ENCONTROS
 
Haverá 3 encontros durante o 12o Congresso da ABED, conforme descrito nesta página.
Use a barra de rolagem para ler a respeito de cada encontro em sequência,
ou clique nos links abaixo para ler sobre um encontro específico.



5ª Reunião do “CPD"- Comitê Permanente de Dirigentes de Instituições de Educação a Distância

O Comitê Permanente de Dirigentes de Instituições de Educação a Distância tem marcado para o dia 18 de setembro, a partir das 10:00, a sua 5ª reunião, que acontecerá durante o 12º Congresso Internacional de Educação a Distância, em Florianópolis.

O comitê surgiu da necessidade de estabelecer um fórum permanente sobre EAD, visando não somente a discussão, mas também a elaboração de propostas e soluções para os problemas enfrentados pelo setor. A criação do comitê foi inspirada nas reuniões de dirigentes realizadas pelo International Council for Distance and Open Education, o ICDE.

A reunião prevê inicialmente palestras introdutórias que estimulam a troca de idéias e opiniões dos participantes sobre os temas propostos . Nessa etapa, debatedores convidados comandam a discussão. Em seguida, os participantes se reúnem em grupos para a elaboração de propostas e soluções para os problemas levantados durante a etapa anterior. Finalizando a reunião, os participantes produzem um ou mais documentos que são encaminhados para as autoridades competentes.

Desde de a sua primeira edição em 2002, a reunião do Comitê Permanente de Dirigentes de Instituições de Educação a Distância vem apresentando documentos que contribuem para o progresso do ensino a distância no Brasil. A cada reunião do comitê o setor se fortalece e ganha propostas fundamentadas e concretas para os problemas e barreiras que Educação a Distância enfrenta no país.

__________________________________________________________________________


5ª Encontro Estratégico dos Fornecedores de Produtos e Serviços para Educação a Distância

O Encontro Estratégico dos Fornecedores de Produtos e Serviços para Educação a Distância chega a sua 5ª edição no dia 19 e setembro ás 17:30, durante o 12º Congresso Internacional de Educação a Distância, em Florianópolis.O encontro será coordenado pelo diretor executivo da WebAula, Marcos Resende.

A proposta do encontro é reunir os profissionais do setor para a discussão dos problemas e ações que visam o desenvolvimento das tecnologias aplicadas em EAD. A formação de um fórum permanente, não comercial, não competitivo composto por profissionais que fornecem tecnologia e serviços, propiciando parcerias entre colegas que realizam atividades similares ou complementares são alguns objetivos do encontro.

Os congressos internacionais realizados pela ABED sempre atraem diversos profissionais qualificados e experientes do mercado de tecnologia aplicada em EAD, e por isso o 5ª Encontro Estratégico dos Fornecedores de Produtos e Serviços para Educação a Distância é uma oportunidade única de troca de experiências para aqueles que de alguma forma se relacionam com esse mercado.

__________________________________________________________________________



5º Encontro Estratégico das Universidades Corporativas Brasileiras

O número de Universidades Corporativas Brasileiras cresceu muito nos últimos anos, assim como a qualidade do ensino oferecido. Mas a falta de diálogo entre as diversas faces desse setor faz com que o cenário das Universidades Corporativas seja de instituições e empresas isoladas. Muitos erros, problemas enfrentados e soluções encontradas podem e devem ser compartilhadas, contribuindo para o avanço pedagógico e tecnológico.
A partir dessa necessidade de troca de experiências e idéias surgiu o Encontro Estratégico das Universidades Corporativas Brasileiras em 2002 na FIESP. A quinta edição desse encontro acontecerá durante o 12º Congresso Brasileiro de Educação a Distância, em Florianópolis, no dia 19 de setembro ás 17:30. O Cordenador será Herbert Martins da Unigranrio do Rio de Janeiro, que acumula mais de 14 de experiência em educação corporativa.
O encontro tem o caráter de um fórum aberto, não vinculado a nenhuma empresa específica e sem a característica competitiva, ou seja a participação de diversas empresas e instituições e a cooperação entre todos são elementos chaves. Partindo desse ideal, o 5º Encontro Estratégico das Universidades Corporativas Brasileiras é um dos principais impulsos para o diálogo e a conseqüente evolução da educação corporativa no Brasil.