MINI-CURSO 11
 


A Análise Sistêmica como Diferencial de Aprendizagem

Marcos Telles – marcostelles@abed.org.br

Atua intensamente na área de elearnig no desenvolvimento e gestão de cursos, assessoria a entidades de ensino, palestras e seminários; como executivo e como consultor, desde que se formou em Engenharia de Produção na Poli-USP e se especializou em Administração em Delft, Holanda, seu trabalho tem sido focado na mudança, seja em turnarounds, seja em redirecionamentos estratégicos. Na área de ensino, ele foi professor da Fea-USP, da Faap-Comunicação e da Fia-USP e membro do conselho da Eaesp-FGV. Sua ampla experiência internacional inclui trabalhos para a ONU, para o Bid/Intal e participação, como especialista convidado, em eventos da Unido.


Resumo:

"Existe um forte temor de que sejam transpostos para o elearning muitos dos vícios correntes do ensino presencial. Em geral,o discurso é de construção do conhecimento mas as aulas seguem lineares e expositivas; a proposta é de integração mas os conhecimentos continuam compartimentados. É hora de passar da teoria à ação e a linguagem sistêmica permite isso com conceitos claros, práticas simples e ferramentas gratuitas, disponíveis na internet. Este mini-curso apresenta a visão sistêmica, seus fundamentos, sua prática, seus instrumentos e muitos exemplos de como utilizá-la em cursos a distância e presenciais (do básico ao pós-doutorado); ele mostra, ainda, o muito que se faz, lá fora, nessa linha. Tudo somado, trata-se de uma maneira de maximizar os efeitos do uso da tecnologia na aprendizagem a partir de conteúdos e processos sistemicamente desenhados."

 

Clique aqui para voltar à lista de Mini-cursos