Tecnologias Aplicadas à Educação:
acessibilidade e usabilidade
Andréa Miranda, M.Eng. andreamiranda@vias.org.br
Elisabeth Specialski, Dra elisabeth@vias.org.br
Janae Gonçalves Martins, Dra - janae@vias.org.br
Sabrina Vieira da Luz Loureiro, M.Eng. sabrinavll@vias.org.br
Silvana Pezzi, Dra silvana@vias.org.br
Resumo:
Fundamentos da Teoria Educacional; aplicação à
aprendizagem mediada por tecnologia. No direcionamento de uma teoria
de aprendizagem mediada por tecnologia. Visão Estratégica.
Infra-estrutura Tecnológica. Tecnologias: Estado da Arte. Características
das Diversas Mídias. Desenvolvimento de Cursos. Desenvolvimento
das competências individuais e das equipes de suporte. Ensinando
em ambientes mediados por tecnologia. Suporte ao ensino mediado por
tecnologia. Fundamentos da acessibilidade digital. Relação
entre acessibilidade e usabilidade. Apresentação de problemas
de usabilidade e acessibilidade; apresentação de métodos
e ferramentas de avaliação da usabilidade. Apresentação
das limitações de Pessoa Portadoras de Necessidades Educativas
Especiais. Apresentação de Tecnologias Assistivas úteis
a Pessoas com deficiência. Iniciativas de Acessibilidade na Web
para pessoas com deficiência.
1. Introdução
O avanço tecnológico nas telecomunicações
combinado com as tecnologias web tem gerado uma nova área de
aplicação e pesquisa chamada de tecnologias de Internet
e de suporte à aprendizagem. Entretanto, nem sempre tais
tecnologias são acessíveis e utilizáveis por diferentes
tipos de usuários, em especial aqueles que possuem algum tipo
de limitação física, sensorial ou motora. É
de extrema importância que os educadores se envolvam em discussões,
pesquisas, e experiências na área. Dessa forma, a aprendizagem
suportada por tecnologia será utilizada de uma forma eficaz e
eficiente, mantendo a qualidade necessária a qualquer empreendimento
de educação de indivíduos e da sociedade em geral.
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
O principal objetivo deste mini-curso é oferecer subsídios
necessários à pesquisa, concepção, avaliação
e uso das tecnologias aplicadas à educação considerando
sua utilizabilidade por diferentes tipos de usuários.
2.2 Objetivos Específicos
- Analisar os princípios teóricos que promovem a aquisição
e generalização da aprendizagem mediada por tecnologia;
- Analisar as aplicações básicas da tecnologia
multimídia educacional no ensino;
Compreender as configurações e conceitos básicos
da tecnologia: terminologias, conectividades periféricas e
telecomunicações;
- Compreender os tipos, características e usos de ambientes
virtuais, ambientes de colaboração e portais de conhecimento;
- Selecionar e adaptar estratégias e materiais apropriados
para os diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes;
- Compreender a utilização da instrução
ancorada multimídia no ensino regular e especial;
- Compreender os conceito de acessibilidade digital e usabilidade;
- Apresentar métodos e ferramentas de avaliação
da acessibilidade e usabilidade.
3 Conteúdo Detalhado
Fundamentos da Teoria Educacional no direcionamento de uma teoria de
aprendizagem mediada por tecnologia; Visão Estratégica
da Aprendizagem mediada por tecnologia; Infra-estrutura Tecnológica;
Tecnologias: Estado da Arte; Acessibilidade Digital; Desenvolvimento
de Cursos On-line; Desenvolvimento das competências individuais
e das equipes; Ensinando em ambientes mediados por tecnologia; Suporte
na educação mediada por tecnologia; Aplicação:
Plataforma educacional e de serviços integrada para surdos.
4 METODOLOGIA
- Aulas expositivas dialogadas;
- Debate em pequenos e grandes grupos;
- Aulas práticas no laboratório de informática;
- Trabalho em pequenos grupos;
- Uso de recursos audiovisuais;
- Dinâmicas de grupo.
Clique aqui para
voltar à lista de Mini-cursos