MC10 - Work-based Learning: Uma proposta de inovação no e-learning?

Carmem Maia


Ementa:
Não é mais possível separar o momento do trabalho do momento de aprender.  Trabalho e aprendizagem estão diretamente ligados e, enquanto educadores, temos de aproveitar essa realidade para utilizar o ambiente de trabalho e as atividades desenvolvidas no trabalho para otimizar a aprendizagem e a formação acadêmica de alunos-trabalhadores.

No Brasil, mais de 70% dos adultos trabalhadores não possuem formação acadêmica, mas possuem ampla experiência profissional em diversas áreas. A proposta da educação pelo trabalho é  oferecer uma nova alternativa de aprendizagem para adultos trabalhadores, aproveitando a própria experiência desenvolvida no trabalho como conteúdo de aprendizagem.
 

Programa: 6h

O que é Work-Based Learning - Educação pelo Trabalho

Experiências de sucesso

Princípio da HEutagogia, Inteligência Coletiva, Comunidades de PRatica - um suporte pedagógico para o work-based learning;

Diferenças entre e-learning e educação pelo trabalho;

Desafios para professores , alunos, instituições de ensino e empresas;

Como fazer-implantar no Brasil.
 

Objetivo: Trazer ao participante um panorama geral das diversas possibilidades do work-based learning, uma alternativa para a aprendizagem de jovens e adultos implementada e utilizada há mais de 20 anos no Reino Unido. Com a metodologia do work-based learning, o trabalho realizado na empresa torna-se a base para o desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno-funcionário. Durante o mini-curso será discutido como esse formato pode ou não revolucionar o atual estágio de e-learning no ensino superior e nas universidades corporativas.

 

Público: Gestores e coordenadores de universidades corporativas, ávidos por novas metodologias de ensino; educadores e entusiastas da educação que sejam inovadores, criativos, open-minded e ousados, cansados do mesmo formato dos ambientes virtuais de aprendizagem e dos currículos engessados dos cursos superiores; pessoas despertas para seu processo de aprendizagem; e público em geral interessado no que acontece de novo no mundo, na vida, no trabalho e na sociedade.

 

Carmem Maia é jornalista de formação, Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi diretora de ensino interativo da Universidade Anhembi Morumbi de 1990 a 2004, quando foi fazer pós-doutorado no Institute of Education da Universidade de Londres. BAseada em Londres como pesquisadora do London Knowledge LAb, voltou sua área de atuação para alternativas e oportunidades de aprendizagem no ensino superior. Pesquisando durante dois anos Work Based LEarning e suas aplicações no REino Unido. Atualmente pesquisa criatividade no ensino superior.