A educação a distância na área de administração hospitalar

 

Maria Isabel Porazza Mendes
SENAC São Paulo
Gerência de Educação a Distância
maria.ipmendes@sp.senac.br

 

B4
Tema: Planejamento, Elaboração e Avaliação de materiais didáticos para Educação a Distância
Categoria: curso de Extensão Universitária


Resumo
Com o surgimento da Portaria nº 2225 do Ministério da Saúde em dezembro de 2002 e que fez emergir a necessidade rápida de atualização de profissionais desta área, criou-se o projeto de extensão acadêmica de aperfeiçoamento em Administração Hospitalar, totalmente ministrado a distância, pela Gerência de Educação a Distância do SENAC São Paulo e Faculdade de Educação em Saúde. O curso, que foi elaborado através de várias estratégias de aprendizagem de e-learning especialmente criadas para este projeto, buscou favorecer e contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias pedagógicas e novos modelos e processos de trabalho na área de saúde. Esta iniciativa teve ainda o propósito de permitir que profissionais cumprissem as exigências da Portaria acima, em curto espaço de tempo e de atingir os mais distantes municípios brasileiros.
Este trabalho tem como objetivo descrever esse projeto que encontra-se em andamento, mas que já oferece vários resultados que merecem ser analisados e discutidos em espaços acadêmicos e de divulgação de educação a distância
.

Palavras-chave:
educação à distância em saúde, ambientes virtuais de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, jogos em EAD.

 


1. Introdução

O Senac é uma instituição educacional de caráter privado voltada para a capacitação de pessoas e para o desenvolvimento de organizações no setor do comércio e serviços. A Gerência de Educação a Distância do SENAC São Paulo e a Faculdade de Educação em Saúde têm como propósito aprimorar continuamente as competências das pessoas e organizações para a sociedade do conhecimento, através do uso de modernas tecnologias educacionais de forma a propiciar aprendizagem com autonomia e o exercício responsável da cidadania.

Este programa, que será aqui brevemente descrito, inicia-se com a publicação da Portaria nº 2225 publicada em dezembro de 2002, pelo Ministério da Saúde, que estabeleceu algumas exigências mínimas para a estruturação técnica e administrativa das direções dos hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde. Mais especificamente, ela determina que os profissionais que exercem cargos de direção em hospitais acrescentem competências sobre gestão hospitalar com a realização de um curso na área de administração hospitalar. A carga horária mínima deste curso deve ser de 180 horas.

A iniciativa do Senac São Paulo organizando um curso que atendesse às necessidades específicas deste público estava também alinhada às dificuldades destes profissionais para o cumprimento das exigências desta Portaria e que poderiam impossibilitá-los de realizar este aperfeiçoamento profissional. Muitos profissionais não tinham tempo para a realização de cursos com horários e locais fixos. Além disso, muitos deles estão afastados de grandes centros urbanos e não encontrariam este curso em suas localidades.

Foi dentro deste cenário que o Senac São Paulo organizou um curso à distância de aperfeiçoamento em Administração Hospitalar. Por conta de sua carga horária, isto é 180 horas, este curso tornou-se de extensão acadêmica.

 

2. Desenvolvimento

Uma vez criada esta necessidade de capacitação pela instituição da Portaria acima citada, a Gerência de Educação a Distância do SENAC São Paulo em conjunto com a Faculdade de Educação em Saúde, com suas equipes especializadas, uma no âmbito da Educação à Distância e a outra na área de Educação em Saúde, planejou e construiu um programa de 180 horas que pudesse atender as necessidades de diretores e administradores. O objetivo principal era desenvolver as competências necessárias para a realização da gestão em ambientes hospitalares. Sendo assim, o curso procurou desenvolver um conjunto de tópicos sobre os processos organizacionais na área de saúde, além de aperfeiçoar e adequar os conhecimentos já existentes, no sentido de atender às exigências de produtividade e competitividade nos ambientes hospitalares.

Esses conteúdos específicos foram desenvolvidos por vários profissionais com grande experiência em diversas áreas de Saúde, e mais especificamente de administração hospitalar. Assim pudemos contar com a vasta experiência e conhecimento acumulados de profissionais de setores da área de saúde para o trabalho de construção deste curso juntamente com outra equipe especializada em e-learning. Os diversos conteúdos que compunham este curso foram organizados em sistemas de aprendizagem eficientes e estruturados para que pudessem atender os objetivos já acima, que envolvem a gestão de ambientes hospitalares.

 

3. Metodologia

A metodologia de e-learning utilizada pelo SENAC São Paulo para o desenvolvimento deste curso teve como base alguns aspectos educacionais importantes centrados em processos dinâmicos e participativos de aprendizagem que estão logicamente alinhados com a filosofia pedagógica do Senac São Paulo.

A valorização do conhecimento prévio de cada participante, e de sua prática profissional foram considerados como aspectos de bastante relevância e por isso, quase todas atividades iniciavam com questionamentos sobre as opiniões do grupo em relação ao tema da semana. Essa prática permitiu que os participantes iniciassem temas muitas vezes densos e complexos de maneira a se sentirem mais à vontade incentivando o sentimento de pertença no grupo. Isso também nos direciona a realização de aprendizagens colaborativas, não necessariamente em grupo, mas principalmente em situações não competitivas.

Outra estratégia de aprendizagem bastante utilizada neste projeto teve como propósito a valorização e o desenvolvimento de jogos e atividades lúdicas que pudessem envolver os participantes em situações fictícias, mas baseadas na realidade. Com estas atividades os participantes refletiam e apresentavam propostas de ação que sempre eram trabalhadas em grupos de discussão juntamente com o tutor e com os demais colegas. Formavam então, a partir dessas atividades colaborativas, um vínculo de aprendizagem e podiam ter um leque bem mais expandido sobre as questões levantadas pelo tutor referentes ao tema do módulo. Estes materiais, desenvolvidos especialmente para este curso, tinham como propósito apresentar aos participantes situações de conflito onde eles eram solicitados a assumirem os papéis dos protagonistas para encontrar soluções mais adequadas.

Ainda que com todas as dificuldades de participação de grupos online, essa prática nos encaminha à possibilidade de olharmos um mesmo problema sob diferentes pontos de vista, permitindo ainda a negociação e a troca de conhecimento, uma vez que nem todos apresentam as mesmas soluções mas devem encontrar um consenso para dar continuidade às tarefas.

Os participantes puderam perceber suas responsabilidades dentro do grupo e na contribuição de suas opiniões como forma de uma interdependência positiva. Essa solicitação constante de participação e de valorização das idéias divergentes e convergentes permitiu que os grupos entendessem os aspectos metafóricos que se alojavam nas atividades em relação à própria atuação deste profissional, que necessita, numa dimensão ética, desenvolver um pensamento crítico e construtivo sobre a multiplicidade dos processos de gestão hospitalar.

Não poderíamos deixar de incluir neste projeto a preocupação com a arquitetura e design. Estas preocupações com o visual do curso é um dos elementos importantes em que se apóiam os cursos do Senac São Paulo, uma vez que, um ambiente agradável poderá ser um estímulo para a participação e o envolvimento dos alunos. Além disso, o ambiente deve responder aos princípios pedagógicos sob o qual o curso está estruturado o que favorecerá ao crescimento individual e coletivo.

Para atender a estas preocupações, foram estudadas várias possibilidades destas características serem desenvolvidas e optamos por um visual agradável e leve que fizesse, inclusive, uma contraposição aos ambientes freqüentemente ocupados pelos profissionais dessa área.

O curso inteiro é acompanhado por vários tutores e esse atendimento contínuo serve como balizador e incentivador das discussões e da realização das tarefas que foram organizadas para favorecer a construção do conhecimento. Entendemos que seja fundamental a participação do tutor, não como centralizador das idéias e discussões, mas como organizador e formulador de perguntas que estimulem a autonomia e iniciativa dos participantes e que incentivem o diálogo e a colaboração de todos.

Alguns dos aspectos que sustentam este projeto, a saber, a arquitetura, os jogos de cenário e a comunicação escrita, transformam-se em princípios importantes para a realização de espaços virtuais de aprendizagem numa perspectiva sócio-cultural e colaborativa. É no contexto destas discussões que procuramos desenvolver este curso.

 

4. Resultados

Estamos ao término da 1ª turma e já podemos inferir no sucesso e atendimento de nossos objetivos iniciais. O programa, através do e-learning, atingiu vários profissionais que, por estarem em regiões afastadas de grandes centros urbanos acabam não tendo a chance de realizarem cursos desta natureza. Além disso, os aspectos que sustentam este programa, a saber, a arquitetura e o design, os jogos e a comunicação escrita, fundamentalmente realizada a partir das discussões virtuais transformam-se mais uma vez em princípios importantes para a realização de espaços virtuais de aprendizagem numa perspectiva sócio-cultural e colaborativa.

 


5. Referências Bibliográficas

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