A Análise Sistêmica como Diferencial
de Aprendizagem
Marcos Telles
marcostelles@abed.org.br
Atua intensamente na área de elearnig
no desenvolvimento e gestão de cursos, assessoria a entidades
de ensino, palestras e seminários; como executivo e como consultor, desde
que se formou em Engenharia de Produção na Poli-USP e
se especializou em Administração em Delft, Holanda, seu
trabalho tem sido focado na mudança, seja em turnarounds, seja
em redirecionamentos estratégicos. Na área de ensino,
ele foi professor da Fea-USP, da Faap-Comunicação e da
Fia-USP e membro do conselho da Eaesp-FGV. Sua ampla experiência
internacional inclui trabalhos para a ONU, para o Bid/Intal e participação,
como especialista convidado, em eventos da Unido.
Resumo:
"Existe um forte temor de que sejam transpostos para o elearning
muitos dos vícios correntes do ensino presencial. Em geral,o
discurso é de construção do conhecimento mas as
aulas seguem lineares e expositivas; a proposta é de integração
mas os conhecimentos continuam compartimentados. É hora de passar
da teoria à ação e a linguagem sistêmica
permite isso com conceitos claros, práticas simples e ferramentas
gratuitas, disponíveis na internet. Este mini-curso apresenta
a visão sistêmica, seus fundamentos, sua prática,
seus instrumentos e muitos exemplos de como utilizá-la em cursos
a distância e presenciais (do básico ao pós-doutorado);
ele mostra, ainda, o muito que se faz, lá fora, nessa linha.
Tudo somado, trata-se de uma maneira de maximizar os efeitos do uso
da tecnologia na aprendizagem a partir de conteúdos e processos
sistemicamente desenhados."
Clique aqui para
voltar à lista de Mini-cursos