Construção de um Modelo de Gestão 
de Curso de Educação a Distância via Internet para 
Formação Continuada de Professores – uma proposta para melhoria 
do Ensino na senda da Gestão do Conhecimento pela Qualidade Total.

 

Profa. Rosemary Menezes Barbosa
Universidade Federal Fluminense
rosemary@predialnet.com.br
 
 
rosemary@vm.uff.br

(Texto original com imagens: clique aqui)

 Integrando ações e reflexões acerca das possibilidades pedagógicas das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) na educação, este trabalho apresenta-se como um estudo científico dos diferentes fatores e suas relações no planejamento, gestão e avaliação de Educação a Distância (EAD) mediada por tecnologia web.
Com base em princípios didático-pedagógicos e tecnológicos, a meta é  desvendar os elementos qualitativos das modernas tecnologias educacionais baseadas em redes telemáticas, com o objetivo de construir um modelo de curso não presencial que possibilite suprir a lacuna dos programas de formação de professores no tocante à sua capacitação tecnológica.
Neste afim,
considerando ser uma proposta que vem ao encontro da necessidade de serem investigados o conjunto de recursos educacionais oferecidos pela modernas tecnologias, as amplas fontes de informação disponibilizadas pela Internet e a integração de novas possibilidades à prática educativa, serão examinadas as tecnologias necessárias para complementar a formação do educador de forma a construir uma proposta estruturada em novas concepções acerca do saber dialogado de intercâmbios contemporânios singulares, em criatividade e compromisso com a melhoria contínua dos processos de ensino- aprendizagem.
Trata-se de evidenciar
as capacidades e potencialidades das NTICs como meios, criteriosa e cientificamente escolhidos, que  permitam otimizar a realidade educativa numa dimensão metodológica e técnica, tendo como norte os preceitos de  gestão pela qualidade total.
Palavras-chave: educação a distância, formação de professores,
gestão do conhecimento pela qualidade total.

 

1.    Introdução – Justificativa

O avanço cada vez mais rápido vem ocorrendo em todas as áreas do conhecimento, provocando mudanças e colocando em xeque valores, comportamentos e ações em todos os âmbitos.

O impacto trazido por essas mudanças se caracteriza por ter como um dos seus elementos centrais os processos de gestão do conhecimento,  ou seja, a capacidade de produzir, armazenar, processar, recuperar e disseminar informações e conhecimentos. 

Os países desenvolvidos e um grupo cada vez maior de países em desenvolvimento têm colocado a produção de conhecimento e a inovação tecnológica no centro de sua política para o desenvolvimento. Fazem isto movidos pela visão de que a habilidade de gerar, adquirir, disseminar e empregar o conhecimento é um fator primordial e de que a inovação é o principal veículo para transformação de conhecimento em valor.

Neste contexto, a educação é um dos mais importantes protagonistas, onde se tem a principal gênese do processo de construção, consumo e transferência de conhecimentos. É inquestionável a sua importância como fator estratégico crítico para o desenvolvimento, criando, interferindo e contribuindo de forma efetiva para o progresso do homem.

De acordo com o Livro Verde do Ministério de Ciência e Tecnologia “(...) a educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e na aprendizado. Parte considerável do desnível entre indivíduos, organizações e países deve-se à desigualdade de oportunidades relativas ao desenvolvimento da capacidade de aprender e de concretizar inovações. Por outro lado, educar  em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar pessoas para o uso de tecnologias de informação e comunicação: trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomar decisões fundamentadas no conhecimento, operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como aplicar criativamente as novas mídias em usos simples e rotineiros ou em aplicações mais sofisticadas. Trata-se também de formar os indivíduos para "aprender a aprender", de modo a serem capazes de lidar com a contínua e acelerada transformação”.

Seguindo este fio condutor, as instituições de ensino devem integrar uma nova cultura, permitindo que a aprendizagem ocorra em diferentes lugares e por diferentes meios. A tecnologia deve ser utilizada, não apenas para informatização de processos de ensino já existentes, mas para a criação de novas formas de pensar e aprender.

Todos estes fenômenos chamam a atenção para o que se tornou, atualmente, um dos mais importantes papéis da educação: desenvolver formas de ensino qualificadas com caráter multiplicador, entre elas, o ensino a distância (EAD) como solução educativa que não pretende eliminar ou mesmo substituir o ensino presencial e promove índices elevados de aproveitamento de tempo e de aprendizagem.

Percebe-se que os últimos avanços tecnológicos tornaram esta modalidade de educação confiável e mais acessível. A possibilidade de uma maior interação entre professores e alunos criou condições para a realização de ensino e aprendizado não presencial, em níveis de qualidade. Este fato se deu, principalmente, devido ao advento da Internet. A associação entre as capacidades de processamento de informação de um computador com as facilidades de comunicação e transmissão de dados através da Internet, possibilitam considerar o ensino a distância como solução viável.

Conforme LONGO (2001), em entrevista ao Portal Informativo da Unirede “(...) o que temos que entender é por que dar um curso informativo, usando a tecnologia do século XIX, em uma sala de aula, com um aluno sentado atrás do outro e um professor falando? Para quê, se hoje o mundo é televisivo, interativo e muito mais dinâmico? O que acontece é que temos uma transição... Porque, na realidade, não vai mais haver um corte, ensino a distância ou presencial. O ensino todo vai usar os mesmos meios. O aluno estará ora presente, ora a distância de acordo com o seu interesse e o da instituição.  ...quando falamos em EAD estamos falando na utilização em larga escala de uso de meios interativos, que serão usados presencialmente e a distância e que são essenciais para o ensino moderno.” (LONGO, 2001)

De fato, a utilização do computador e dos modernos meios eletrônicos  permitem  novas formas de produção e gestão de conhecimentos: métodos mais dinâmicos, interativos e atrativos, despertando no aluno a busca pela informação e sua participação efetiva e ativa em seu próprio processo de aprendizagem.

Porém, deve estar claro que a simples adição do computador não garante o sucesso da aprendizagem. O seu uso na educação deve ser cuidadosamente planejado, visando sua harmonia com estratégias e métodos de  aprendizagem que aproveitem todas as suas potencialidades. Sobretudo, é importante que os educadores tenham qualificações especiais para lidar neste novo contexto.

O Ministério da Educação, neste setor, tem dado prioridade à atualização e aperfeiçoamento de professores para o uso de multimeios na educação e ao enriquecimento do instrumental pedagógico disponível para a modalidade de EAD mediada pelas NTICs. (PROINFO, 1997).

O Programa Nacional de Educação (1998) assinala que “a melhoria da qualidade do ensino é indispensável para assegurar à população brasileira o acesso pleno à cidadania e a inserção nas atividades produtivas que permita a elevação constante do nível de vida.”

Sistematicamente, tem sido possível observar um preponderante discurso enfocando a qualidade total no novo projeto educacional defendido para a sociedade.  Por outro lado, a educação tem sido referida por diversos estudiosos da qualidade (DEMO, 1993; DRÜGG, 1994; LONGO, 1993; RAMOS, 1992) como área de intervenção com maior potencial. HELMS & KEY enunciaram eloqüentemente essa tese ao afirmarem: " (...) não há lugar algum onde os resultados positivos da gestão pela qualidade total sejam mais necessários do que… no processo ensino-aprendizagem." (HELMS & KEY,1994.)

Neste sentido, a busca da Qualidade Total em Educação é a busca da melhoria contínua dos processos pedagógicos, técnicos e administrativos da escola, onde devem convergir as ações de educadores devidamente qualificados e comprometidos com a melhoria permanente da qualidade em educação.

Mediante o exposto, este projeto de tese (em andamento) alinha-se ao trabalho que desenvolvemos como Coordenadora e Professora do Curso de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense e Mestranda do Curso de Pós-Graduação Stricto Senso da Escola de Engenharia de Produção em Sistemas de Gestão,  visando apresentar uma proposta em sintonia com os parâmetros preconizados pelas teorias de gestão pela qualidade total que possibilite principalmente suprir a lacuna dos programas de formação de professores no tocante à sua capacitação tecnológica, incentivando a integração das modernas tecnologias à prática docente e sugerindo a adoção de novos comportamentos e novas formas de produzir, armazenar e transmitir o conhecimento que dão origem a novas formas de pensar, fazer e aprender.

2. Objetivos

·         Estudar a Internet como instrumento didático-pedagógico, acompanhando as transformações que as novas tecnologias causam na relação ensino-aprendizagem;

·         Explorar e analisar criticamente as possibilidades qualitativas que o ciberespaço oferece para aquisição e construção de conhecimentos, através do uso integrado e interativo das diversas mídias web, da exploração hipertextual de informações e conhecimentos, bem como das diferentes amplitudes de comunicação a distância via rede;

·         Contribuir com subsídios de caráter teórico-científico na elaboração de uma compreensão maior do processo de incorporação das NTICs na educação com vistas a melhoria do processo ensino-aprendizagem e a promoção de uma educação e formação de professores voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico.

3. Metodologia

Esta proposta caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, diagnóstica e aplicada, possibilitando o exame mais preciso e apurado do uso da tecnologia web na educação.

A partir das questões iniciais, o estudo aprofundará uma análise descritiva da realidade, visando a interpretação e elucidação dos dados obtidos e resultados evidenciados. Da análise qualitativa intenta-se construir um corpo teórico a partir do qual será possível concluir, propondo alternativas para a Educação Continuada a Distância de Professores, caracterizando-se ainda, este trabalho, como um estudo propositivo.

Portanto, a conclusão da etapa inicial preliminar da tese em pauta, fundamentando-se em estudos referenciais de diferentes autores, permitiu o levantamento de subsídios em relação aos princípios teórico-conceituais e aspectos científicos e práticos pertinentes às modernas tecnologias educacionais baseadas em redes telemáticas, possibilitando-nos destacar os mais mencionados componentes qualitativos predominantes de um Sistema em EAD, via Internet:

Aspectos Pedagógicos

-        Novos Papéis para Alunos e Professores

-        Novas metodologias e cenários educacionais

-        Novos processos de aprendizagem

Aluno:

Professor:

·         autor de sua aprendizagem

·         mais ativo e contrutivo

·         desenvolve o pensamento crítico, iniciativa e colaboração

·         atua como mediador do processo

·         incentiva e estimula o aluno

·         assiste e coordena as atividades

·         orienta a aprendizagem

Vantagens da aplicação de tecnologia Web na Educação:

-           Maior flexibilidade de tempo e espaço para a aprendizagem;

-           Maior acesso a informações, conhecimentos e trocas de experiências e idéias;

-           Maior interação entre alunos e professores;

-           Maior participação e exploração;

-           Maior fedback e cooperação;

-           Maior autonomia e iniciativa  (tanto o aluno quanto o professor decidem quando e onde buscar materiais do curso ou outros recursos);

-           Aprendizagem auto-dirigida (o aluno procura o conhecimento, explora e direciona a aprendizagem);

-           Aprendizagem auto-planejada (agendas ajustáveis às conveniências, necessidades e ritmos de cada aluno)

Formas de utilização da Internet na educação:

-        Como um recurso para a identificação, avaliação e integração de uma grande variedade de informações;

-        Como um meio para colaboração, conversação, discussões, troca e comunicação de idéias;

-        Como uma plataforma para a expressão e contribuição de conceitos e significados;

-        Como um meio para participação em experiências simuladas e aprendizagem colaborativa

Estratégias Instrucionais presentes com a Tecnologia Web:

-        A fonte predominante de conteúdo se desloca do livro texto e do professor para uma fonte inesgotável de informação.

-        Com o acesso permanente a uma grande quantidade de material, livre das restrições de tempo e espaço, ficam assegurados os estudos ou a revisão sobre um tópico do conteúdo a qualquer momento.

-        O estudante tem o potencial de discutir, resolver problemas cooperativamente, explorar ou aprofundar um assunto, questionar os seus pares ou consultar especialistas na matéria, etc. 

-        A apresentação de conteúdo sob a forma de hipertexto torna a sua natureza dinâmica se comparado com material estático de livros ou bibliografias utilizadas.

-        Estudantes têm a escolha de uma variedade de mídias para expressar suas compreensões e podem adicionar ou enriquecer o material didático oferecido através dos recursos disponibilizados para interação.

-        A WWW está ampliando o conceito de educação à distância que até  o seu advento não era muito aceita por apresentar restrições e limitações ao processo de aprendizagem. Muitos cursos passaram a ser oferecidos remotamente e o aluno pode se aproveitar da flexibilidade de tempo, espaço  e conteúdo.

Aspectos Tecnológicos

Recursos da Web  mais utilizados para Educação:

Correio eletrônico

-        Comunicação assíncrona;

-        Orientação e assistência ao estudante;

-        Facilitação de perguntas e respostas sobre tópicos específicos; 

-        Esclarecimentos individuais e outras atividades relacionadas;

-        Submissão de trabalhos e atividades do curso.

Litservs - Listas de Discussão  e Newsgroups

-        Discussões de grupo assíncronas; 

-        Instruções referentes a várias atividades do curso;

-        Ambiente de suporte para a apresentação de trabalhos em grupo, realização de atividades instrucionais e etc;

-        Submissão de perguntas, trabalhos e propostas para feedback;

-        Orientação e apoio geral fornecidos pelos pares e professores;

-        Colaboração entre os estudantes com adição de comentários, informes, endereços de interesse geral e etc.

Links - ligações para outros sítios na Web

-        Leituras e informação suplementar para enriquecimento da matéria;

-        Acesso a bancos de dados, bibliotecas virtuais, artigos,  tutoriais ou software para atividades do curso.

Chat

-        Facilitação de interações em tempo real ou comunicação síncrona;

-        Atividades, em geral, moderadas ou dirigidas pelo instrutor;

-        Facilitação de discussão em grupo sobre tópicos específicos;

-        Orientação e esclarecimento de dúvidas, realização de atividades e propostas;

-        Colaboração interna no grupo entre alunos, alunos e professores e interação social;

-        Participação externa  ou convidados de interesse do curso;

-        Disponibilização dos registros de interações para leitura posterior.

Páginas Web

-        Distribuição do programa do curso, guias de estudos e outros informes;

-        Criação, organização e reorganização de conteúdo específico e atividades instrucionais referentes ao curso;

-        Publicação de  anúncios, informes, links e etc;

-        Disponibiização de trabalhos publicados para download e leitura suplementar;

-        Publicação de Textos,Tutoriais, Apostilas, Exercícios, Testes, Questionários e etc;

-        Fornecimento de diretrizes, esclarecimentos, recursos para aprendizagem, etc

-        Imersão - o advento da realidade virtual pode ampliar o efeito imersivo ou vivencial de conteúdos

Aspectos Organizacionais

Critérios Gerais para o Design de Cursos na Web:

-         Acessibilidade - o conteúdo deve ser apresentado em uma forma rica em informação sem sobrecarregar. Se os arquivos ficarem grandes ou numerosos demais, começam a se tornar inacessíveis.

-         Clareza - a apresentação visual, a linguagem e a estrutura da informação devem prover uma orientação explícita e objetiva;

-         Eficiência - conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreensão;

-         Foco - o design de um site educacional na web deve prover "a quantidade adequada de links” ou ligações para outros sítios. O objetivo é alcançar a profundidade de informação, sem distrair o foco do aprendiz;

-        Consistência - deve haver uma identidade visual para o site educacional: as mesmas funções devem aparecem uniformemente da mesma forma;

-         Flexibilidade - o design do layout e da estrutura da web devem ser adaptáveis a requisitos de mudanças;

Critérios Gerais para a Interatividade:

-        Publicação preliminar de material que enfatize a frequência do envolvimento do aprendiz para promover interatividade.

-        As ferramentas para promover as interações síncronas e assíncronas devem estar contidas no mesmo ambiente;

-        Mistura adequada de contato síncrono e assíncrono e feedback permanente;

-        Publicação de mensagens síncronas e assíncronas especificamente elaboradas para promover a conversação;

-        O fluxo de informação deve permitir o trabalho progressivo em um problema, com as idéias mantidas ativas por períodos adequados e revisitadas de formas novas e inexperadas.

-        Uso de pequenos grupos para realizar tarefas; evitando a dependência apenas do formato de grupo grande para reuniões e discussões;

-        Os professores devem ser flexíveis em suas apresentações, oferecerem perguntas e respostas frequentes e diretas,  indicarem que acompanham os comentários dos estudantes, além de proverem revisões e atualizações periódicas de conteúdos e discussões.

4. Próximos Passos:

A segunda etapa deste trabalho refere-se a uma abordagem prática, na forma de  um estudo de campo exploratório e diagnóstico. O estudo de campo, em questão, será realizado em escolas selecionadas de Ensino Público do Estado do Rio de Janeiro, que estejam inseridas no Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo do Ministério da Educação. Objetivando investigar e analisar na prática em termos de recursos, exigências e limitações, como o computador e as NTICs podem contribuir para melhorar o processo ensino-aprendizagem recorreremos à comparação dos dados observacionais, `a análise documental, bem como  à análise de respostas a entrevistas e questionários aplicados, identificando processos, metodologias, aplicações e implicações em relação aos fatores de planejamento e organização e também aos fatores de prática educativa, tais como: capacitação dos professores, percepções e resistências de alunos e professores, materiais produzidos, métodos didáticos implementados, resultados obtidos e condições de trabalho relacionados ao contexto acima delineado. A análise dos dados obtidos, buscará mapear e evidenciar os elementos qualitativos e componentes que possam constituir soluções viáveis a projetos de formação continuada de docentes, através de educação à distância apoiada na internet.

A terceira e última etapa do trabalho reunirá os resultados do estudo para criação de um modelo de gestão e aplicação das NTICs na educação através do planejamento didático-pedagógico e de gestão pela qualidade total de um curso de EAD via internet para formação continuada de professores.

5. Resultados esperados

Com base no estudo apresentado, espera-se construir um corpo teórico-científico sobre gestão e desenvolvimento de novos cenários e tecnologias de aprendizagem que apresentem padrões de qualidade em EAD, via world wide web. Com isso, pretende-se contribuir para a dinamização da produção e difusão de Sistemas de Gestão do Conhecimento pela Qualidade Total na Educação, bem como para o progresso técnico e científico do magistério.

6. Conclusão

Os desafios contemporâneos ressaltam a necessidade de educadores  capazes de utilizarem alternativas pedagógicas que possam romper com a passividade, linearidade, reprodução e hierarquização dos conhecimentos.

Segundo diferentes autores a tecnologia não deve ser utilizada para reprodução de processos de ensino já existentes, mas para a criação de novas formas de pensar e aprender através de processos dinâmicos, colaborativos e interativos.

Embora as NTICs tenham conquistado nestes últimos anos uma considerável notoriedade no âmbito educativo, têm-se consciência das  implicações a serem enfrentadas para uma apropriação qualitativa das possibilidades que oferecem.

Referenciais teóricos-conceituais sistemáticos e claros, neste âmbito, em geral  tratam de forma prescritiva, tanto a pedagogia apropriada, quanto o novo estilo e perfil de professor e de aprendizagem on-line, não como conceitos construídos e sedimentados, cientificamente, em estudos e pesquisas.

Desta forma, considerando o modelo de Universidade que se impõe e exige a articulação da docência com a investigação como um dos componentes fundamentais para que se possa cumprir com o compromisso de produção e difusão crítica do conhecimento e, principalmente em razão de ser esta uma proposta inovadora, este estudo enfatiza o comprometimento de estruturar-se num ideal de  excelência acadêmica que possibilite promover um elo qualitativo mais forte entre a educação e a realidade.

 

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