MC 07 - Material Instrucional Digitalizado e Aprendizagem Significativa na Educação Científica

  Júlio Wilson Ribeiro
  Daniel Gadelha Martins

  Daniel Barros Freitas

  Ivoneide Pinheiro Lima

 


Sinopse

Mini-curso que aborda a utilização do computador como ferramenta de auxílio pedagógico em apoio ao desenvolvimento da aprendizagem significativa de conteúdos de ciências. Uma estratégia adotada constitui se trabalhar a formação de professores de ciências, para promover uma mudança de visão pedagógica, desenvolver habilidades visando o uso de ambientes virtuais de aprendizagem em sessões didáticas e facilitar a aprendizagem significativa.

A produção de material instrucional digitalizado constitui uma estratégia que cada vez mais contribui para enriquecer as características de interatividade, no processo de aprendizagem do aluno, em função dos avanços tecnológicos e metodológicos que são disponibilizados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, TIC: recursos de texto, imagem e animação podem ser combinados para a representação de situações de aprendizagem, onde o aluno pode trabalhar a construção de conhecimentos de forma mais dinâmica e motivadora.

Nos aspectos metodológicos, enfatiza-se a importância da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e mapas conceituais de Novak, para se poder planejar e estruturar conteúdos de ciências, de forma a permitir ao aluno personalizar caminhos interativos facilitadores do desenvolvimento do ciclo de aprendizagem, promovendo: ação-reflexão-maturação. Assim é apresentada uma fundamentação teórica, mostrando as principais características da aprendizagem significativa e são analisadas aplicações da mesma, abordando trabalhos publicados na literatura da educação científica.

Para contextualizar a proposta na realidade da sala de aula semi-presencial, serão apresentados os resultados  de uma pesquisa, caracterizada por uma intervenção pedagógica, atuando na formação semipresencial de professores de ciências do ensino médio, onde os materiais instrucionais foram disponibilizados no AVA TELEDUC e trabalhados telecolaborativamente pelos alunos, nas ferramentas pedagógicas do AVA. Serão apresentados resultados das ações-reflexões-maturações desenvolvidas pelos alunos, na forma de relatos dos mesmos, tabelas de enquetes, caracterizando alguns aspectos, como: aprendizagem significativa, dentre outros. Aponta-se que houve mudança de visão pedagógica nos aspectos do uso do computador como ferramenta de auxílio pedagógico e promoção da aprendizagem significativa.

Carga horária: 6h
 

Júlio Wilson Ribeiro (ABED-Fortaleza e UFC)
Doutor pelo ITA/92. Coordenador do Pólo ABED/Fortaleza. Professor de Programas de Pós- Graduação Stricto Senso/UFC: Educação Brasileira (M, D), Ciência da Computação (M, D); Ensino de Ciências e Matemática (M). Linhas de pesquisa: Uso das TIC no Ensino de Ciências; Formação de Professores; Uso Pedagógico do Computador em Práticas Laboratoriais Científicas; Produção de Material Instrucional Digitalizado.

Daniel Gadelha Martins (FACED-UFC)
Licenciado em Física pela Universidade Federal do Ceará UFC (2006). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira/FACED/UFC, no Eixo Temático Ensino de Ciências. Desenvolve Dissertação no tema Formação a Distância de Professor de Ciências do Ensino Médio. Professor de Física da rede pública estadual do Ceará, desde 2005.

Daniel Barros Freitas (EEMLCC)
Licenciado em Física pela Universidade Federal do Ceará UFC (2001). Especialista em Ensino de Física pela UFC (2007), com monografia intitulada Formação de Professor de Física do Ensino Médio: Motivando Aprendizagem Significava Via Uso de Laboratório de Experimentação e Ambiente Virtual de Aprendizagem. Professor de Física da rede pública estadual do Ceará, desde 1999.

Ivoneide Pinheiro Lima (UECE)
Mestre em Física (1996) e Doutora em Educação (2007) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Possui curso de aperfeiçoamento em Capacitação de Tutores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (2002). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE, lotada no Centro de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns - FECLIN