MC 01- Estratégias de Marketing na Educação a Distância
  João Vianney

Objetivo: Realizar com os participantes um mergulho em profundidade na identificação dos principais players da educação a distância no Brasil, classificando-os por categoria de produto ofertado, por público-alvo, por preço praticado; por estratégia de comercialização e por abrangência para decodificar as diferentes estratégias de comunicação e marketing utilizadas. E, ao final, realizar exercícios com os participantes para produzir sugestões de estratégias de marketing para EaD em oficina de criatividade.

Programa:
1. Os diferentes produtos da Educação a Distância no Brasil
- Educação aberta profissionalizante
- Educação corporativa não certificada
- Programas preparatórios para exames profissionais
- Programas preparatórios para concursos públicos
- Cursos supletivos
- Cursos de graduação
- Cursos de pós-graduação

2. A segmentação do mercado nos diferentes produtos
- Os principais players em cada categoria de produto
- O posicionamento de mercado por abordagem metodológica e arranjo tecnológico

3. As formas de comercialização da educação a distância no Brasil
- Cursos livres e gratuitos oferecidos pela iniciativa privada
- Cursos gratuitos na educação regular (instituições públicas)
- O sistema de franquias na educação a distância
- O sistema de venda em modelo vertical (uni-institucional)

4. As estratégias de marketing dos principais segmentos
- O marketing de massa 4P no segmento de comodites na educação a distância
- A comunicação no segmento de cursos regulares e gratuitos
- O marketing por segmentação na categoria de produtos diferenciados
- Hipercompetitividade: como estabelecer marca e posição em ambiente de superoferta?

5. As estratégias one-to-one: o uso dos recursos da comunicação digital
- Estratégias de atração de candidatos
- Mecanismos de confirmação de matrículas
- Estratégias de manutenção de alunos
- Estratégias de fidelização de ex-alunos
- O conceito de alumni aplicado ao Brasil.

6. Atividades de grupo
- Exercícios para análise e decodificação de estratégias em campanhas reais
- Exercícios de proposição de campanhas a partir de produtos reais e players reais

João Vianney é diretor do campus UnisulVirtual, unidade de educação a distância da Universidade do Sul de Santa Catarina – www.unisulvirtual.com.br – Vianney é psicólogo e jornalista. Cursou pós-graduação em Psicologia da Comunicação, mestrado em Sociologia Política, e doutorado em Ciências Humanas. Contato: vianney@unisul.br