[EEC] Ementa da apresentação de Eleonora Jorge Ricardo
 


SALA DE AULA VIRTUAL CORPORATIVA: UM ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA AUTORIA?

Autora: Eleonora Jorge Ricardo
Orientadora: Lúcia Vilarinho
 

RESUMO

 

A autoria, processo complexo ligado às possibilidades de criação e autonomia que o educando encontra nos contextos de aprendizagem, vem sendo intencionalmente construída em ambientes presenciais de aprendizagem. Já em cursos on-line, tidos como experiências recentes, a questão da autoria ainda se encontra incipiente. Em face desta lacuna, a pesquisa se propôs a determinar em que medida uma sala de aula virtual estimula a construção da autoria, norteando-se pelas seguintes questões de estudo: (a) como alunos e professores de um curso a distância vêem o  processo de autoria na construção do seu conhecimento; (b) como se dá o processo de autoria em uma sala de aula virtual; e (c) quais as práticas pedagógicas mais utilizadas, em uma sala de aula virtual, para favorecer a autoria. O estudo, de natureza qualitativa, contou com a participação de 27 alunos e 7 docentes de um curso de especialização, na área de gestão em negócios, que tinha aproximadamente 60% de sua carga horária on-line. Para obter as informações necessárias à pesquisa foram aplicados questionário e entrevista e conduzida observação de campo, esta incidindo sobre os registros do curso gravados em CD-Roms.e Ambiente virtual de Aprendizagem.. A produções dos alunos foram anallisadas com base em dois conceitos definidos por Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003), a saber: intertextualidade e singularidade, os quais se inserem no processo de autoria. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault e Bahktin (2003); Cassany (2004); e Palloff e Pratt (2002)..

 

Palavras-chave: Educação a distância. Sala de aula virtual corporativa.  Construção da autoria.