MC 06 - Revelações da Neurociência e seu Impacto na Compreensão do Aprendizado a Distância. A Avaliação Participativa como Processo em Cursos a Distância do tipo Active Learning e Work Based Learning


  André Genesini
  Luciano Gamez
 

" Eu ouço e esqueço
 Eu vejo e lembro
 Eu faço e compreendo."

Confúcio

 

A citação de Confúcio sintetiza uma das principais recomendações de um importante relatório sobre os últimos avanços da neurociência e suas relações com o aprendizado: aprendizado significativo vem da experiência. Esse detalhado relatório é publicado na forma de livro pela OECD com o título "Compreendendo o cérebro: o nascimento de uma ciência do aprendizado". O relatório apresenta as mais importantes descobertas da neurociência nos últimos 20 anos e quais as suas conseqüências para a concepção de como se estrutura o aprendizado humano.

Este mini-curso se insere no tema do XIV Congresso Internacional de Educação a Distância que é a medição do impacto da EaD. Em termos mais específicos, como comprovar que os alunos estão aprendendo e como garantir que este aprendizado tenha relevância prática quando utilizado em situações e ambientes reais de aplicação.

Este mini-curso é composto em duas partes. A primeira pretende abordar a questão da eficácia do aprendizado por meio da análise de recentes pesquisas sobre o cérebro, o sistema neurofisiológico humano e suas recomendações para o aprendizado. A importância destas pesquisas é que elas reafirmam os pressupostos e recomendações do sócio-interacionismo, em especial a concepção de Vygotsky.

Em termos metodológicos o relatório da OCDE também incentiva o uso de avaliação participativa no processo educativo, onde o aluno negocia parte dos critérios e execução da avaliação.

A segunda parte do curso apresenta os principais fundamentos e etapas envolvidos na elaboração e aplicação de avaliações participativas, que elevam o envolvimento do aluno no processo de ensino-aprendizagem e também aproximam o aprendizado da realidade e contexto do aluno, sendo especialmente utilizadas em cursos a distância do tipo Active Learning e Work based Learning, que têm como objetivo aproximar o resultado do aprendizado à prática necessária ao ambiente de trabalho.

 

Metodologia
Aulas expositivas dialogadas
Dinâmicas de grupo
Uso de recursos audiovisuais
Trabalho prático em grupo

Programa

Manhã - 3 horas
1.       Apresentação docente e da classe, entrega de materiais - 30 minutos.
2.       Apresentação do material sobre as evidências cientificas e suas recomendações para a aprendizagem -1 hora e meia
Metodologia - aprender por exemplos (pequenos estudos de caso).
3.      Dinâmica de grupo para sedimentar os conceitos apresentados sobre funcionamento do cérebro e as recomendações para o ensino-aprendizagem.

Tarde - 3 horas
1.      Conceitos importantes em avaliação participativa - 1 hora
2.      Estudos de caso de avaliação negociada com o aluno e avaliação participativa - 1 hora
3.      Dinâmica de grupo - Atividade em grupo que tem o objetivo de ensinar sobre os fundamentos da avaliação participativa para docentes.