MINI-CURSO 04
 


Tecnologias Aplicadas à Educação: acessibilidade e usabilidade

Andréa Miranda, M.Eng. – andreamiranda@vias.org.br
Elisabeth Specialski, Dra – elisabeth@vias.org.br
Janae Gonçalves Martins, Dra - janae@vias.org.br
Sabrina Vieira da Luz Loureiro, M.Eng. – sabrinavll@vias.org.br
Silvana Pezzi, Dra – silvana@vias.org.br


Resumo:

Fundamentos da Teoria Educacional; aplicação à aprendizagem mediada por tecnologia. No direcionamento de uma teoria de aprendizagem mediada por tecnologia. Visão Estratégica. Infra-estrutura Tecnológica. Tecnologias: Estado da Arte. Características das Diversas Mídias. Desenvolvimento de Cursos. Desenvolvimento das competências individuais e das equipes de suporte. Ensinando em ambientes mediados por tecnologia. Suporte ao ensino mediado por tecnologia. Fundamentos da acessibilidade digital. Relação entre acessibilidade e usabilidade. Apresentação de problemas de usabilidade e acessibilidade; apresentação de métodos e ferramentas de avaliação da usabilidade. Apresentação das limitações de Pessoa Portadoras de Necessidades Educativas Especiais. Apresentação de Tecnologias Assistivas úteis a Pessoas com deficiência. Iniciativas de Acessibilidade na Web para pessoas com deficiência.


1. Introdução

O avanço tecnológico nas telecomunicações combinado com as tecnologias web tem gerado uma nova área de aplicação e pesquisa chamada de “tecnologias de Internet e de suporte à aprendizagem”. Entretanto, nem sempre tais tecnologias são acessíveis e utilizáveis por diferentes tipos de usuários, em especial aqueles que possuem algum tipo de limitação física, sensorial ou motora. É de extrema importância que os educadores se envolvam em discussões, pesquisas, e experiências na área. Dessa forma, a aprendizagem suportada por tecnologia será utilizada de uma forma eficaz e eficiente, mantendo a qualidade necessária a qualquer empreendimento de educação de indivíduos e da sociedade em geral.

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral
O principal objetivo deste mini-curso é oferecer subsídios necessários à pesquisa, concepção, avaliação e uso das tecnologias aplicadas à educação considerando sua utilizabilidade por diferentes tipos de usuários.

2.2 Objetivos Específicos

  • Analisar os princípios teóricos que promovem a aquisição e generalização da aprendizagem mediada por tecnologia;
  • Analisar as aplicações básicas da tecnologia multimídia educacional no ensino;
    Compreender as configurações e conceitos básicos da tecnologia: terminologias, conectividades periféricas e telecomunicações;
  • Compreender os tipos, características e usos de ambientes virtuais, ambientes de colaboração e portais de conhecimento;
  • Selecionar e adaptar estratégias e materiais apropriados para os diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes;
  • Compreender a utilização da instrução ancorada multimídia no ensino regular e especial;
  • Compreender os conceito de acessibilidade digital e usabilidade;
  • Apresentar métodos e ferramentas de avaliação da acessibilidade e usabilidade.

3 Conteúdo Detalhado

Fundamentos da Teoria Educacional no direcionamento de uma teoria de aprendizagem mediada por tecnologia; Visão Estratégica da Aprendizagem mediada por tecnologia; Infra-estrutura Tecnológica; Tecnologias: Estado da Arte; Acessibilidade Digital; Desenvolvimento de Cursos On-line; Desenvolvimento das competências individuais e das equipes; Ensinando em ambientes mediados por tecnologia; Suporte na educação mediada por tecnologia; Aplicação: Plataforma educacional e de serviços integrada para surdos.

4 METODOLOGIA

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Debate em pequenos e grandes grupos;
  • Aulas práticas no laboratório de informática;
  • Trabalho em pequenos grupos;
  • Uso de recursos audiovisuais;
  • Dinâmicas de grupo.

Clique aqui para voltar à lista de Mini-cursos