MC 11 - " Complexidade e sistemas: novos paradigmas para o projeto de elearning nas empresas, nas Universidades e nas Instituições"

Marcos Telles - Marcos Telles e Consultores Associados
Paula de Waal - Marcos Telles e Consultores Associados

Ementa

Introdução:
o  presente mini-curso apresenta conceitos e práticas amplamente testados pelos apresentadores na Itália e no Brasil; diversos casos reais serão mostrados aos participantes.
Público-alvo:
profissionais ligados às decisões estratégicas necessárias à  aplicação do elearning em universidades, empresas e instituições.
Objetivo Didático
ao final do mini-curso, o participante terá revisitado os conceitos basilares do moderno elearning segundo uma visão sistêmica, terá identificado os grandes problemas ligados à adoção do elearning por universidades, empresas e instituições e terá visto exemplos de soluções de fronteira para esses problemas.
Conteúdo
o conteúdo do mini-curso estará distribuído em 3 blocos:
-da aprendizagem a distância à aprendizagem em rede
-os pontos focais do elearnig de fronteira
-estratégias de uso e de implantação

1- da aprendizagem a distância à aprendizagem em rede

 -complexidade e decisão;
-elearning de fronteira: conceitos e modelos sistêmicos;
-contextualização: ambientes de aprendizagem e modelos de didática;
-elearning na Universidade e na Empresa/Instituição: o choque dos modelos mentais;
-plataformas: a importância da didática como critério de escolha.

case study: o programa PMEplus de formação de traders (Fenadvb e Sebrae-SP)

2- os pontos focais do elearnig de fronteira

- a pedagogia a serviço do resultado
- mediação didática: o tutor, seus papéis, seus perfis e as competências requeridas; o tutor-instrutor, o projetista de percursos de formação, o moderador/facilitador;
- a atividade do aprendedor: competências necessárias à aprendizagem em rede; a superação das dificuldades dos usuários;
- do compartilhamento de conhecimento à produção de conhecimento;
- aspectos problemáticos  das comunidades de aprendizagem: diferenças entre grupos homogêneos e grupos heterogêneos; diferenças entre grupos de discussão, grupos de suporte e grupos de produção; atividades colaborativas em grupos com muitos participantes;
- novos modelos de interação online: uso de wikis e blogs em contextos didáticos.

case study: Aspectos inovadores do curso de pós graduação em “e-learning e formazione integrata” (Universitá degli Studi di Padova)

3- estratégias de uso e de implantação

-o planejamento da adoção do elearning;
- blended learning: níveis de integração entre distância e presença;
-a escolha da solução tecnológica;
-administração e estrutura organizacional: a dimensão esquecida;
-os stakeholders e a “evangelização”;
-dimensões da avaliação de resultados.

case study: O projeto piloto de capacitação e credenciamento de tutores para cursos ead em área médica (Azienda Sanitaria Locale di Empoli - Italia)

 



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