MC 02- Dicas e Truques para compra inteligente de Projetos e-learning
 
Marcos Rezende Vieira

 

Contexto A partir de 2006 houve uma aceleração muito grande das Instituições de ensino, órgãos governamentais e empresas corporativas, no movimento para adoção do e-learning como forma de levar o conhecimento através de tecnologia de massa a um número cada vez maior de pessoas, sem perda da qualidade.

 

Acontece que projetos e-learning necessitam que determinadas premissas sejam cumpridas para que os resultados sejam alcançados da maneira esperada.

 

Somado a isso empresas fornecedoras, de olho neste mercado em ebulição, se movimentam para oferta de produtos e serviços para ensino a distância na expectativa de aumentar faturamento e melhor posicionamento neste novo segmento.

 

Este movimento faz com que apareçam empresas sérias e competentes para prover produtos e serviços e-learning como também empresas aventureiras que não possuem perfil adequado e nem know how para trabalhar na oferta desta importante tecnologia que impacta a geração e distribuição de conhecimento para milhares e milhões de pessoas.

 

Do outro lado, surgem determinados perfis de profissionais que passam a opinar e determinar compra de produtos e serviços e-learning. Esses profissionais muitas vezes não têm a experiência e a visão de mercado necessária para fazer escolhas corretas de produtos, serviços e até de fornecedores.

 

Objetivo do Mini-Curso

Neste contexto, este mini-curso visa fornecer informações estratégicas para gestores e compradores de projetos, produtos e/ou serviços e-learning, com o objetivo de fazer com que suas ações de adoção desta tecnologia tenha a maior aderência possível aos resultados esperados com o melhor custo x benefício.

 

Conteúdo do Mini-Curso

  • Contexto Nacional e Internacional do e-learning;

  • Casos de Sucesso na adoção do e-learning como forma de entrega do conhecimento e geração de diferenciais competitivos;

  • Nomenclaturas do e-learning (lms, scorm, objetos de aprendizagem, repositório, soi, etc);

  • Os pilares do e-learning;

  • Tecnologias existentes para interação síncrona e assíncrona;

  • Ambiente virtual de aprendizagem: o que é e como funciona;

  • Cursos de catálogo que existem no mercado;

  • Fábrica de conteúdos e-learning: o que é e como funciona;

  • Célula de conteúdo e-learning: o que é e como se aplica;

  • Célula multimidia: a estratégia para geração rápida de conteúdo;

  • Professores como geradores de conteúdo e-learning: dicas de sucesso;

  • Equipe de tutoria: requisitos de formação, modo de atuação, resultados esperados;

  • Uso do e-learning hospedado “em casa” x hospedado no fornecedor;

  • Interpretando e gerando Relatórios e Estatísticas do uso do e-learning;

  • Tecnologia: servidores de aplicação, servidor de banco de dados, servidor de vídeo, micro do alunos, softwares que o aluno de cursos e-learning deve ter;

  • Valores referenciais para compra de tecnologia, produtos e serviços e-learning;

  • Modelo comercial inteligente para adoção;

  • Dicas para licitação de projetos e-learning;

  • Fornecedores e Players de mercado;

  • Dicas para avaliar qualidade dos fornecedores;

  • A questão da propriedade intelectual dos conteúdos e-learning;

  • O colaborador deve ou não fazer cursos pela internet fora do horário de trabalho?;

  • Dicas e modelos de contratos e-learning;

  • Tendências na aplicação do e-learning;

 

Carga Horária: 6 horas

 

Público Alvo:

Gestores e-learning, compradores de produtos e serviços e-learning, responsáveis por projetos e-learning, coordenadores de projetos e-learning, gerentes de EAD, profissionais que estão utilizando ou utilizarão o e-learning como forma de capacitação a distância;

 

Marcos Rezende Vieira Cientista da Computação, Vice-Presidente de e-learning da SUCESU- MG, Diretor Executivo da webAula S/A, Diretor da ABED, Idealizou e coordenou o I, II e III Encontro SUCESU de Convergência Educacional, Coordenador do Grupo Nacional de Fornecedores de Produtos e Serviços para Educação a Distância, Atua em diversos projetos de Inclusão Digital levando conhecimento a mais de 300.000 alunos das classes “C” e “D”. Contato:  marcos@webaula.com.br