MC03 - Gestão da EaD: A Formação de Autores e Tutores no Modelo Pedagógico

Rita Borges e Heloisa Argento

 

Ementa: A formação do professor autor- Limites e Possibilidades; A interatividade e a garantia da interdisciplinaridade na geração dos materiais instrucionais; A formação do tutor- A teoria e prática do processo; O professor autor e tutor no modelo pedagógico.
Objetivos: Discutir os limites e possibilidades na formação de professores autores em programas de EaD; - Relacionar a proposta do material instrucional com a formação do professor autor;
- Contextualizar a formação dos tutores no programa desenvolvido;
- Relacionar o professor autor e o tutor no modelo pedagógico de EaD;
- Discutir as vantagens e desvantagens do professor autor atuar como tutor.

Prospecto:
Possui a seguinte ementa:
1 – Discutir as possibilidades na formação de professores autores em programas de EaD. (1h): Perfil do professor autor - Como se iniciam o processo de produção pelo professor autor e sua integração no projeto pedagógico do curso; A capacitação no modelo desenvolvido junto à equipe de professores. A troca intensa e constante entre os diferentes membros da equipe de EaD; Possibilidades e limites do autor interagir com outros autores para expor o conteúdo de sua disciplina; A integração entre as disciplinas; Os nexos entre os diferentes conteúdos.
2- A interatividade e a garantia da interdisciplinaridade na geração dos materiais instrucionais (2h): O lugar estratégico que o material instrucional assume em programas de EaD- Funções pedagógicas na elaboração de materiais instrucionais- A linguagem: hipertextual, interativa, o processo comunicacional e sua aplicação no modelo pedagógico.
3- A formação do tutor- A teoria e prática do processo (2) Habilidades e Competências pretendidas; As competências de tutoria essenciais ao EaD na prática; O papel da tutoria no desenho pedagógico do curso; A gestão do tutor e sua interação na(s) tecnologia(s) utilizadas no programa de EaD; Funções do tutor e o atendimento ao aluno na construção do conhecimento.
4- O professor autor e tutor no modelo pedagógico(1) Sujeitos na construção do conhecimento coletivo e colaborativo; A linguagem dialógica no modelo/desenho pedagógico do curso; A avaliação como prática pedagógica de autores e tutores; A formação continuada no modelo pedagógico.
 
Rita de Cássia Borges – Pedagoga, Especialista em Gestão da EaD- UFJF e Planejamento Educacional - UCB, Mestre em Sociologia pela UFRJ e Doutorado em Engenharia de Produção – COPPE-UFRJ. Atua há mais de 20 anos em educação, como: pesquisadora,  consultora em Sistemas de Educação Básica,  Educação Superior e Educação Corporativa e Docente  em Universidades. Na Universidade Castelo Branco foi Coordenadora Pedagógica da EaD e recentemente atuou como Coordenadora Geral de Educação a Distância do Centro Universitário Augusto Motta -responsável pela implantação e direção do Programa de EaD da instituição. É Avaliadora Institucional e de Cursos de Graduação do INEP/MEC . Atualmente participa na qualidade de Gestora de Produtos da St@ff.Edu Assessoria e Consultoria Educacional, empresa que tem como objetivo assessorar às Instituições de ensino, empresas em geral e Universidades Corporativas no planejamento e gestão de Projetos de Educação. Atua também na Fundação Pró-Cefet  como Consultora na Implantação do programa de EaD.