CURSO DE BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE:
um desafio na utilização da tecnologia
da educação a distância
Pedro Teixeira
Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública
pteixeir@ensp.fiocruz.br
Elomar Barilli
Fundação Oswaldo Cruz
barilli@ensp.fiocruz.br
Lúcia Dupret
Fundação Oswaldo Cruz/Escola de Governo em Saúde
ldupret@fiocruz.br
José Inácio Motta
Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública
inacio@ensp.fiocruz.br
Gerson Cunha
Universidade Federal do Rio de Janeiro
gerson@lance.ufrj.br
Elizabeth Glória B. Santos
Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública
beth@ead.fiocruz.br
Gabriel Shultz
Fundação Oswaldo Cruz/ Escola Nacional de Saúde Pública
gabriel@ead.fiocruz.br
Maria Nazaré Soeiro
Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz
nazare@ead.fiocruz.br
Marisa T. Silva
Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública
marisa@ead.fiocruz.br
Antônio Ivo de Carvalho
Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública
aivo@ensp.fiocruz.br
(Texto original com imagens: clique aqui)
RESUMO
O curso de Biossegurança em saúde traduz-se em importante elemento de formação/capacitação permanente dos quadros ligados ao setor saúde, e utiliza o software Fio-online que foi elaborado por nossa instituição e tem o objetivo de permitir acesso dos alunos às ferramentas didático-pedagógicas que foram desenvolvidas especificamente para o curso que são: o Bio-tv, a Bio-pager e o Caderno virtual/ Boletim virtual. As mídias utilizadas no curso foram um fichário e um Cd-rom e sua estrutura é apresentado em 3 unidades e composto por 18 módulos. Temos atualmente 176 alunos inscritos, sendo que deste total já possuímos 41 alunos formados. Nosso desafio é melhorar as condições do curso tanto na parte de conteúdo, quanto na parte tecno-pedagógica.
PALAVRAS-CHAVE
Biossegurança, EAD, tecnologias educacionais e software educativo.
1. INTRODUÇÃO
A Fundação Oswaldo Cruz, Instituição de reconhecida excelência no ensino e na pesquisa, através do Programa de educação a Distância(EAD/ENSP) da Escola de Governo em Saúde(EGS) com objetivo de contribuir para capacitação e formação permanente dos quadros do Setor Saúde, vem adotando a modalidade de Ensino a Distância (EAD) na tentativa de propor processos educativos mais ágeis e menos custosos, tendo em vista não somente a escala de acesso (cobertura de todo o território nacional), como outros fatores: permanência do profissional em seu local de trabalho, adoção estratégias didático-pedagógicas refletidas em sua realidade de trabalho, utilizando a construção de estudos de casos adotando a metodologia do (Problem-Based-Learning),que permite ao aluno criar a competência a partir da resolução destes casos.
O modelo pedagógico adotado traz como pressuposto o desenvolvimento individual de competências, que se apoiam na tríade conhecimento, habilidades e atitudes. A integração conhecimento-habilidades, gera atitudes capazes de intervir no meio transformando sua realidade.
O acompanhamento individualizado é uma das caraterísticas dos nossos cursos e a ênfase nos processos de aprendizagem (tutoria) enriquecem nosso ambiente acadêmico virtual.
O conhecimento, traduzido nos materiais especificamente produzidos para esse tipo de modalidade de ensino, tem sido o ponto-forte.
Para uma melhor compreensão do tema, consideramos essencial conceituar Biossegurança no setor Saúde. Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.(Teixeira P. 1996).
Nossa experiência acumulada em aproximadamente 10 anos em cursos presenciais, contribuiu sobremaneira na implementação do curso de Biossegurança em saúde a distância e traduz-se em importante elemento de formação/capacitação permanente dos quadros ligados ao Setor Saúde, por permitir o acesso ao conhecimento de forma diversificada e dinâmica através do Software Fio-online que foi desenvolvido por nossa instituição e está em fase de registro junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) Nosso objetivo foi viabilizar o acesso dos alunos às ferramentas didático-pedagógicas que foram desenvolvidas especificamente para o curso que são: o Bio-tv, a Bio-pager e o Caderno virtual/ Boletim virtual.
2. Ferramentas didático-pedagógicas
As ferramentas didático-pedagógicas foram desenvolvidas com a utilização de modernas tecnologias de informática e design, a fim de tornar o ambiente do curso motivador e interessante e serão apresentadas abaixo descrevendo sua função e objetivo:
1. Caderno virtual: organiza as atividades acadêmicas. Durante o desenvolvimento do curso o aluno poderá participar das atividades de acordo com um cronograma proposto pela coordenação. Compromissos serão verificados através da agenda que terá a função de comunicação entre a coordenação e secretaria do curso com os alunos.
A participação nas salas de conversa “chats”, assim como a participação no fórum, serão atualizados simultaneamente. Desta forma, acreditamos que os alunos, possam se programar, realizando todas as atividades propostas pela coordenação de forma fácil e organizada.
2. boletim virtual, sendo um veículo de comunicação importante dentro do contexto do curso, como por exemplo: permite que o aluno tenha acesso a todas as avaliações e conceitos bem como a correção do seu tutor e estas informações ficarão arquivas no sistema permitindo desta forma a construção da memória do curso.
3. Bio-pager – trata-se de uma ferramenta inédita desenvolvida especificamente para o Curso de Biossegurança em saúde. Sua função é centralizar num único elemento, todas as formas de comunicações do curso. O aluno terá um menu com todos e-mails (professor-tutor, coordenador, secretaria. Além do telefone 0800 caso o aluno queira tirar alguma dúvida através de contato personalizado). O ícone megafone, possibilita ao aluno conferir as mensagens recebidas e verificar a agenda dos fóruns e chats.
4. Bio-Tv - O curso utilizará o conceito da hipermídia utilizando fotografias e trechos de vídeo e animações que permitirão que o aluno construa seus conhecimentos num ambiente multimídia.
Além das ferramentas, nos conteúdos de cada módulo, as palavras em azul significam a possibilidade de links de imagens ou de hipertexto. Esse é um conceito referente à tecnologia multimídia, as chamadas palavras em realce (hotwords), onde palavras com coloração distinta das demais encontradas no texto, quando ativadas, promovem saltos dentro do sistema que geralmente, são relativos a imagens e animações. No caso do curso, quando o aluno clicar nessas palavras, acionará um processo automático de apresentação de imagens ou vídeos na Bio-tv. Durante o processo de apresentação, o aluno conta com a opção de ZOOM, isto é, possibilidade de ampliar a imagem clicando na ferramenta de lupa (+). Já para minimizar a Bio-tv, deve-se clicar na lupa (-).
3. Mídias utilizados no Curso (Fichário, CD-ROM e Internet)
A equipe do EAD/Ensp desenvolveu materiais didáticos específicos para área de educação a distância, que são: um fichário contendo três unidades, totalizando 18 módulos, um CD-ROM com todo material do curso acrescido de imagens e vídeos e acesso através das ferramentas ao website utilizando uma senha de acesso.
O CD-ROM foi o meio eletrônico escolhido por sua capacidade de armazenar grande quantidade de informações.
4. A Estrutura do Curso
A estrutura do curso foi desenvolvida em três unidades, totalizando 18 módulos e desde o início em 1999 já foram matriculados 176 alunos no curso de Biossegurança em saúde que estão distribuídos em praticamente de todas as regiões do país: Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. A formação da clientela é outro fator que ressaltamos pela diversidade, sendo composta por médicos, biólogos, engenheiros de segurança, dentistas, pedagogos e enfermeiros.
Destes 176 alunos, 48 estão suspensos por não cumprirem suas obrigações acadêmicas, 6 desistiram formalmente e 41 foram formados.
5. Conclusão
Se existe uma palavra na área de educação a distância que consideramos como chave é a palavra superação. As dificuldades no controle das inúmeras variáveis são enormes e vão desde a preparação do conteúdo adequado para a tecnologia de educação a distância, passando pela acompanhamento efetivo dos trabalhos do corpo de professores tutores, o controle acadêmico com os níveis de eficácia do desempenho , a escolha da uma tecnologia que não exclua os milhares de alunos potenciais que não possuem um computador com uma configuração adequada até o próprio uso da tecnologia aplicada no curso que deve Te como pressuposto a preocupação principal com aprendizado do aluno e a facilidades advindas do uso de ferramentas na Internet que é uma tecnologia emergente que ainda não foi utilizada na sua plenitude na área educacional.
Este são os desafios que enfrentamos e que nos motiva a cada aluno formado e a cada crítica ou sugestão que recebemos e que nos auxilia na melhoria da qualidade do curso.
Nossa preocupação atualmente está voltado na estabilidade do software(Fio-Online) e no sistema de banco de dados e acreditamos que num futuro próximo poderemos oferecer esta plataforma para outros cursos que queiram usufruir desta metodologia da área de educação a distância.
Referências Bibliográficas
Carvalho AI, 1999. A educação a distância e a nova saúde pública. .[on line]. Disponível na internet via http;//www.ccs.br/olhomagico/ead/metodo1.htm. Arquivo capturado em 11 de abril de 2002.
Cordoni, L, 2000. A prática da educação a distância em saúde.[on line]. Disponível na internet via http;//www.ccs.br/olhomagico/ead/metodo1.htm. Arquivo capturado em 11 de abril de 2002.
ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública). 1998. Escola de Governo de Saúde, Rio de Janeiro: ENSP (mimeo.)
Giannasi MJ., 2000. A relação ensino-aprendizagem em ambientes virtuais . [on line]. Disponível na internet via http;//www.ccs.br/olhomagico/ead/metodo1.htm. Arquivo capturado em 11 de abril de 2002.
Teixeira P & Valle S, orgs. 1996. Biossegurança. Uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
Vaz, N, 1999.Teaching and health: a biological view. Cadernos de Saúde Pública 15 : 169.
Suporte financeiro: Projeto de apoio a pesquisa Estratégica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e Programa de Educação a Distância – EAD/ENSP/FIOCRUZ.