Introdução
Fascinante. Este poderia ser um dos adjetivos utilizados para denominar o rádio. O rádio atinge um público numeroso, anônimo e heterogêneo que o caracteriza como um veículo de comunicação de massa. O rádio “fala” a mensagem e o receptor ouve. Isso faz com o ouvinte não precise ser alfabetizado. O radio é emocional, pois cria um “diálogo” com o locutor e desperta a imaginação das pessoas, pelas palavras e pela sonoplastia. A voz do locutor, a música e os efeitos sonoros podem estimular a emoção do ouvinte. Comunicadores e pesquisadores definem o rádio como um veículo criativo por ser propício ao experimento e a inovação. A Web rádio supera as limitações tradicionais do rádio que é a comunicação por transmissão, unidirecional e sem interação. Como a Internet permite a colaboração, a rádio pela Web permite um grande nível de interação e uso combinado de outras tecnologias como flash, fórum, chat, ambientes lúdicos como o jogo Second Life e sites feitos com a colaboração em mente. O Web-rádio é um instrumento simples que é usado pelos alunos para produzirem programas, com base em suas pesquisas, que leva o conhecimento para além dos muros da escola ou do ambiente de e-learning. Como metodologia o web-rádio estimula a criatividade, o trabalho em grupo e a efetiva relação entre teoria e prática. As pautas na web-rádio são construídas de forma coletiva e neste exercício a construção dialógica é uma relação fundamental do processo. Como o programa vai ser ouvido por um publico variado o conteúdo produzido deve ter relevância para a realidade do ouvinte e deve ser apresentado de modo atraente.
Estudo de Caso O IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana (www.ipla.org.br) tem em seu site público uma rádio mantida pelos próprios alunos. Na rádio são debatidos os problemas do país mais tratados pela mídia, sob um enfoque psicanalítico. Os programas de rádio fazem parte do planejamento curricular do instituto e tem relação com outros textos, vídeos, aulas, debates e atividades interativas on-line. A rádio funciona também como instrumento de ligação e interação com a comunidade interessada em psicanálise.
Objetivos Ao final desse workshop os participantes serão capazes de:
Conteúdo do Mini-Curso
Mônica Mandaji Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1990) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora da Universidade Paulista -Unip. Possui Especialização em Mídias Interativas aplicadas a Educação pela PUC SP e atualmente cursa doutorado em Educação no núcleo de Educação e Currículo, sob a orientação da Professora Doutora Maria Elisabeth B. B Almeida. O tema de Estudo é: A Internet na Prática educativa e social. Durante a sua vida profissional atuou na área de Gestão Pública, onde foi Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo na Cidade de São Vicente. Atuou também como jornalista profissional junto a Sindicatos, empresas e Instituições com destaque para O Investnews (Gazeta Mercantil 2001/2003). Como professora atuou no Instituto Europanamericano de Ensino e Educação - Europan, onde foi coordenado do curso de Publicidade e Propaganda e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP.
Adriana Carvalho dos Santos Coordenadora do CEAD (Centro de Educação a Distância) do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. Professora de informática no Ensino Fundamental, Graduação e Terceira idade. Mestranda em Educação:Currículo pela PUC/SP, especialista em Informática na Educação.
André Gomes Genesini Engenheiro de Sistemas Microsoft. Há mais de 10 anos consultor na área tecnológica, tendo prestado serviços para empresas como Fujitsu, General Motors e Hospital Pan-Americano. Professor de Gestão da Produção e Estratégia no Senac, no Centro Universitário de Maringá e na Uniasselvi de Blumenau. Bacharel em administração de empresas pela FGV-SP e Mestrando em Educação-Currículo pela PUC-SP. Desenvolvedor de conteúdos multimídia para educação a distância. Professor de confeitaria na USC de Bauru.
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