REVISTA DIGITAL  ART& : INTERATIVIDADE E APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO COLETIVO

Abril/2004

Martha Maria Prata-Linhares
Universidade de Uberaba – UNIUBE. Instituto de Formação de Educadores- IFE- marthaml@terra.com.br

Jurema Sampaio-Ralha
Universidade Paulista - UNIP/SP. Instituto de Ciências Sociais e Comunicação; Fundação Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa FIPEP/Campinas -ju@jurema-sampaio.pro.br

 

Planejamento, Elaboração e Avaliação de Materiais Didáticos para Educação a Distância
Formação Permanente

Resumo
Esse trabalho pretende apresentar  a experiência da criação e o projeto, em desenvolvimento, de uma revista digital acadêmica criada, desenvolvida e administrada totalmente via Internet. A revista tem o propósito de  divulgar pesquisas científicas e projetos em Arte nas suas mais variadas formas e promover a incorporação das tecnologias digitais à formação de arte/educadores, com o desafio de oferecer  aos arte/ educadores e educadores interessados em Arte um espaço de aprendizagem  e conhecimento coletivo. A Revista Digital Art& tem periodicidade semestral e desta forma, a cada seis meses, uma nova publicação está disponível no endereço http://www.revista.art.br. Atualmente  conta com 40 membros. Os membros diretores da revista estão espalhados por todo o Brasil, se conhecem quase que exclusivamente de forma virtual e desenvolvem o trabalho da revista virtual e voluntariamente. No conselho editorial estão representadas todas as regiões do país, o que dá à  publicação um caráter multicultural de visões sobre o ensino de arte em nosso país. A Revista Digital Art&  se tornou possível graças às possibilidades de comunicação e interação proporcionadas pela Internet.

Palavras-Chave:
revista digital; arte; educação à distância; formação de arte/educadores; comunicação; interação.

 


I- Introdução

Atualmente o Brasil vive um crescimento  do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos espaços  educacionais escolares e universitários.  Isso se deve em parte à implantação das TICs em escolas e à crescente demanda da necessidade de profissionais que saibam fazer uso dessas novas tecnologias, seja para sua formação pessoal  como  profissional, buscando aprendizagens significativas em websites , participando de listas de discussões, fóruns e teleconferências, assim como programas de formação oferecidos por instituições universitárias e/ ou coorporativas.

O professor de uma maneira geral tem sido estimulado a integrar os recursos oferecidos por essas  novas tecnologias  em suas atividades de sala de aula. 

Principalmente na área de Artes estudos têm mostrado que apesar das Tecnologias de Informação e Comunicação já fazerem parte de muitos jovens brasileiros, a maioria dos professores de Artes ainda não as incorporaram em seu dia a dia e muitos ainda nem sabem como usa-las (SAMPAIO-RALHA, PRATA-LINHARES, 2003). A Revista Digital Art& foi criada com o espírito de divulgar pesquisas científicas e projetos em Arte, abrangendo suas mais variadas formas, incentivando e ajudando a promover a incorporação das tecnologias digitais à formação de arte/educadores, e com o desafio de oferecer  aos arte/educadores e educadores interessados em Arte um espaço de aprendizagem   e conhecimento coletivo.

 

II- O fazer junto virtual na lista de discussão: o nascimento da Art&

"E por falar nisso, já não estaria na hora de batalharmos por uma publicação na rede?"
José Afonso Medeiros

A idéia de criar a Revista surgiu em 20 de novembro de 2002, durante conversa virtual na lista de discussão Arte-Educar [i]. Em  novembro de 2002, um dos participantes da lista  lançou o debate estimulando os associados à criação de uma publicação on-line.  Com a mensagem  número 14.914, do professor Afonso Medeiros, iniciaram- se os trabalhos do grupo que viriam, em 27 de janeiro de 2003, a ter “sede própria [ii]” com endereço virtual dedicado exclusivamente aos debates sobre a revista, a lista de discussão “Revista-de-Arte”.

Desde o início dos trabalhos a idéia era formar uma comunidade virtual (RHEINGOLD, 1993), colaborativa e de prática (SOUZA, 2001) no sentido de desenvolver o trabalho editorial de forma a promover a interação e a "ação comunicativa" (HABERMAS, 1984), ou seja, ações que “pela conversação alcançam consenso e por processos metacognitivos promovem emancipação” mostrando que “a importância de conversação para uma comunidade de prática está fundamentada por uma idéia do saber como investigação que substitui a noção de conhecimento fechado, essencialmente objetivo”. (COELHO, 2001)

A configuração de comunidade se apóia na idéia de que os benefícios de se participar de comunidades virtuais de discussão, são: “Travar contato com idéias correntes, lançamentos e eventos no campo de estudo; ter a oportunidade de obter rapidamente respostas de qualidade; conseguir materiais de valor, ou ponteiros para estes materiais; aprender sobre o meio em si; adquirir o sentimento de fazer parte de uma comunidade de interesse; ter a oportunidade de expressar idéias e sentimentos; ter a oportunidade de intensificar contatos com pessoas e compartilhando interesses similares” (ROJO, 2000).

Como forma de apoio e incentivo à idéia da revista, a Profª. Drª.  Ana Mae Barbosa enviou de presente um artigo inédito de sua autoria para ser publicado na revista.

Atualmente o grupo conta com 40 membros distribuídos nos estados de São Paulo (18), Rio de Janeiro (12), Rio Grande do Sul (1), Brasília (3), Minas Gerais (1), Ceará (1), Pará (1), Santa Catarina (1), e fora do Brasil, em Lisboa-PT (1) e Lima-PE (1), que já trocaram quase mil mensagens desde a fundação do grupo.

Figura 1 Distribuição geográfica dos membros da Art&

Os membros diretores da revista estão espalhados por todo o Brasil e se conhecem quase que exclusivamente de forma virtual e desenvolvem o trabalho da revista virtual e  voluntariamente, não havendo remuneração para nenhum dos membros. Pelo contrário, a hospedagem do site da revista é custeada pelo pagamento, voluntário,  feito pelos membros.

 O Conselho Acadêmico foi oficialmente constituído em 31 de dezembro de 2003, sendo formado por professores doutores, membro de equipes de pesquisa e docência das mais renomadas instituições de ensino e pesquisa do país, que manifestaram o desejo de aceitar o convite que receberam. Os membros do conselho assumem um mandato vitalício, só se afastarão por desejo próprio. No conselho editorial, estão representadas todas as regiões do país distribuídas conforme figura abaixo:

Figura 2 Distribuição geográfica do conselho acadêmico

Essa diversidade de regiões dá à publicação um caráter  e uma identidade multiculturais de diferentes visões sobre o ensino de arte em nosso país. Tal identidade se origina na própria diversidade sócio-econômica, histórica, geográfica e cultural de seus membros.

Esse multiculturalismo evidencia-se na forma crítica que as discussões desenrolam-se a cada nova temática abordada. Os membros apresentam seus argumentos e defesas de propostas com grande ênfase na experiência pessoal e individual o que, segundo Pareyson (1997), reafirma o fato de que "...a arte realiza o mais difícil conceito de socialidade, porque ela fala a todos, mas a cada um de seu modo, e assim assegura uma universalidade através da individualidade e institui uma comunidade através da singularidade..." o que exige, a cada dia, novas demandas ao projeto da revista Digital Art&.

 

III- O Projeto da Revista Art&: ludicidade e formação em uma realidade escassa em revistas de arte/educação

É uma revista acadêmica temática de divulgação e promoção de arte-educação, cultura, formação, comunicação e produção, de periodicidade semestral. Tem como pretensão leitores professores de Arte, estudantes, artistas, pesquisadores e interessados em Arte.

Apresenta um aspecto lúdico com áreas da Revista destinadas à agenda de eventos, de resenhas e comentários de livros, assim como os websites comentados, onde o leitor, além de se informar sobre os eventos culturais, artísticos, e ter acesso  a outrasinformações de interesse, pode ainda  ter disponível leituras e websites que poderão ser úteis para seu trabalho e sua formação profissional.

Há também os artigos que são selecionados pelo conselho acadêmico. Com uma proposta de abordar  todas as linguagens artísticas, esse conselho é composto por membros convidados com diferentes formações de diversas áreas artísticas e um expediente de membros fixos e convidados.

A revista ainda dispõe de fórum e lista de discussão, para que possa haver uma interação entre os leitores, editores e membros da revista. A preocupação é que não só sejam transmitidas informações mas que também haja uma produção colaborativa de conhecimento. Assim, temos no projeto  a intenção de um ambiente interativo que promova  aprendizagens. Isso abre um leque de possibilidades para a formação continuada de arte/educadores, e, concordando com ALMEIDA (2003), permite ao aprendiz representar as próprias idéias e participar de um processo construtivo

È importante ressaltar a escassez de revistas nacionais de Arte/Educação. Conforme Barbosa (2003), além de boletins de Associações  só circularam no Brasil duas revistas nacionais de Arte/Educação. A primeira, Arte & Educação que foi editada pela Escolinha de Arte do Brasil e circulou nas décadas de 60 e 70 e a última, que circulou no início da década de 80, a revista Ar’te da Escola de comunicações e Artes da USP.Esse é um dado importante pois nos reporta à necessidade e importância de um veículo de comunicação e interação entre os interessados em Arte/Educação. Ainda segundo Barbosa, a intensidade da produção em Arte/Educação  no Brasil foi de aproximadamente 80 pesquisas para mestrado e doutorado entre 1981 e 1993, triplicando  nos últimos 8 anos. Os assuntos são variados, indo desde estudos sobre o desenho infantil à experiências com novas tecnologias.

 

IV- A experiência do aprender e construir com o outro: a  auto-formação dos criadores da Revista

A auto-formação dos criadores da Revista dá-se pelos questionamentos e respostas, todas on-line, através das mensagens trocadas pela lista. È um processo que envolve múltiplas interações no sentido de  entender o que o outro sugere, refletir, propor desafios e construir respostas colaborativamente. É muito impressionante ver um trabalho tão grande que surge sem que haja reunião presencial e que funciona como se houvesse. As trocas de idéias, as discordâncias e, depois, concordâncias, utilizam-se do virtual para virem à “baila”, fato que exige esforço pessoal e empenho colaborativo de cada um dos membros envolvidos.

As decisões  são tomadas coletivamente, por votação direta, apoiada por dispositivos digitais de controle (ferramenta do Yahoo), com total abertura, aberta a todos os membros do grupo. Uma das primeiras decisões do grupo foi, por eleição direta, a escolha do nome da publicação: Revista Digital Art&.

 

V- Comunicação, interatividade e interação: um caminho a percorrer

Espera- se para o futuro da revista, trabalhar mais diretamente com projetos voltados para a formação de educadores como por exemplo, construir um fórum virtual mais ampliado, talvez um “chat” para discussão de assuntos específicos de cada um dos números. Citando como exemplo, um debate de artigo onde haja a presença do autor no chat.

A Revista Digital Art& é um sonho que se tornou possível graças às possibilidades de comunicação e interação proporcionadas pela Internet. reforçando a idéia e as palavras de Simon (2000) de que basicamente todas as atividades na rede devenvolvem-se em torno de alguma comunidade virtual.


Notas:

i Sobre o Projeto Arte-Educar, pode-se conhecer mais em: SAMPAIO RALHA, J.L..F. e SCHULTZE, A.M. “O projeto Arte-Educar: Uma possibilidade de capacitação tecnológica e artística de professores de arte”. Anais do 4º CONED. São Paulo, 2002; SAMPAIO-RALHA, J.L.F. “Uso de lista de discussão como ferramenta de autoria coletiva de trabalhos: perspectiva de participante”. Atas do I Encontro EAD - SENAC RIO & UNICAMP Perspectivas e Reflexões. Rio de Janeiro:SENAC-RIO/UNICAMP, 2002; SAMPAIO-RALHA, J.L.F. (Et.Alii.) "The Cultural and Technical Diversity in Art Education Through Internet: Projeto Arte-Educar". Anais do 31º Congresso Internacional de Ensino de Arte - InSEA 2002. New York:InSEA, 2003. CD ROM; SAMPAIO-RALHA, J.L.F. & SCHULTZE, A.M. "Projeto Arte-Educar: Uma possibilidade de capacitação tecnológica e artística de Professores de arte" – Anais da Mostra de Tecnologia da UNESP. 28 a 30/10/2002. São Paulo:UNESP, 2002. CD-ROM; e website da lista em http://br.groups.yahoo.com/group/arte-educar/

ii http://groups.yahoo.com/group/revista-de-arte/messages/1


Referências

ALMEIDA, M.E.B.Educação a distância na internet> abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa. Revista da faculdade de educação da USP.São Paulo: FEUSP, V.29numero 2, jul/dez 2003, p327-340, 2003.

BARBOSA, Ana Mae. Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo. Artigo publicado na Revista Digital Art& ,2003. Disponível em : <http://www.revista.art.br/artigos.htm>. Acesso em: 14 de maio de 2004.

COELHO, Maria Inês de Matos. “Muito mais que ‘apontar’ e ‘clicar o mouse’: Promovendo educação a distância on-line em comunidade de aprendizagem colaborativa”. Disponível em: <http://netserv.em.com.br/teiaweb/iaoartigo.htm>. Acesso em 29 de abril de 2001.

HABERMAS, J. The Theory of Communicative Action. Vol. I. Reason and the Rationalization of Society. Boston: Beacon Press, 1984.

PAREYSON, L. Os problemas da estética. São Paulo:Martins Fontes, 1997. p. 122.

RHEINGOLD, Howard. The Virtual Community: Homesteading at the Electronic Frontier, 1993. Disponível em: < http://www.rheingold.com/vc/book/>. Acesso em: 3 de dezembro de 1999.

Revista Digital ART& . Disponível em: <http://www.revista.art.br>

ROJO, Alejandra.Participation in Scholarly Electronic Forums. Tese de Doutoramento pela University of Toronto, 1995. Disponível em: <http://www.oise.on.ca/~arojo/tabcont.html>.Acesso em: 5 de janeiro de 2000.

SAMPAIO-RALHA, J.L.F; PRATA-LINHARES, M.M. “Novas Tecnologias e o Professor de Educação Artística – Realidade Brasileira”. Actas da Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/INTERNET 2003. Algarve, Portugal - Novembro, 8 - 9, 2003. Organizado por – IADIS - International Association for Development of the Information Society. PP.283-284. CD ROM. ISBN: 972-98947-2-8

SAMPAIO RALHA, Jurema L. F. e SCHULTZE, Ana Maria.O projeto Arte-Educar: uma possibilidade de capacitação tecnológica e artística de professores de arte. Pôster. Anais do 4º CONED. São Paulo, 2002.

SIMON, Imre. O Impacto das redes: estudos de Informação e Comunicação (EdIC).  Disponível em: <http://www.usp.br/iea/infocom.html>. Acessado em: 20 de dezembro de 2000.

SOUZA, Renato Rocha. Aprendizagem colaborativa em comunidades virtuais. Dissertação de Mestrado.  Disponível em: <http://www.sea.pucminas.br/html/Disciplinas/SlidesIF/Dissertacao/>. Acesso em: 1 de março de 2001.