CO-REALIZAÇÃO

O desejo era de Paz. O mundo estava destroçado pela violência da Segunda Guerra Mundial. O Brasil, apesar de sua pequena e heróica participação, encontrava-se totalmente devastado pela ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas (1937 - 1945). A eleição de Eurico Gaspar Dutra acenava com democracia e liberdade. Havia esperança de prosperidade e de harmonia. Nesse cenário, em 25 de junho de 1946, foi editado o Decreto-lei 9.403 que atribuía à Confederação Nacional da Indústria (CNI) a criação do Serviço Social da Indústria, o SESI. Era o resultado da convicção de diversos empresários, entre eles Roberto Simonsem, de São Paulo e Euvaldo Lodi, do Rio de Janeiro, de que o crescimento do País exigia tranqüilidade social, solidariedade entre empregados e patrões. A paz, enfim, sob o signo da generosidade cristã. O SESI nasceu, portanto, com o caráter da conciliação. Essa era a bandeira nacional da época e, assim, o SESI já tinha como destino traçado um bem-sucedido caminho pela frente. Foi uma das primeiras instituições privadas de prestação de serviços assistenciais construída com recursos e com a direção do empresariado.
http://www.sesipr.org.br/

O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, criado pelo Decreto-Lei nº 4048, de 22 de janeiro de 1942, é uma entidade de direito privado organizada pelo empresariado industrial, através da CNI - Confederação Nacional da Indústria e pelas federações de indústrias nos estados. Com atuação em todo o território nacional, visa atender às necessidades de qualificação de profissionais para os setores industriais e atividades assemelhadas, incluindo serviços industriais de utilidade pública, serviços de reparação, conservação e manutenção, comunicação e pesca. O SENAI foi instalado no Paraná, em 12 de março de 1943, Entidade do Sistema FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e desde sua criação vem contribuindo com o crescimento das indústrias e da comunidade paranaense. Alinhado às políticas de desenvolvimento do estado, o SENAI do Paraná vem desenvolvendo projetos de vertente tecnológica, gestão de recursos humanos, reconfiguração dos espaços físicos, gestão da qualidade, redefinição da filosofia da educação profissional, sempre com o intuito de promover investimentos sólidos e assegurar o atendimento das demandas do setor produtivo industrial. http://www.pr.senai.br/

  PATROCÍNIO OURO

Oferecer o que há de mais avançado em tecnologia de ensino faz do Grupo Educacional UNINTER um exemplo em sua área de atuação em todo o Brasil. Este mérito é reforçado pelos excelentes conceitos obtidos junto ao MEC, que comprovam a qualidade e seriedade desta instituição.  

O Grupo Educacional UNINTER é formado por oito empresas na área educacional: Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba), a Fatec Internacional (Faculdade de Tecnologia Internacional), o IBPEX (Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão), o EDSAT (Rede Brasileira de Educação Via Satélite), CBED (Centro Brasileiro de Educação a Distância), a Uninter Idiomas, a EDITORA IBPEX e a Uninter Agência de Turismo.

A procura pelos cursos superiores ofertados, de pós-graduação e extensão, presenciais ou à distância no Grupo Educacional UNINTER têm aumentado a cada ano, geralmente são pessoas indicadas pelos milhares de alunos do grupo. A razão disto é a política da instituição, que visa sempre oferecer à comunidade ensino a custos justos e os melhores recursos em tecnologia de ensino.http://www.grupouninter.com.br/

  PATROCÍNIO / PARCERIA
A Universidade Norte do Paraná - UNOPAR é uma instituição de ensino que, por mais de três décadas de trabalho na educação, caracteriza-se como centro de reflexão, estudos, debates, pesquisas e análise da realidade, questionando o tipo de profissional e de sociedade que deseja formar. Dotada de uma crescente infra-estrutura, a Universidade Norte do Paraná oferece aos seus acadêmicos uma moderna proposta de Ensino, Pesquisa e Extensão. Fruto de uma política acadêmica consciente do mundo atual e das novas necessidades do mercado de trabalho.
A UNOPAR é uma das maiores Instituições de Ensino do Sul do País. Fundada há 35 anos em Londrina, no Estado do Paraná, hoje, conta com uma infra-estrutura ímpar, com três Campi, ensino Presencial Conectado e vários Laboratórios Experimentais em Londrina, Arapongas, Tamarana e Bandeirantes.

http://www2.unopar.br/index.htm
O Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação a Distância – SEED atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras. A Secretaria de Educação a Distância – SEED representa a clara intenção do atual governo de investir na educação a distância e nas novas tecnologias como uma das estratégias para democratizar e elevar o padrão de qualidade da educação brasileira. A Secretaria desenvolve vários programas e projetos. http://portal.mec.gov.br/seed/
O Estado da Bahia ocupa uma área de 564.692,67 km², dos quais cerca de 68,7% fazem parte da região do Semi-árido. O Estado ocupa a posição de quinto lugar em termos de extensão territorial e 36,3% da área do Nordeste do País. Segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a população do Estado totalizava 13,95 milhões de habitantes em 2006, mantendo a Bahia na condição de Estado mais populoso do Nordeste e o quarto do País, abrigando 27,1% da população nordestina e 7,5% da brasileira. No campo econômico, a Bahia apresentou, em 2006, um crescimento do Produto Interno Bruto – PIB de 3%, pouco acima da média nacional, estimada em 2,7% para o mesmo período. O pico na última gestão aconteceu em 2004 (9,6%) por conta do salto propiciado pela conjunção de diversos fatores, como o refino de petróleo, impacto da produção do setor automotivo, da celulose e de outros investimentos de porte. O crescimento médio anual, ao longo dos últimos quatro anos, foi de 4,9%. Vale ressaltar que o efeito indutor das grandes plantas industriais, aqui instaladas, já atingiu praticamente o seu ápice, sendo, portanto, necessários novos e diversificados investimentos para sustentar e reorientar o padrão de crescimento da economia baiana, possibilitando uma distribuição mais eqüitativa da riqueza e da renda. Este será o desafio deste Governo.
http://www.ba.gov.br/
A Educação a Distância, em especial o e-learning, vem experimentando um grande crescimento nos últimos anos, em face do avanço e das possibilidades de uso das novas tecnologias de comunicação e informação. No entanto, essa explosão acontece com certo prejuízo da qualidade educativa dos projetos, por falta de planejamento metódico de desenvolvimento de cursos.
A partir dessa constatação e com o objetivo de garantir a qualidade dos cursos oferecidos pelo Senac São Paulo, a área de e-Learning do Senac São Paulo motivada pelo desafio de desenvolver programas capazes de contribuírem para a formação e reciclagem profissional, e com base nos estudos de Michael G. Moor, desenvolveu uma metodologia de desenvolvimento de cursos a distância em que o planejamento é visto como um sistema composto por uma série de processos se inter - relacionam - aprendizagem, ensino, comunicação, design e gerenciamento, com condições de serem tratados isoladamente, mas interagindo entre si, de modo que quando interligado formam o sistema total.
O uso da metodologia de desenvolvimento de cursos criada e implantada conta, essencialmente, com o trabalho dialógico e multidisciplinar entre as equipes e vem garantindo o desenvolvimento de cursos customizados com garantia. http://www.ead.sp.senac.br/portal/

O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná, foi criado em julho de 1947 e, até o momento, já formou mais de 3,5 milhões de profissionais. A Instituição oferece cursos, palestras e outras atividades nas áreas de Artes, Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Gestão, Moda e Beleza, Idiomas, Informática, Tecnologia Educacional, Meio Ambiente, Lazer e Desenvolvimento Social, Saúde e Turismo e Hotelaria. Também oferece cursos a distancia, inclusive Pós-Graduação, focando Gestão Educacional, Educação Ambiental e Educação a Distância. Além disso, o Senac oferece atendimentos personalizados para empresas do setor, por meio da modalidade In Company. Com o objetivo de levar educação profissional de qualidade para todo o Estado, o Senac está presente em 16 cidades, porém, a sua abrangência vai muito além disto, chegando a atingir cerca de 250 municípios dos 399 existentes no Estado.
http://www.pr.senac.br/

Desenvolvido como um programa de ensino a distância, via internet, o FGV Online é resultado da união de esforços da EBAPE e da EPGE. Atende a alunos graduados, pós-graduados, MBA, executivos e empreendedores, e também às universidades corporativas que desenvolvem projetos de ensino à distância. O FGV Online oferece cursos de extensão complementares ao Programa FGV Management e treinamentos corporativos de alto nível, com as seguintes vantagens:
● grande flexibilidade quanto a horário e local de estudo;
● excelente para quem tem problemas de tempo e distância;
● autonomia e ritmo próprio de aprendizado;
● conteúdos focados na realidade brasileira;
● redução de custos e ganho de eficiência, especialmente no ensino corporativo

http://www2.fgv.br/fgvonline/

O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, trabalha desde 1972 pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. São centenas de projetos gerenciados pelas Unidades de Negócios e de Gestão do Sebrae.
Hoje, o Sebrae atua no Brasil inteiro, com unidades nos 26 estados e no Distrito Federal, que formam um sistema de ampla capilaridade, com aproximadamente 600 pontos de atendimento, do extremo Norte ao extremo Sul do País.

http://www.sebrae.com.br/br/home/index.asp

A Unindus - Universidade da Indústria - é uma iniciativa do sistema FIEP, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, para o desenvolvimento de ações de educação continuada voltadas à comunidade industrial e aos colaboradores do próprio sistema. Apoiada em uma extensa e articulada rede de parceiros nacionais e internacionais, a Unindus atua na identificação, mapeamento e desenvolvimento de competências estratégicas essenciais à Indústria do Paraná. Um processo em que os temas centrais são a liderança, a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável e no qual o elemento articulador são as necessidades específicas das empresas e cadeias produtivas do estado. Utilizando-se de ferramentas e ambientes inovadores de aprendizagem, a Unindus oferece programas de formação e atualização gerencial, serviços de consultoria e mapeamento e desenvolvimento de competências para empresas e setores produtivos. http://www.unindus.org.br/

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica mantida pelo empresariado nacional. O maior objetivo do CIEE, nestes 42 anos de existência é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior uma oportunidade de estágio que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.
http://www.ciee.org.br/portal/index.asp

A responsabilidade social no Brasil caminha lado a lado com a história do SESI. Fundado durante a Era Vargas, o Serviço Social da Indústria nasceu juntamente com importantes conquistas para a qualidade de vida do trabalhador, encabeçadas pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. O SESI não é apenas pioneiro, mas um agente de transformação. Durante esses 60 anos, dedicou-se a atender a comunidade com o máximo de atenção, zelando pelo bem-estar dos trabalhadores. Tudo partiu de uma visão simples: as pessoas são a força motriz e razão para as indústrias existirem; o resto é maquinária. Garantir o exercício da cidadania aos industriários e suas famílias é o desafio do SESI. Para isso, além da estrutura física com centros de atividades, colônias de férias e clubes do trabalhador, a entidade oferece programas como o Esporte Cidadania e o Cozinha Brasil . Para complementar o serviço prestado à comunidade, o SESI se propõe a estimular a gestão socialmente responsável nas indústrias, contribuindo para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do Brasil. Um exemplo dessa linha de atuação é o PSQT – Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho .
http://www.sesi.org.br/

A ISAT é uma empresa de soluções digitais, focada no mercado corporativo, que busca de forma permanente criar facilidades às pessoas e às suas organizações.

Valores sólidos e bem estruturados garantem a qualidade de nossos serviços. Agilidade, soluções integradas com a internet, foco no cliente do cliente e atendimento personalizado geram confiança, elemento fundamental na construção de parcerias duradouras que atingem os melhores resultados.

Além de infra-estrutura física, digital e tecnológica para a realização, transmissão e gravação de conteúdos, usamos a tecnologia de forma inteligente e criamos soluções inovadoras, funcionais e totalmente adaptáveis para atender as necessidades específicas de cada cliente.

Em constante processo de atualização, a ISAT está atenta a tudo que acontece no mercado, para responder rapidamente ao surgimento de novas oportunidades.

Hoje, na busca do bem estar coletivo e da difusão do conhecimento, atuamos em três áreas: aprendizagem, comunicação e internet.
http://www.isat.com.br/

O Blackboard é o ambiente de ensino e aprendizado considerado líder em plataforma de e-learning por sua facilidade de uso, larga adoção em instituições de ensino, flexibilidade pedagógica, amplitude de funções e características intuitivas, para aprendizado à distância e para apoio ao ensino presencial.
O Blackboard Learning System fornece as respostas para muitos desafios que instituições acadêmicas e de ensino estão enfrentando atualmente.
Para saber mais informações acesse http://www.blackboard.com

Com sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo, a QuickMind conta com a experiência de profissionais que atuam em projetos de educação corporativa desde 1997. O conhecimento acumulado ao longo de todo esse tempo permitiu que a QuickMind rapidamente se posicionasse como uma das principais provedoras de soluções para desenvolvimento do capital humano do mercado nacional, reconhecida por sua capacidade de combinar inovação e ação com grande rapidez e qualidade superior. Fundamentada nos pilares tecnologia - conteúdo - serviços, a QuickMind atua desde o planejamento até a operação de processos de educação corporativa, utilizando tecnologia própria e de parceiros, além do desenvolvimento de ações educacionais em mídia web e impressa, isoladamente ou combinadas com sala de aula. www.quickmind.com.br

A Pearson Education é o maior grupo editorial do mundo, com produtos voltados para as áreas educacional e profissional. Presente em mais de 50 países, tem como princípio oferecer conteúdo de qualidade para alunos, professores, instituições educacionais e profissionais, e por esse motivo seus selos são reconhecidos ao redor do mundo. Suas marcas mais conhecidas são Longman, Prentice Hall, Addison Wesley e Penguin Readers. Também fazem parte do Grupo Pearson a editora Penguin, a Dorling Kindersley, o Financial Times e o The Economist. No Brasil, a Pearson Education está estabelecida desde 1996. Preocupada em se inserir no cenário educacional do país, a partir de 1999 começou a construir seu catálogo em língua portuguesa e a desenvolver séries didáticas totalmente adequadas aos currículos brasileiros. Sua presença no mercado de livros universitários e profissionais se solidificou em setembro de 2000, com a aquisição da Makron Books. Essa trajetória da Pearson Education no Brasil é marcada por uma característica que a tornou líder de mercado nos segmentos em que atua ao redor do mundo: a preocupação com a qualidade. Por essa razão é que dizemos: Pearson Education: ajudando a ensinar, ajudando a aprender.
http://www.pearson.com.br/index.asp
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é uma das maiores universidades privadas do estado do Paraná.Sediada em Curitiba, a PUCPR tem cursos distribuídos em cinco câmpus, nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Toledo, Londrina e Maringá. A universidade, antes de ser Católica ou Marista, é uma organização humana. E, como tal, é basicamente um conjunto de pessoas com objetivos comuns. Assim, a Instituição deixa de ser uma mera abstração. Na prática, ela é um projeto comum, uma empreitada coletiva de um grupo de pessoas. O sonho de toda universidade tem que ser o de tornar-se uma instituição de reconhecida qualidade, um centro de excelência. Por isso, a busca da excelência é o objetivo continuamente perseguido pelas instituições e pelas pessoas sérias, responsáveis e perfeccionistas. Uma universidade de qualidade é aquela que consegue atingir, realizar os seus objetivos. Tanto mais qualidade ela terá quanto mais plenamente atingir o que pretende, quanto melhor cumprir a sua missão. A administração é a coordenação dos esforços coletivos das pessoas e dos recursos institucionais disponíveis para o alcance dos objetivos. Numa instituição, nada acontece espontaneamente, por passe de mágica, por sorte ou por acaso. Tudo é fruto do esforço, de muito esforço. Reitor Clemente Ivo Juliatto
http://www.pucpr.br/index.php

Somos uma rede de Instituições Católicas de Ensino Superior, localizadas em diversos pontos do território brasileiro, que passa a formar uma Comunidade Virtual de Aprendizagem dentro do espírito humanista e ético. Comprometida com a diversidade e o pluralismo de idéias, visa a formação integral do ser humano e o desenvolvimento do pensamento crítico, do espírito de solidariedade, da cooperação e da autonomia por meio da construção do conhecimento. Visa, também, desenvolver processos e produtos educacionais que tenham como foco a interação entre os agentes da aprendizagem na busca permanente de inovação educacional.
http://www.ricesu.com.br/index.php#principal.php

Tecnologia a serviço da educação
Há dez anos, a Jobast Comunicação Integrada viabiliza projetos e desenvolve soluções para aproximar pessoas e democratizar o conhecimento. Pioneira em pesquisa e implantação de tecnologia de ensino à distância no Amazonas, a Jobast se especializou em transformar aulas tradicionais em programas de rádio e televisão. Uma equipe com 60 profissionais e um sistema operacional formado pelo que existe de mais moderno em equipamentos é utilizado para tornar o conteúdo preparado pelos professores o mais atrativo possível. Ilustrações, filmes, animações em computação gráfica, 2D e 3D valorizam ainda mais as aulas facilitando a compreensão do conteúdo formatado por uma equipe de especialistas em educação que discutem os temas abordados, roteirizam e acompanham a produção e edição das aulas. Graças a projetos como o Proformar e o Aprovar, criados pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, a Jobast já possibilitou a mais dez mil estudantes o acesso a cursos universitários. O Proformar foi desenvolvido para garantir formação universitária a professores da rede estadual de ensino. O projeto superou as expectativas e os resultados foram tão positivos que o Proformar foi premiado pela Unesco e transformou-se em referência para várias cidades brasileiras.
O Aprovar, também desenvolvido pela Jobast, em quatro anos permitiu o acesso à universidade para dois mil alunos que acompanharam o curso pré-vestibular com aulas transmitidas em canal aberto para rádios e tevês de todos os municípios amazonenses. Cada curso tem a duração de oito meses com quatro módulos.
jobast@vivax.com.br

Relacionamento, qualidade e expertise em negócios estratégicos. São esses os princípios que a SERSEL, presente no mercado desde 1996, tem como ferramentas de trabalho. Os serviços que a empresa entrega a seus clientes são embasados em soluções precisas, realizadas com agilidade e qualidade de atendimento. Isso quer dizer que a SERSEL oferece resultados construídos com parceiros, antecipando-se às tendências para o mundo corporativo, governamental e não-governamental, ampliando a visão de negócios e vislumbrando novas oportunidades para a criação de soluções vencedoras. Em essência, o caminho passa pela expansão dos limites do mercado através do uso coerente na aplicação de tecnologias e processos de comunicação e educação, tomando como ponto de partida os produtos e serviços do cliente, seus recursos e metas, que conjuntamente priorizam os temas mais importantes – sejam conjunturais ou estruturais - de curto, médio ou longo prazos. Essas necessidades, assim como a busca conjunta da solução que é estudada pela SERSEL, ajudam a diferenciar clientes que estão dispostos a adotar uma visão competitiva a fim de encontrar maior eficiência nas transações, redução da complexidade de comunicação, modernização de processos já estabelecidos ou ainda a melhorias na informações.
http://www.sersel.com.br/default.asp

APOIO INSTITUCIONAL