MC 08 - Revisitando os Fundamentos da Educação Online

 
Wilson Azevedo

Sinopse

Que os fundamentos de um campo teórico são importantes isto poucos
questionam. O problema é o grau de importância dado aos conceitos, teorias
e princípios que embasam as práticas e a reflexão. Especialmente numa
época como esta, em que a Educação Online ainda é uma descoberta para
muitos, as questões relacionadas ao "como fazer" acabam no centro das
preocupações. E assim os fundamentos da Educação Online vão ficando em
segundo plano, relegados para um "depois que nunca chega.

A falta desta base mais segura fornecida por décadas de pesquisa e
reflexão explica em parte os insucessos e as dificuldades para superar
problemas que já foram enfrentados em outros lugares e épocas por outros
educadores. A Educação Online tem uma história, já existe uma
significativa produção científica e teórica em nível mundial que não deve
ser ignorada. Se os problemas se acumulam e demoramos para encontrar
solução, isto é um sintoma de que está na hora de voltar aos fundamentos.


A proposta deste mini-curso semipresencial é apresentar e discutir brevemente os mais importantes conceitos, princípios e teorias que servem de base para o desenvolvimento de um dos mais promissores campos da Educação a Distância.
Entre outros, estes conceitos/princípios/teorias serão abordados:

- O que é "Distância"? Moore e a Distância Transacional
- O que é "Presença"? Anderson e as Presenças Social, Cognitiva e Docente
- Pedagogia? Andragogia? Heutagogia! A contribuição de Hase e Kenyon
- Da EaD industrial à EaD pós-industrial: Peters e a transição na EaD.
- Pierre Levy e a Inteligência Coletiva
- Keneth Bruffee e a Aprendizagem Colaborativa
- Neil Postman e o risco do "Tecnopólio"
- O Minimalismo Tecnológico em EaD, de Berge e Collins
- O Princípio da Parcimônia em Design Instrucional, de Tiffin e
Rajasingham
- Dillon & Greene e os Estilos de Aprendizagem
 

"Este mini-curso terá as atividades presenciais no domingo (14/09). De segunda até o domingo seguinte (15 a 21/09) terá atividades não-presenciais online assíncronas via Internet.

Haverá um blog do curso (com acesso restrito por senha) onde colocarei o material em PowerPoint (com narração de áudio) que usarei na parte presencial do curso, e também onde alunos que tiverem estado presentes no curso postarão pequeninas sínteses de cada tópico abordado no domingo. Assim, aqueles que não puderem estar em Santos para a parte presencial poderão se matricular no curso (neste caso, pagando por ele) e receber a senha para acesso ao blog. E também teremos um grupo de discussão, fechado apenas para os alunos do curso, tanto os presenciais quanto os não presenciais, que prosseguirá discutindo ao longo da semana até o domingo seguinte alguns pontos de maior interesse dos alunos.

Ou seja, podem se matricular e fazer este curso tanto aqueles que estarão em Santos para o evento quanto aqueles que não poderão estar em Santos. E mais: até quem estiver em Santos poderá se matricular deste curso e em mais um outro que acontece no mesmo horário, pois pode assistir o outro curso e depois participar da parte não-presencial dele.

Wilson Azevedo foi diretor de Ética e Qualidade da ABED e atualmente é diretor da Aquifolium Educacional, empresa especializada em Educação Online. Cursou o mestrado em Ciências da Religião e o doutorado em Antropologia Social. É autor de "Muito Além do Jardim de Infância", "Como se Tornar um e-Aluno" e "Fundamentos da Educação Online". Currículo completo em http://www.aquifolium.com.br/wilson.azevedo/cvitae.html