletir sobre diferentes situações de ensino- aprendizagem no  ambiente dado.

2-Uma Equipe Multidisciplinar

Preparar-se para o desempenho de suas funções específicas como membro da equipe multidisciplinar, descrevendo as principais atividades e para planejamento em conjunto.

3- Mediação
Pedagógica

Realizar o plano/ cronograma de suas atividades de implementação e de manutenção em cursos a distância ou semipresenciais.

4-O Conhecimento

e a Aprendizagem

Discutir conceitos fundamentais que permeiam a educação a distância ou semipresencial, tais como: (mediação pedagógica, espaço e tempo, hipertexto, processos de aprendizagem, desenvolvimento mental, avaliação formativa, mapa conceitual, tecnologia e comunicação).

Participar de comunidades virtuais e de grupos de discussão.

5- A Intervenção Pedagógica e a Aprendizagem

Comparar  diferentes atuações da Equipe Multidisciplinar como: autoria,  animação ou acompanhamento motivacional, mediação pedagógica, monitoria, help desk e o papel pedagógico de cada um no processo de aprendizagem.

6 - O Processo de Avaliação

Elaborar instrumentos adequados a partir dos diferentes cursos e públicos.

 Utilizar novas ferramentas tecnológicas para a avaliação da aprendizagem.

 

 

V- Duração: 6 horas, durante pré-evento. O material on-line,  ficará disponível para os inscritos por mais 10 dias além do evento.

 

VI- Participantes do mini-curso: montagem de 6 equipes de trabalho por eixos temáticos escolhidos no início do curso( máximo  de 5 membros por tema), além da participação na apresentação do Estudo de Caso.  

São eles:

 

 

AVA e TICs

Uma Equipe Multidisciplinar

A Mediação Pedagógica

O Conhecimento e  a Aprendizagem

A Intervenção Pedagógica e a Aprendizagem

O Processo de Avaliação

Um Estudo de Caso: A Experiência inicial de utilização de AVA em curso de Graduação da ECA/USP

 

 

Obs. Deverão ser fornecidos certificados de participação pela ABED

 

 VII -Bases científicas e tecnológicas para o desenvolvimento do curso e conseqüente desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes desejadas:

 

Serão apresentados textos, exercícios práticos e tarefas atribuídas aos participantes, de tal forma que as competências iniciais desejadas sejam desenvolvidas para educadores (equipe multidisciplinar) iniciantes no uso de TICs e AVAs.

Os participantes elaborarão individualmente um plano de auto-estudo, e grupalmente discutirão as questões mais conflitantes em relação às práticas essenciais das atividades prévias ao início efetivo de implementação de cursos a distância e semipresenciais(Exemplo: criação de manuais, elaboração de plano de tutoria, elaboração de atividades interativas e processo quantitativo e qualitativo de mediação com participantes, criação de enquete para avaliação on-line a respeito do projeto global de curso).

 

Principais autores que serão utilizados para referenciais teóricos:

 

ASSMANN,Hugo. (Org). Redes Digitais e Metamorfose do Aprender.Petrópolis: Vozes,2005.

 

BRANSFORD, John , BROWN, Ann L. e COCKING Rodney R(org).Como as pessoas aprendem. Cérebro,mente, experiência e escola. Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos(2000). São Paulo:Senac,2007.

 

DOLZ, Joaquim e OLLAGNIER, Edmée.O Enigma da competência em Educação.Porto Alegre. Editora Artmed,2004.

 

HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada.Porto Alegre. Editora Artmed.2001.

 

LÈVY, Pierre. As tecnologias da inteligência - o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

 

______. A inteligência colectiva - Para uma antropologia do ciberespaço.

Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 1994.

 

______. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

 

LITWIN, Edith (org). Educação a Distância: Temas para Debate de uma Nova Agenda educativa. Porto Alegre, Artmed, 2001.

 

MAIA, Carmem e Mattar, João. ABC da EaD . A educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.

 

MATURANA, Humberto R. e VARELA, Francisco J. A Árvore do Conhecimento. As bases biológicas da compreensão humana.São Paulo: Palas Athena,5ª.ed.2005.

 

MOORE, Michael. e KEARSLEY, Greg. Educação a Distância.Uma visão integrada.São Paulo: Thomson Learning, Ed especial.2007.

 

MOREIRA, Marco A. e MASINI, Elcie F. Salzano.A Aprendizagem Significativa. A Teoria de David Ausubel. São Paulo. Editora Moraes,1982.

 

MORAN,J.M.;Masetto,Marcos T. e Behrens, Marilda A.Novas Tecnologias e mediação pedagógica.Campinas, SP:Papirus,7ª.ed.2003.

 

MORAN,José M. A Educação que Desejamos. SãoPaulo: Papirus: 2007.

 

NÓVOA, Antonio. Prefácio. In: JOSSO, Marie Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004. p.11-34.

 

PASSARELLI, Brasilina.Interfaces digitais na Educação: @lucin[ações]  Consentidas.São Paulo:Escola do Futuro da USP , 2007.

 

PENA, Antonio O. Mapas conceituais - uma técnica para aprender. São Paulo: Loyola, 2006.
 
PERRENOUD,Philippe.Construir competências desde a escola.Porto Alegre : Artmed,1999.

 

VALENTE,José Armand;PRADO, ALMEIDA, Maria E. (Org.). Educação à Distância via Internet. 1 ed. São Paulo: Avercamp, 2003.

 

ZABALA,Antoni.(Org). Como Trabalhar os conteúdos procedimentais em Aula. Porto Alegre: Artmed,2ª. Ed. 1999.

 

A Prática Educativa.Como Ensinar.Porto Alegre:Artmed,1998.


 

Edgar Amorim

 

Edgar Amorim, Engenheiro Eletrônico (especializado em redes de computadores).

MBA em Administração de Negócios, Professor Universitário e pós-graduando em Sócio - Psicologia.

Atualmente trabalha na área de redes de computadores e computadores de alta performance.

Desenvolve trabalhos com a plataforma de Educação a Distância Moodle, tanto nos aspectos técnicos como nos  pedagógicos da EAD. Atualmente oferece treinamento e serviço de hospedagem Moodle, nos sites www.intereduca.com.br e www.eamorim.net
 

Marcia Augusta Marinho Petrone

 

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  e pós-graduada em Psicopedagogia.

É especialista em Gestão Empresarial e  Marketing.

Iniciou carreira profissional na área educacional em 1970, tendo ocupado cargos de coordenação, direção e vice- presidência em instituições de ensino.

Atualmente desenvolve projetos educacionais em várias instituições por meio de empresas próprias:

Asserção Assessoria e Consultoria Educacional  e Triunfus  e Triunfus Virtual –  Educação e Tecnologia.

É Profa. Assistente na ECA – USP  e Profa. Conferencista e consultora do Núcleo de estudos e pesquisa Celacc – USP  e implementa  Novas Tecnologias de Informação e Comunicação  na Educação.

Capacita autores, tutores e equipe multidisciplinar  para atividades de e-learning desde 2003.

Ministra Cursos, palestras e oficinas : Funadesp, IBC, USP  e em outras Instituições.

 

Lucilene Cury

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972) , mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1982) , doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e pós-doutorado pela Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2007) .

Atualmente é Docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação , com ênfase em Interdisciplinaridade nas Diversas Áreas da Pesquisa da Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Rádio, Literatura, América Latina, Cultura, Comunicação.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CV Lattes)

Última atualização do currículo em 26/05/2008
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/2517056379461965