PRÊMIOS
 

 

PRÊMIO DE EXCELENCIA ABED EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
6ª EDIÇÃO – 2005

Regulamento

Capítulo I - Dos Objetivos

Art. 1 - O Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED 2005 tem por finalidade incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras e de pesquisa em educação a distância no Brasil, por meio de:

    1. Valorização de trabalhos de pesquisa e experiências de qualidade em educação a distância, em âmbito nacional;
    2. Identificação de práticas bem sucedidas e de qualidade que possam servir de referência para outros profissionais ou instituições interessadas em educação a distância;
    3. Difusão de experiências pedagógicas e de pesquisa relevantes, praticadas individualmente ou em equipe, que visem a valorização da educação a distância no país.

Art. 2 - O Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED 2005 é promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, sob a coordenação de sua diretoria, que é responsável pelas providências administrativas necessárias à sua execução.

Art. 3 - A seleção dos vencedores será realizada mediante análise do trabalho enviado, que deverá ser acompanhado de material comprobatório, conforme os critérios de avaliação estipulados para cada uma das categorias.


Capítulo II - Dos Participantes

Art. 4 - Podem concorrer ao Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED 2005 escolas, faculdades, universidades, instituições empresariais e governamentais que desenvolvam projetos de EAD, dentro das seguintes especificações:

    1. Ao se inscrever para o Prêmio, o candidato deverá indicar inicialmente se é uma inscrição individual ou institucional;
    2. Se o trabalho inscrito for institucional, deverá ser apresentado por um representante da Instituição que se identificará com cargo/função. Se apresentado por indivíduo, deve ser preenchido no Relatório Padrão de inscrição no Prêmio, o documento de anuência institucional assinado por representante da empresa;
    3. Cada candidato pode concorrer com 1 (um) só trabalho;
    4. Mesmo havendo mais de um autor, o Prêmio será outorgado somente uma vez;
    5. Trabalhos já premiados em concursos anteriores do Prêmio de Excelência não poderão concorrer novamente.


Capítulo III - Da Inscrição e Recebimento dos Trabalhos

Art. 5 - O prazo final para inscrição no Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED 2005 é 17 de agosto de 2005.

Art. 6 - Os trabalhos e a documentação comprobatória podem ser encaminhados

1. Pela Internet (e-mail):

a. colocar como assunto Prêmio de Excelência em EAD-2005 e indicar, no e-mail, a categoria a qual o trabalho se encaixa e seu título;
b. indicar o nome completo do(s) autor(es), endereço, telefone e e-mail, número do RG e do CPF;
c. síntese do trabalho apresentado;
d. se for o caso, informações completas sobre a instituição a qual o(s) autor(es) estiver(em) vinculado(s);
e. a resposta da ABED, via e-mail, acusando o recebimento do projeto configura-se como comprovante de aceitação do trabalho.

2. Por correio:

a. em envelope lacrado, com a indicação Prêmio de Excelência em EAD-2005 assim como a categoria na qual o trabalho se encaixa e seu título;
b. a folha de rosto deve conter o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), assim como endereço, telefone, e-mail, RG e CPF;
c. síntese do trabalho apresentado;
d. currículo sintético do(s) autor(es);
e. caso o(s) autor(es) esteja(m) vinculado(s) a alguma instituição, anexar informações completas sobre ela.
f. a resposta da ABED, via e-mail, acusando o recebimento do projeto configura-se como comprovante de aceitação do trabalho.


PARÁGRAFO PRIMEIRO - Somente após o recebimento dos documentos complementares comprobatórios do trabalho, a comissão de inscrição da ABED confirmará, por e-mail ao responsável pela Inscrição, a aceitação dos trabalhos que poderão participar do Prêmio.

PARÁGRAFO SEGUNDO - Os documentos comprobatórios dos trabalhos inscritos, devidamente embalados e identificados com o nome do autor/instituição responsável, título do trabalho e a categoria a que o trabalho concorre, deverão ser enviados pelo correio ou entregues pessoalmente no mesmo período da inscrição, no seguinte endereço:

Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED
Rua Vergueiro, 875, 12 andar, conj. 123 - Liberdade
CEP 01504-000 São Paulo - SP
A/C: Equipe Prêmio de Excelência 2005

Art. 7 - A apresentação do trabalho via correio, internet ou pessoalmente, equivale à inscrição no Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED 2005 e corresponde à aceitação, pelos participantes, das disposições do presente regulamento.

Capítulo IV - Das Categorias de Trabalhos

Art. 8 - O Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED 2005 é entregue a trabalhos classificados em duas categorias:

Pesquisa - podendo inscrever-se trabalhos de pesquisa no campo de Educação a Distância apresentados acompanhados de documentos comprobatórios sob a forma de monografia, artigos publicados em revistas científicas, teses acadêmicas, livros ou trabalhos em suporte eletrônico tornados públicos até o ano 2004.
Para facilitar a apresentação e o julgamento dos trabalhos inscritos na categoria Pesquisa, a mesma foi dividida nas seguintes sub-categorias:

I. Metodologias;
II. Tecnologias;
III. Análise de Cursos;

Relato de Experiência - podendo inscrever-se trabalhos que descrevem a implementação de experiências inovadoras em Educação a Distância, em qualquer plataforma tecnológica e para qualquer tipo e nível de aprendizagem, acompanhados de documentos comprobatórios sob a forma de materiais didáticos, protótipos. Para facilitar a apresentação e o julgamento dos trabalhos inscritos na categoria Relato de experiência, a mesma foi dividida nas seguintes sub-categorias:

I.Cursos;
II. Modelos de Educação a Distância;
III. Materiais Didáticos de EAD;


Capítulo V - Da Forma de Apresentação dos Trabalhos

Art. 10 – Os trabalhos devem ser apresentados:

Pesquisa - os documentos comprobatórios enviados pelo Correio sob a forma de uma cópia integral do artigo, dissertação, livro ou tese já publicados ou defendidos, junto com os arquivos eletrônicos correspondentes.

Relato de Experiência - os documentos comprobatórios enviados sob a forma de acesso à ambientes educacionais ou cursos on line, ou via Correios sob a forma de material didático e/ou demo de tecnologias, utilizados na experiência, junto com os arquivos eletrônicos correspondentes.


Capítulo VII - Da Avaliação

Art. 11 - A avaliação será realizada em duas etapas:

A comissão de inscrição selecionará, entre os trabalhos inscritos, aqueles que preencham todos os requisitos exigidos neste regulamento e que cujos documentos comprobatórios tenham sido enviados no tempo hábil;.

Entre os trabalhos selecionados, a comissão julgadora escolherá os vencedores, tendo como base os critérios definidos no Capítulo VIII e IX.

Art. 12 - A comissão julgadora será composta por profissionais de reconhecida competência no campo da Educação a Distância, convidados pela ABED.

Capítulo VIII – Dos Critérios de Avaliação da Categoria Pesquisa

Art. 13 – Na categoria Pesquisa, o material enviado e os documentos comprobatórios do trabalho inscrito serão analisados tendo em vista a sub-categoria a qual o trabalho se refere tais como:

Para a sub-categoria Metodologias para EAD serão considerados:

O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando a relevância do tema para a área estudada;

A fundamentação da investigação, definindo a abordagem teórica usada;

Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada do conhecimento existente na área;

Análise e interpretação dos resultados, quando couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação teórica;

Sugestões e recomendações relevantes para o campo da pesquisa;

Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre o tema e sua possível utilização dentro de uma prática pedagógica, compatíveis com a estrutura geral do trabalho;

Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta contribuição importante e original para o estudo e a prática da educação a distância no País e no cenário internacional.

Para a sub-categoria Tecnologias para EAD serão considerados:

O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando a relevância do tema para a área estudada;

A fundamentação da investigação, definindo a abordagem teórica usada;
Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada do conhecimento existente na área;
Análise e interpretação dos resultados, quando couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação teórica;

Sugestões e recomendações relevantes para o campo da pesquisa;

Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre o tema e sua possível utilização dentro de uma prática pedagógica, compatíveis com a estrutura geral do trabalho;

Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta contribuição importante e original para o estudo e a prática da educação a distância no País e no cenário internacional.

Protótipo ou endereço on line onde a tecnologia possa ser visitada pela comissão julgadora;

Para a sub-categoria Análise de Cursos a Distância serão considerados:

O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, ressaltando a relevância do tema para a área estudada;

A fundamentação da investigação, definindo a abordagem teórica usada;

Uma resenha literária que apresente uma visão atualizada do conhecimento existente na área;

Análise e interpretação dos resultados, quando couber, de modo a responder ao problema e obedecendo a sua fundamentação teórica;

Sugestões e recomendações relevantes para o campo da pesquisa;

Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre o tema e sua possível utilização dentro de uma prática pedagógica, compatíveis com a estrutura geral do trabalho;

Indicações de que a pesquisa, de modo geral, acrescenta contribuição importante e original para o estudo e a prática da educação a distância no País e no cenário internacional.

A clareza e coerência interna do relatório devem propiciar facilidade de compreensão também para o leitor leigo.

Demonstrativo do curso ou endereço on line onde o mesmo possa ser visitado pela comissão julgadora do Prêmio.


Capítulo IX – Dos Critérios de Avaliação da Categoria Relato de Experiência

Art. 14 - Na categoria Relato de Experiência o material enviado e os documentos comprobatórios do trabalho inscrito serão analisados tendo em vista a sub-categoria a qual o trabalho se refere tais como:

Para a sub-categoria Curso serão considerados:

A descrição da situação anterior à experiência e que justificou sua aplicação;

O objetivo da experiência apresentado com clareza;

Exemplos de efetiva produção de material didático;

Descrição do sistema de tutoria do curso;

Descrição do uso das tecnologias no curso;

Descrição do sistema de avaliação de resultados propostos e do sistema de avaliação de aprendizagem e de ensino;

O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência.

Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência para o avanço da
Educação a Distância no cenário nacional e internacional;

Indicadores da possibilidade da replicação da experiência, ou seja, a comprovação de que ela possa ser repetida em outras circunstâncias;

Dados que comprovem o alcance dos resultados previstos;

Para a sub-categoria Modelo de Educação a Distância serão considerados:

A descrição da situação anterior à experiência e que justificou sua aplicação;

O objetivo da experiência apresentado com clareza;

Exemplos de efetiva implantação do modelo apresentado;

Descrição do modelo de educação a distância;

Descrição do modelo de gestão utilizado;

Descrição justificada dos arranjos tecnológicos utilizados no modelo implantado;

O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência;

Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência para o avanço da
Educação a Distância no cenário nacional e internacional;

Indicadores da possibilidade da replicação da experiência, ou seja, que ela pode ser repetida em outras circunstâncias;

Dados que indiquem o alcance dos resultados previstos.

Exemplos de efetiva implantação do modelo apresentado;

Descrição do modelo de educação a distância;

Descrição do modelo de gestão utilizado;

Descrição justificada dos arranjos tecnológicos utilizados no modelo implantado;

O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência;

Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência para o avanço da
Educação a Distância no cenário nacional e internacional;

Indicadores da possibilidade da replicação da experiência, ou seja, que ela pode ser repetida em outras circunstâncias;

Dados que indiquem o alcance dos resultados previstos.

 

Para a sub-categoria Materiais Didáticos serão considerados:

O objetivo da experiência apresentado com clareza;

Exemplos de efetiva produção de materiais didáticos;

Qualidade de produção (materiais empregados, design, correção gramatical) dos materiais didáticos apresentados;

Descrição do sistema de produção dos materiais didáticos;

Descrição do uso de tecnologias na produção dos materiais didáticos;

Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s) em função dos conteúdos dos materiais didáticos;

Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s) em função dos objetivos de ensino /
aprendizagem dos conteúdos dos materiais didáticos;

Justificativa da adequada escolha da(s) mídia(s) em função do perfil dos destinatários dos materiais didáticos;

O embasamento teórico e literatura pertinente ao tipo da experiência;

Indicadores da pertinência e do caráter inovador da experiência para o avanço da
Educação a Distância no cenário nacional e internacional;

Indicadores da possibilidade da replicação da experiência, ou seja, a comprovação de que ela possa ser repetida em outras circunstâncias;


Capítulo X - Da Premiação

Art. 15 -Os primeiros colocados em cada categoria receberão um prêmio oferecido pelo patrocinador do prêmio e uma placa de honra ao mérito, oferecida pela ABED.

Art. 16 -A cada um dos trabalhos selecionados em cada categoria, independentemente do número dos autores, será conferido um certificado emitido pela ABED.

Art. 17 - A inscrição no Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED 2005 implica a autorização, pelo(s) autor(es), para a publicação do trabalho pela ABED, independentemente da forma que for considerada a mais adequada.

Art. 18 - Os 3 (três) melhores trabalhos selecionados em cada uma das categorias, serão publicados na página da ABED e apresentados por seus autores em sessão especial durante o 12º Congresso Internacional de Educação a Distância, que acontecerá em Florianópolis no período de 18 a 22 de setembro de 2005.

Art. 19 – Cronograma do Prêmio de Excelência em Educação a Distância 2005
Data limite para envio de trabalhos – 17 de agosto de 2005
Divulgação dos finalistas – 5 de setembro de 2005
Premiação – 18 de setembro de 2005, às 19 horas, durante cerimônia oficial de abertura do 12º Congresso Internacional de Educação a Distância (Florianópolis /SC)

Art. 20 - Os casos omissos serão resolvidos pelas comissões organizadora e avaliadora.