Projeto de formação de competências para o trabalho com processos educativos virtuais no curso de pedagogia do centro UNISAL-SP

Abril/2004

 

Profª Drª Rita Maria L. Tarcia
Membro do NEAD – Núcleo de Educação a Distância e Coordenadora do Curso de Pedagogia da U.E. de São Paulo do Centro UNISAL – ritamaria@st.unisal.br

 

Tema: A – Formação de Profissionais para Educação a distância
Categoria: Educação Unversitária

Resumo
O presente trabalho apresenta e discute a experiência da disciplina Tecnologias em Educação:projetos do Curso de Pedagogia do Centro UNISAL –SP. O objetivo da disciplina é de criar condições de aprendizagem para que o aluno desenvolva a competência pedagógica para o uso das novas tecnologias, articulando a competência tecnológica a partir da experiência prática de construção de projetos e produtos tecnológicos, de modo a relacionar conhecimentos da área de informática com conhecimentos da área de educação. Considera-se a necessidade de os alunos refletirem acerca das mudanças do papel do educador frente ás exigências das novas tecnologias e aos desafios do contexto atual, de modo a produzir mudanças significativas na sua prática pedagógica e, conseqüentemente no panorama educacional brasileiro tanto no que se refere á modalidade presencial como na modalidade a distância.

Palavras-chave:
competências – processos virtuais de aprendizagem – Curso de Pedagogia

 


Abstract
This work presents and discusses the experience of the discipline Technologies in Education, projetc of the Education Course of the UNISAL-SP Center. The discipline’s objective is to create learning conditions for the student to develop educational abilitiy for the use of the new technologies, using the practical experience of prjects and products construction in a way to relate knowledgements of computer sciences and knowledgements of education. We consider the student’s necessity of reflecting about the changes in the educator’s role, facing the demands of the new technologies and the chalanges of the actual context, in a way to produce significant changes in his educational experience and consequently in the brazilian educational panorama, so in the presential modality as in the virtual modality.

Key words:
abilities – virtual processes of learning – Education Course

 


Análise da formação do Pedagogo

Identifica-se muitos cursos de Pedagogia que se organizam a partir de uma perspectiva clássica, priorizando a reflexão teórica do panorama educacional e objetivando a formação do professor, do supervisor educacional, do administrador escolar ou do orientador educacional, todos profissionais capacitados para atuarem no sistema formal de ensino. Alguns cursos que já incluíram no seu currículo disciplinas de Tecnologia educacional, discutem a inserção dessas no contexto da sala de aula ou da escola.

O curso de Pedagogia em questão difere do quadro apresentado na medida em que seu Projeto Político Pedagógico prioriza a formação do professor pesquisador e do profissional da área de Educação capacitado para atuar em diferentes espaços educativos, inclusive o virtual. O eixo de pesquisa se configura do primeiro ao quarto ano, os estágios supervisionados e o trabalho de diferentes disciplinas se organizam por meio de projetos de intervenção sócio-pedagógica possibilitando ao aluno o desenvolvimento da relação teoria e prática ao longo de todo o curso. Acredita-se que “qualquer reflexão sobre o futuro dos sistemas de educação e de formação na cibercultura deve ser fundada em uma análise prévia da mutação contemporânea da relação com o saber.“ (Lévy, 1999)

Nesse contexto, a disciplina de Tecnologia em Educação: projetos propõe a realização de cursos de curta duração na modalidade a distância, objetivando a formação de competências para essa modalidade de ensino.

O objetivo geral da disciplina é de criar condições de aprendizagem para que o aluno desenvolva projetos e produtos tecnológicos, articulando conhecimentos da área de informática com conhecimentos da área de educação. Para tanto, o trabalho pedagógico baseia-se na identificação e reflexão acerca da mudança do perfil e do papel do professor frente às TIC´s e no desenvolvimento da competência pedagógica para o uso das novas tecnologia garantindo ao pedagogo conhecimentos da área tecnológica, de modo a definir um perfil profissional diferenciado e coerente com as exigências atuais.

Considerando que a disciplina é oferecida no último ano do curso, acredita-se que o aluno já possui toda a base teórico-pedagógica necessária para planejar um curso, assim como os referenciais básicos dos princípios e abordagens do ensino. Portanto, o trabalho reside no estudo e aplicabilidade dos fundamentos da educação e das práticas educativas relacionadas com os processos virtuais de modo a criar um saber diferenciado, ainda na formação inicial do pedagogo.

Para que o objetivo seja alcançado e os saberes das áreas em questão sejam respeitados, a disciplina é ministrada por dois professores, sendo um da área de educação e o outro com formação específica na área tecnológica. Os docentes ministram as aulas de maneira conjunta, favorecendo o diálogo entre as duas áreas centrais do projeto e a articulação entre os diferentes saberes. O desafio da educação a distância “exige planejamento, equipe pedagógica competente e multidisciplinar e a aprendizagem de metodologias e utilização de tecnologias ainda pouco conhecidas.” (Moran, 2003)

 

1 Descrição do Projeto

Os alunos desenvolverão planejar e implantar cursos de curta duração na modalidade a distância, construindo um site e aproveitando o conteúdo de diferentes disciplinas do Curso de Pedagogia para modelagem do produto tecnológico.

Os cursos estarão centrados na proposta pedagógica salesiana e na prática da comunidade educativa no que diz respeito á atuação social e serão disponibilizados para as Obras Sociais da Inspetoria da qual o Centro UNISAL faz parte. A escolha da temática central dos cursos se justifica pelo fato de muitos alunos serem trabalhadores das referidas obras e pelo fato dos princípios da proposta salesiana estarem presentes no Projeto Político Pedagógico do Curso.

Considerando que o profissional egresso tem maiores possibilidades de ingresso na rede pública de ensino e em espaços alternativos de educação não formal, o ambiente TelEduc foi escolhido por ser um software livre, possibilitar o desenvolvimento de práticas de pesquisa e a realização de cursos nas diversas áreas do conhecimento e “porque o conjunto de funcionalidades disponível na versão atual foi implementado de acordo com necessidades, tanto tecnológicas como metodológicas, relatadas pelo usuários”. (Rocha, 2003)

Os cursos serão modelados durante as aulas possibilitando a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências por meio da relação teoria e prática.

O processo de tomada de decisão chamado de planejamento será vivenciado pelos alunos em um contexto diferente. O plano de ensino deve ser “eficiente, incluindo tópicos para discussão, expectativas de participação e formas de avaliar a aula” (PallFF & Pratt, 2002)

O conteúdo formal e específico da disciplina é discutido paralelamente ao trabalho prático, gerando maior motivação uma vez que a aplicabilidade da teoria é imediata e as discussões são centradas em dados e observações concretas de produção. Essa proposta encontra fundamento na visão de Pierre Lévy quando defende a idéia de que “cada avanço da cultura é precioso porque amplia o espaço das formas. A humanidade se educa na escola dos inventores culturais segundo o mesmo processo de abertura do espírito da educação das pessoas. É o mesmo gesto de expansão da consciência, de aprendizagem, de conquista de novos territórios para a experiência. Desde que o espaço foi aberto na cultura, ele pode ser explorado pelas pessoas”. ( Lévy, 2001)

O cronograma da disciplina prevê para o primeiro semestre o desenvolvimento do conteúdo relacionado à produção dos cursos e de produtos tecnológicos e no segundo semestre centraliza o programa nos aspectos de implantação do curso e de aprendizagem, tais como: tutoria, comunicação e avaliação da aprendizagem, dentre outros.

 

2 Objetivos do Projeto

Os objetivos pedagógicos da disciplina Tecnologia em Educação: projetos e o papel dessa na constituição do curso e na formação do perfil do aluno egresso já foram descritos anteriormente. Destaca-se, que o objetivo do Projeto é o de contribuir com o desenvolvimento da Educação a Distância no Centro UNISAL. Para que esse objetivo seja concretizado, os cursos são desenvolvidos a partir dos princípios teóricos metodológicos do NeaD – Núcleo de Educação a Distância da Instituição, e se configurarão como produtos vinculados às ações internas do Núcleo.

O projeto também contribui com a formação de educadores, trabalhadores e voluntários das obras sociais salesianas, uma vez que a modalidade a distância e os cursos de curta duração são adequados para o perfil dos colaboradores e poderão agregar valor e qualidade ao trabalho que está sendo realizado.

Finalmente, a oferta de cursos nas condições descritas configura-se como uma prática extensionista do Centro Unisal, na medida em que trabalha com a comunidade divulgando os saberes produzidos no curso, interage com os problemas vivenciados pelas obras salesianas e desenvolve pesquisa gerando novos conhecimentos. Identifica-se nesse processo as relações concretas entre o ensino, a pesquisa e a extensão; relações essas que caracterizam e são próprias de uma IES.

 

3 Metodologia de Desenvolvimento

O trabalho será basicamente realizado durante as aulas da disciplina e está dividido em três fases inter-relacionadas.

Inicialmente, a proposta do Projeto será apresentada e discutida com os alunos, assim como os referenciais teóricos serão traçados a partir de uma análise do contexto mundial e do contexto da educação e da instituição escolar. Espera-se que os alunos identifiquem os novos espaços educativos, especificamente o espaço virtual para aprendizagem.

As discussões motivarão o estudo entre os saberes já adquiridos ao longo do curso e a modalidade a distância, destacando a visão pedagógica na produção de produtos virtuais e tecnológicos.

No segundo momento, as aulas terão uma característica híbrida com trabalhos em grupos realizados na sala de aula e no Laboratório de Informática. Nessa fase, os alunos organizar-se-ão em grupos e cada grupo definirá o plano central do Curso a ser desenvolvido. O conteúdo e as discussões serão organizados a partir da necessidade de produção. Nos grupos, os alunos assumirão funções e responsabilidades semelhantes às das equipes multidisciplinares de modo a garantir um melhor gerenciamento do processo geral de produção de doze cursos e garantir a competência de realização de um trabalho em grupo de forma produtiva e dialógica.

Ainda nessa fase, depois de elaborar o plano geral e explorar a ferramenta TelEduc, os grupos iniciam o planejamento das unidades de ensino de cada curso. A produção de cada unidade é realizada seqüencialmente, assim como sua implantação na plataforma. As ferramentas do TelEduc são discutidas com os alunos considerando as questões tecnológicas e principalmente seu papel pedagógico no processo, focando continuamente os objetivos da unidade e do curso e as condições virtuais para que a aprendizagem ocorra. A partir desse princípio, os grupos são livres para selecionar as ferramentas e os recursos desde que garantida a coerência com o projeto pedagógico do curso em desenvolvimento.

Finalmente, na terceira fase do projeto os cursos estarão em fase de finalização e inicia-se a discussão referente às questões pedagógicas de implantação e mediação dos cursos. Diante do produto, as reflexões são mais significativas, possibilitando uma aprendizagem mais significativa por parte dos futuros pedagogos. Nesse momento, o papel da tutoria, as mediações nos chats e fóruns, o uso das mídias, o gerenciamento de turmas simultâneas e os processos de avaliação são temas relevantes cujo questionamento e investigação poderão ser realizados de maneira concreta de modo a conter revelações que contribuirão para um diferencial no perfil profissional dos alunos e para o estudo do tema em questão. Espera-se contribuir com novos referencias e concepções próprias da Ead, distanciando-se da transferência de concepções pedagógicas das práticas presencias.

Destaca-se, ainda, que a terceira fase também será utilizada para a realização de testes e melhorias no produto final.

 

4 Resultados Esperados

Considerando os objetivos previstos, espera-se formar um pedagogo com um perfil mais adequado para enfrentar os desafios da realidade atual e das TIC`s, e que seja capaz de, a partir da visão de pesquisador, participar de equipes multidisciplinares de forma contributiva, construir novos conhecimentos, contribuir com o desenvolvimento da educação a distância, considerando os aspectos pedagógicos, a visão de mundo e de homem presentes em tais processos. Finalmente, que esse profissional realize uma análise crítico-reflexiva do contexto de modo a gerir processos educativos virtuais com qualidade e visão pedagógica.

Com o término do ano letivo e com, em média, doze cursos prontos, espera-se criar um espaço profissional para os alunos que poderão continuar na Instituição como tutores dos cursos que serão oferecidos, inicialmente, às Obras Salesianas.

 

5 Considerações Finais

Segundo Mizukami, “há várias formas de se conceber o fenômeno educativo. Por sua natureza, não é uma realidade acabada que se dá a conhecer de forma única e precisa em seus múltiplos aspectos” (1986). A educação a distância é mais uma forma diferenciada de concepção do fenômeno educativo e por isso a pesquisa para compreensão desse processo e a definição de princípios deve ser realizada inclusive nos espaços de formação do profissional da área de Educação.

A virtualidade é uma variável que interfere no fenômeno educativo e merece ser discutida de modo a favorecer o desenvolvimento de cursos e processos de aprendizagem a distância com qualidade, com objetivos relevantes, conteúdos atualizados e recursos e estratégias coerentes, de modo a criar uma articulação entre os elementos constitutivos do processo e assim definir as condições necessárias para uma aprendizagem efetiva.

Identifica-se uma mudança de paradigmas que conseqüentemente também modifica a concepção de mundo. “Guiados por um novo paradigma, os cientistas adotam novos instrumentos e orientam seu olhar para novas direções” (Kuhn,1998) é nessa perspectiva que os alunos do Curso de Pedagogia do Centro UNISAL, U.E. de São Paulo, assumem sua formação como professores pesquisadores, trabalham efetivamente com uma nova concepção do fenômeno educativo de modo a produzir novos conhecimentos a partir da compreensão da realidade, sendo essa a contribuição concreta desses educadores para a Educação a Distância.

 


6 Referências

JUN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998, p.145.

LÉVY, Pierre Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p.157.

__________ A conexão planetária o mercado,o ciberespaço, a consciência. Ed. 34, 2001, p.154.

MIZUKAMI, Maria da Graça N. Ensino: abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986, p. 1.

MORAN, José Manuel “Contribuições para uma pedagogia da educação online” In: In SILVA, Marco Educação on line. São Paulo: Loyola, 2003, p. 42.

PALLOFF, Rena & PRATT, Keith Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Proto Alegre: Artmed, 2002, p.116.

ROCHA, Heloísa Vieira de “ TelEduc: software livre para educação a distância” . In SILVA, Marco Educação on line. São Paulo: Loyola, 2003, p.392.