ELABORAÇÃO E ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM CURSO SEMIPRESENCIAL DE ESTATÍSTICA APLICADA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Matheus
Rodrigues de Oliveira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto
matoliveira@yahoo.com.br
Amanda
Ribeiro Vieira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto
amandaribeiro@yahoo.com
Adriana
Backx Noronha Viana
Faculdade
de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto
backx@usp.br
O ensino semipresencial é uma
modalidade de ensino que conjuga atividades presenciais obrigatórias a outras
formas de orientação pedagógica que podem ser realizadas sem a presença física
do aluno em sala de aula, utilizando recursos didáticos com suporte da
informática, de material impresso e/ou de outros meios de comunicação.
No contexto de um curso de graduação, disciplinas que
envolvam atividades semipresenciais consistem no aumento da responsabilidade do
aluno mediante a sua própria aprendizagem, podendo este estudar no momento mais
adequado à sua condição de tempo, bem como rever o conteúdo, exercícios e
testes, quantas vezes quiser.
Para tanto, buscou-se neste trabalho o planejamento
do ensino semipresencial da disciplina de Estatística aplicada à Administração
para o curso de graduação em Administração, utilizando a plataforma WebCT (Web
Course Tools. O desenvolvimento do trabalho foi dividido em duas partes:
desenvolvimento do curso e avaliação da contribuição do modelo (ensino
semipresencial). A primeira etapa consistiu em estudar formas/processos a serem
utilizados no desenvolvimento do curso. A segunda parte consiste na avaliação
do método proposto junto aos alunos de graduação.
Palavras-chave: Ensino Semipresencial, Plataforma WebCT,
Estatística aplicada a Administração.
Para MORAN (2002a), a Internet está explodindo como a
mídia mais promissora desde a implantação da televisão. Tem recebido muita
atenção em virtude do crescimento exponencial do número de usuários. Contudo é
difícil estimar o número exato, uma vez que, vários usuários podem utilizar um
mesmo endereço eletrônico e um mesmo código (LANGHI, 1998).
Para a educação, a Internet pode ser considerada a
mais completa, abrangente e complexa ferramenta de aprendizado do mundo.
Pode-se, através dela, localizar fontes de informação que, virtualmente, nos
habilitam a estudar diferentes áreas do conhecimento. Esta ferramenta tem
atingido cada vez mais o sistema educacional e as escolas. As redes são
utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da escola, bem como
para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas realidades, culturas
diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio e aprendizado
colaborativo (GARCIA, 2002).
Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional. O professor não é o "informador", o que centraliza a informação. A informação está em inúmeros bancos de dados, em revistas, livros, textos, endereços de todo o mundo. O professor é o coordenador do processo, o responsável na sala de aula. Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motivá-los para a importância da matéria, mostrando entusiasmo, ligação da matéria com os interesses dos alunos, com a totalidade da habilitação escolhida (MORAN, 2002a).
Ensinar na e com a Internet atinge resultados
significativos quando está integrada em um contexto estrutural de mudança do
ensino-aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de
comunicação abertos, de participação interpessoal e grupal efetivos. Caso
contrário, a Internet será uma tecnologia a mais, que reforçará as formas
tradicionais de ensino. A Internet não modifica, sozinha, o processo de ensinar
e aprender, mas depende essa mudança da atitude básica pessoal diante da vida,
do mundo, de si mesmo e do outro e das atitudes fundamentais das instituições
escolares (MORAN, 2002a).
Segundo GARCIA (2002), o uso pedagógico das redes
oferece a alunos e professores, a chance de poder esclarecer suas dúvidas à
distância, promovendo ainda, o estudo em grupo com estudantes separados
geograficamente, permitindo-lhes a discussão de temas do mesmo interesse.
Mediante esta tecnologia, o aluno sairá de seu isolamento, enriquecendo seu
conhecimento de forma individual ou grupal. Poderá fazer perguntas, manifestar
idéias e opiniões, fazer uma leitura de mundo mais global, assumir a palavra,
confrontar idéias e pensamentos e, definitivamente, a sala de aula não ficará
mais confinada a quatro paredes. Isto quer dizer que o uso desta tecnologia
poderá criar uma nova dinâmica pedagógica interativa, que se inserida num
projeto pedagógico sólido, sem dúvida, contribuirá e muito para a formação
moderna dos alunos.
Neste trabalho, o estudo realizado trata desta nova
realidade do ensino, a utilização de instrumentos que contribuem para a
melhoria do ensino através da Internet. Em particular a utilização da
ferramenta WebCT (Web Course Tools) como plataforma de um curso semipresencial
de estatística para o curso de graduação em Administração.
A FEA, Campus Ribeirão Preto (Faculdade de
Economia e Administração de Ribeirão Preto) da USP (Universidade de São Paulo)
oferece os cursos de graduação no período noturno. Os alunos destes cursos muitas
vezes trabalham durante o dia e estudam a noite. Percebe-se que a atenção dos
alunos nas aulas não é a mesma de cursos diurnos em decorrência de vários
fatores como: um dia estressante no trabalho, cansaço, eventos (geralmente
acontecem à noite) etc, podendo o rendimento dos mesmos ser prejudicado devido
a esses fatores.
Um exemplo seria o curso de Estatística ministrado aos alunos do curso de Administração. Devido ao seu alto nível de dificuldade, a disciplina de Estatística apresenta algumas particularidades. Há alunos que possuem mais afinidade com a matéria (maior facilidade), porém grande parte necessita de uma atenção mais específica. Estes principalmente, por fatores já citados acima, às vezes não estão aptos a assistir a aula naquele momento.
Se os alunos tivessem a viabilidade de programar os
seus próprios horários de estudos, com uma carga horária pré-definida, mas sem
um horário preestabelecido, provavelmente o rendimento destes poderia ser
melhorado.
WebCT (Web Course Tools) é um programa para criação
de ambientes educacionais na World Wide Web e foi desenvolvido pela University
of British Columbia. Este possibilita colocar textos, sons, imagens; enviar e
receber mensagens. Ele possui também um conjunto de ferramentas de comunicação,
que permite fazer discussões à distância ao mesmo tempo em salas de bate-papo
(chats) ou em um lugar, chamado fórum, onde as mensagens vão se organizando por
assuntos ou por grupos e que podem ser escritas e acessadas por alunos e
professores a qualquer momento (MORAN, 2002b).
O programa permite também o gerenciamento do curso à
distância: cadastrar os alunos, acompanhá-los em cada etapa, ver se estão
participando adequadamente do curso, que materiais estão sendo mais ou menos
acessados etc. Além disso, tal plataforma pode ser utilizada para flexibilizar
um curso presencial ou gerenciar um curso à distância (MORAN, 2002b).
De modo geral, o WebCT é fácil de usar, pois tem
grande semelhança com sites da Internet. Esta ferramenta está presente em mais
de 60 países, utilizada por mais de 11 milhões de estudantes e 2200
instituições, sendo adotada pelas principais universidades do mundo.
Ensino semipresencial é uma modalidade de ensino que
conjuga atividades presenciais obrigatórias a outras formas de orientação
pedagógica que podem ser realizadas sem a presença física do aluno em sala de
aula, utilizando recursos didáticos com suporte da informática, de material
impresso e/ou de outros meios de comunicação.
Segundo MORAN (2002b), ensinar e aprender, hoje, não
se limita ao trabalho dentro da sala de aula. Implica em modificar o que
fazemos dentro e fora dela, no presencial e no virtual, organizar ações de
pesquisa e de comunicação que possibilitem continuar aprendendo em ambientes
virtuais, acessando páginas na Internet, pesquisando textos, recebendo e
enviando novas mensagens, discutindo questões em fóruns ou em salas de aula
virtuais, divulgando pesquisas e projetos.
Através do ensino semipresencial, o aluno torna-se
mais responsável por seu aprendizado, uma vez que decide a hora de estudar e o
que estudar, fazendo com que o aluno aprenda a aprender.
Para obtenção de êxito nesta modalidade de ensino, há
necessidade de uma ferramenta de auxílio para administrar o contato com os
alunos e disponibilizar conteúdos para estudo, tais como textos e
transparências de aula. Contudo, antes de disponibilizar o conteúdo de um
curso, é necessário um planejamento adequado e uma análise criteriosa do
material a ser utilizado e das
atividades a serem desenvolvidas.
O desenvolvimento do trabalho proposto envolve os seguintes tópicos:
- Definição dos conteúdos a serem abordados nas disciplinas em estudo
- Planejamento das ferramentas do WebCT a serem utilizadas
- Desenvolvimento dos conteúdos a serem disponibilizados
- Planejamento das Atividades dos Alunos
- Planejamento das Atividades do Instrutor
Algumas destas atividades já foram desenvolvidas e outras se encontram em fase de desenvolvimento, conforme apresentado a seguir.
4.1. Definição
dos Conteúdos Abordados
No curso de graduação em Administração do curso estudado, existem três disciplinas de estatística obrigatórias:
- Estatística Básica;
- Estatística Aplicada à Administração I;
- Estatística Aplicada à Administração II.
O curso escolhido para desenvolvimento do projeto é o de Estatística Aplicada à Administração I. Este apresenta basicamente o seguinte conteúdo:
- Teste de Hipótese;
- Análise de Variância;
- Regressão e Correlação.
A escolha do curso decorre principalmente por este apresentar o maior nível de dificuldade entre os alunos de graduação em Administração. O objetivo é minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos ao implantarmos o curso como semipresencial. O conteúdo será mais bem detalhado e o aluno poderá estudar na hora em que julgar necessário e conveniente.
4.2.
Planejamento das Ferramentas do WebCT a serem utilizadas
Nesta etapa os objetivos consistem em definir como, em que momento e de que forma cada ferramenta poderá ser utilizada.
A Figura 1 apresenta os ícones que foram preparados para disponibilizar esses recursos na disciplina de Estatística Aplicada à Administração I. Para cada item foi feito (ou está sendo feito) um planejamento de como, em que momento e de que forma é (ou será) feita a sua utilização.
Figura 1 - Página de acesso a um curso que utiliza o WebCT.
-
Programa
da Disciplina: Conteúdo
da disciplina, explicitando como serão realizadas as avaliações bem como o
Cronograma geral do curso;
-
Conteúdo: Contém textos para estudo; as
transparências de sala de aula, exercícios sobre a matéria e explicações de
como utilizar a ferramenta estatística SPSS para cada item estudado;
-
Agenda: Apresentação das datas de atividades
pertinentes ao curso, tais como, provas, datas máximas para envio de trabalhos,
encontros on-line etc;
-
Fórum: Espaço para discussões sobre a matéria;
os alunos colocam (em forma de pergunta) as dúvidas à respeito da matéria;
todos os alunos têm acesso às dúvidas, podendo estas serem respondidas pelos
próprios alunos ou pelo professor e/ou instrutor;
-
Notas: O aluno tem acesso a notas obtidas nas
atividades desenvolvidas durante o curso; o interessante deste item é que o
aluno tem acesso somente à sua nota;
-
Trabalho
dos Módulos: Neste item é
possível o aluno enviar/apresentar trabalhos em grupos ou individuais;
-
Avaliação
On-Line: Neste item é
possível a inserção de testes para avaliação do aluno - os teste são feitos
on-line e o resultado é automaticamente enviado para o professor/instrutor;
-
Ferramentas
de Auxílio ao Estudo do WebCT: neste item é o aluno ver o último item
que estudou, além disso permite compilar os textos que o aluno deseja
para impressão;
-
E-mail interno: e-mail para comunicação
entre os alunos do curso.
Um dos grandes desafios de qualquer curso à distância
é apresentar o conteúdo de forma clara, corroborando com a auto-aprendizagem do
aluno. Textos escritos ou transcritos exatamente como de um livro, muitas vezes
não acrescenta grandes conteúdos ao aluno, ou ainda torna a tarefa de estudo
através da internet enfadonha e desestimulante. Pode-se observar que esta parte
do trabalho é fundamental para o sucesso do trabalho proposto.
Para cada assunto (ou disciplina) deve-se ter em
mente que a forma de desenvolvimento da apresentação do conteúdo difere. Porém,
de modo geral, a aprendizagem ocorre através de oito eventos, alguns desses
internos e outros externos aos alunos. Os eventos internos são denominados
processos de aprendizagem e os eventos externos são as coisas observáveis, ou
seja, estímulos que atingem o aluno e a sua resposta. Assim, o desenvolvimento
do conteúdo deve considerar as oito fases de aprendizagem, como descrito a
seguir.
As oito fases referem-se a:
·
fase
de motivação - busca
lidar com a motivação por incentivos - descobrir os motivos e colocá-los em
prática é uma das tarefas do professor ao desenvolver o conteúdo;
·
fase
de apreensão -
corresponde o momento em que o aluno presta atenção às partes da estimulação
total relevantes para o propósito da aprendizagem;
·
fase
de aquisição - indica o
momento em que alguma entidade recém – formada entra na memória de breve
duração, para mais tarde transformar-se em um estado persistente na memória de
longa duração;
·
fase
de retenção e de rememoração - processo em que ocorre o armazenamento da memória;
·
fase
de generalização -
corresponde à aplicação do que foi aprendido a novos e diferentes contextos
através da transferência de aprendizagem;
·
fase
do desempenho e de feedback
apresenta o desempenho ocorrido, uma vez que o aluno percebe que atingiu a meta
antecipada, o ciclo de aprendizagem naquele assunto é, então, fechado pelo
reforço.
O desenvolvimento do conteúdo para o curso em questão
tem sido efetuado considerando-se as oito fases apresentadas acima.
A Figura 2 apresenta o conteúdo do Módulo Teste de
Hipótese desenvolvido para a disciplina
Estatística Aplicada à Administração I.
Figura 2 - Página apresentado o Módulo com o conteúdo
Note que este
módulo (Teste de Hipótese) apresenta:
-
Conteúdo:
descrição detalhada da teoria
-
Transparências:
representam os principais tópicos dados na teoria
-
Exercícios
de Teste de Hipótese: questões de múltipla escolha e discursivas sobre o assunto
-
SPSS:
explicações de como fazer e analisar os dados no SPSS (software estatístico).
Com o intuito de realizar explicações sobre a
ferramenta estatística SPSS, utilizamos o software desenvolvido pela Lotus
chamado ScreenCam. Este tem como objetivo demonstrar o seu produto, ensinando
as pessoas como usar através da gravação de um vídeo. Além da imagem, pode-se
adicionar o som da voz. Qualquer pessoa
pode visualizar o vídeo, mesmo que não possua o ScreenCam.
Através deste, gravamos todos os passos que se deve
seguir para fazer e analisar os dados no SPSS. Por exemplo, no módulo Teste de
Hipótese temos a gravação de um vídeo que mostra como utilizar o SPSS. Os
alunos poderão assistir a qualquer momento e aprender como utilizar o software
estatístico.
4.4
Planejamento das Atividades dos Alunos
As atividades dos alunos incluem os exercícios, os
testes de conhecimento, os trabalhos, as reuniões de grupo (presenciais ou
virtuais).
A Figura 4 apresenta um modelo de exercício que pode
ser disponibilizado para os alunos. Através dos exercícios e da avaliação
on-line, o docente pode saber o índice de acertos dos alunos. Está em estudo a
possibilidade de utilização deste tópico como um dos critérios de avaliação dos
discentes. A primeira avaliação já ocorreu. Na figura 5 temos a avaliação
aplicada.
Uma outra atividade utilizada consiste no trabalho em
grupo. Conforme o ícone Trabalho do Módulos, apresentado na Figura 1, os alunos
verificam quais são as diretrizes para efetuarem o trabalho e após um prazo
determinado, este postam o trabalho. Então, os trabalhos são corrigidos no
próprio ambiente de ensino e em seguida um feedback é apresentado aos alunos.
Com base no conteúdo desenvolvido, bem como dos
objetivos do curso, as atividades dos alunos estão sendo mais bem detalhadas e
estudadas.
Figura 3 –
Modelo da Avaliação On-line
4.5.
Planejamento das Atividades do Instrutor
Após o curso pronto, foi necessário o planejamento
das atividades do tutor.
Observe aqui que dois papéis são fundamentais, o do
professor e do instrutor. Logicamente, em algumas situações, poderá ser a mesma
pessoa. Mas em linhas gerais, o professor, considerado como o detentor do
conhecimento, é o maior responsável pelo desenvolvimento do conteúdo, das
atividades pertinentes e supervisão geral do desempenho dos alunos.
Por outro lado, o Instrutor será responsável pelo
acompanhamento do curso, desempenhando as seguintes atividades:
-
atendimento
a consultas/dúvidas (através de e-mail e chat);
-
organização
dos materiais no ambiente WebCT
-
acompanhamento
do desempenho/envolvimento dos alunos;
-
geração
de outros exercícios e disponibilização de gabarito;
-
atualização
da agenda etc.
De modo geral, estas atividades estão relacionadas
com a administração do curso, quando este está sendo utilizado. É importante o
planejamento de tais atividades, evitando possíveis dificuldades, prejudicando
o andamento do curso.
No contexto de um curso de graduação, disciplinas que envolvam atividades semipresenciais consistem no aumento da responsabilidade do aluno mediante a sua própria aprendizagem, podendo este estudar no momento mais adequado à sua condição de tempo, bem como rever o conteúdo, exercícios e testes, quantas vezes quiser.
Alguns resultados principais são esperados:
eficiência do material didático na transmissão das idéias, conceitos e
informações; adequação da tecnologia empregada (plataforma WebCT) para o
processo de ensino-aprendizagem; análise da qualidade do instrumento pedagógico
utilizado em relação à necessidade do aluno; minimizar a dificuldade encontrada
pelos alunos em estudar Estatística.
Avaliações para mensurar os resultados do curso estão sendo
preparadas, sendo que uma destas já foi feita após a 1ª Prova, na metade do
curso. Pediu-se aos alunos para classificar alguns itens utilizados no curso em
péssimo, ruim, regular e ótimo.
Nota-se que a maioria avaliou todos os itens de
regular para bom. Isto mostra a boa aceitação por parte dos alunos da
utilização do WebCT para o curso. A ferramenta fórum obteve algumas desaprovações
pelos alunos devido a sua má utilização, falhas tanto dos alunos que não
expunham suas dúvidas quanto do instrutor do curso que não respondia
rapidamente. A inserção de trabalhos também obteve algumas desaprovações. Não
houve uma explicação clara de como deveriam ser inseridos os trabalhos dos
alunos. Portanto, o intuito é de na próxima turma disponibilizar um manual do
WebCT para o aluno com todas suas ferramentas.
Apesar destes equívocos a aprovação do WebCT foi
muito significativa. Cerca de 85% dos alunos acharam bom ou ótimo a utilização
do WebCT durante o curso, o que mostra a viabilidade do curso semipresencial.
Como dito anteriormente, esta é apenas uma das formas
de avaliação que estão sendo preparadas. Está sendo analisado também o nível de
freqüência dos alunos ao WebCT, para no final do projeto compararmos os alunos
que mais visitaram a página com os que menos visitaram e notar se o
aproveitamento do curso foi o mesmo.
"Temos poucos profissionais capacitados para
preparar e gerenciar cursos flexíveis semipresenciais e de educação à
distância. É uma área de grande futuro, mas ainda estamos aprendendo fazendo,
experimentando, pesquisando." (MORAN, 2002b).
“O processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.” (MORAN, 2002c).
GARCIA, Paulo Sérgio. A Internet como nova
mídia na Educação. [on-line]. Disponível em: http://geocities.com/Athens/Delphi/2361/intmid.htm.
Acesso em: 20 abr. 2002.
LANGHI, Celi. Educação a Distância através
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em programas de capacitação, treinamento e aprendizagem a distância. São Paulo,
1998. 165p.Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade de
São Paulo.
MORAN, José Manuel. Como Utilizar a
Internet na Educação. [on-line]. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm.
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MORAN, José Manuel. Educação inovadora presencial e a distância. [on-line]: Disponível
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MORAN, José Manuel. O que é educação a
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ZEM-MASCARENHAS, Silvia Helena. A criança
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Universidade de São Paulo.
IBM. ScreenCam. [on-line]. Disponível em: http://www.lotus.com/home.nsf/tabs/screencam.
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RICARTE, Ivan Luiz Marques. O Ambiente
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