Desenvolvimento
de material didático mediado
pelo computador baseado na combinação da WEB e a
TV a Cabo visando a implantação de um programa de capacitação a
distância de professores de ensino fundamental no uso da Internet na escola
Prof. Dr. Sergio Ferreira do
Amaral
Faculdade de Educação da UNICAMP
amaral@unicamp.br
Na educação de hoje, estamos em um momento estimulante e desafiador caracterizado pela mudança constante. Embora a Internet aproxima-nos da promessa da tecnologia que reformará nossos sistemas de educação, sabemos que as mídias educacionais, tomadas isoladamente, não influenciam o desempenho dos alunos.
A pesquisa propõe o desenvolvimento de um ambiente interativo mediado por computador baseado na combinação da WEB e da TV a Cabo, visando a realização de material didático a ser utilizado em um programa de capacitação a distância de professores de ensino fundamental na utilização da Internet na escola, dentro de contexto total de reforma educacional, em que a integração da tecnologia não é simplesmente acelerar o processo de aprendizagem, ou ensinar novas habilidades tecnológicas. A intenção é combinar a utilização da tecnologia com outros esforços de reforma ( por exemplo, novas estratégias instrucionais, novas utilizações do tempo e recursos humanos), para ajudar as escolas a tornarem-se ambientes que capacitem os alunos a atingirem com sucesso novos objetivos de aprendizagem.
O programa foi planejado no desenvolvimento de material didático apropriado, constituído de 10 módulos de 2 horas cada totalizando uma carga horária de 20 horas de capacitação a distância.
O primeiro programa foi transmitido simultaneamente pela Internet e pela TV a Cabo de Campinas e tivemos cerca de 100 professores/ouvintes que participaram do curso na sua totalidade.
Palavras Chaves: Rede Internet, Ensino Fundamental, Tecnologia Educacional
I
– Introdução:
A era da tecnologia digital, da interação e comunicação, a partir de
qualquer lugar e a qualquer hora, tem fomentado ações no âmbito educacional
de todos os níveis em favor da formação diferenciada dos indivíduos adequada
às necessidades e desafios do mundo atualmente.
Assim sendo, é necessário desenvolver um programa de capacitação a
distância, que possibilite a ampliação da capacitação dos professores
principalmente do ensino fundamental, visando utilizar, de forma reflexiva e
exploratória, as novas tecnologias telemática
no contexto do trabalho docente.
Como educamos a criança de hoje, nascida em um mundo de informações
imediatas, com uma miríade de recursos disponíveis pelo simples pressionamento
de um botão? Para os alunos reunirem e modificarem idéias, acessarem e
estudarem informações, as ferramentas tradicionais da sala de aula como lápis,
cadernos e livros ainda são exigidas, mas são inadequadas. Os computadores, o
vídeo e as outras tecnologias engajam os alunos pela proximidade com que são
usados no dia-a-dia deles. A chave não
é qual tecnologia está disponível na sala de aula, e sim como ela é
utilizada. Como qualquer coisa, o
valor da tecnologia na educação é derivado inteiramente da sua aplicação.
O uso que antes se fazia dos computadores ajudava na instrução por meio
de exercícios e práticas, baseados no trabalho de behavioristas como
B.F.Skinner. Nesse paradigma, a tecnologia foi relegada a um papel secundário e
suplementar que não conseguia capitalizar seus verdadeiros potenciais. Não
causa nenhuma surpresa que a pesquisa não tenha conseguido mostrar melhoras
consistentes no aprendizado do aluno com tal utilização da tecnologia. Em
contraste, as teorias construtivistas predominam na literatura atual. Em uma visão
construtivistas de aprendizado, os alunos constroem ativamente o conhecimento,
à medida que entendem suas experiências. Portanto, a aprendizagem
construtivista é ativa, centrada no aluno e tende a ser orientada por projeto.
As teorias atuais colocam a tecnologia nas mãos dos aprendizes para ajudar no
desenvolvimento de suas habilidades cognitivas de ordem superior e falam do
poder da tecnologia para acessar, armazenar, manipular e analisar informações,
permitindo, assim, que os aprendizes gastem mais tempo refletindo e
compreendendo. “Em geral, os objetivos de instrução em um ambiente
constritivista concentra-se na solução de problemas, no raciocínio, no
pensamento crítico e na utilização ativa de conhecimento. Além disto, os
construtivistas vêem a colaboração, a metacognição e a instrução centrada
no aluno como elementos essenciais do ambiente de aprendizagem” (Grau e
Bartasis, 1995). A acessibilidade dos aprendizes a informação pelo uso da
Internet permite que eles desenvolvam seus próprios estilos de recuperação e
organização das informações. Utilizando a Internet como uma ferramenta, os
alunos podem explorar ambientes, gerar perguntas e questões, colaborar com
outros e produzir conhecimento, em vez de recebê-los passivamente.
A Internet, oferece apenas uma sugestão do papel do que as telecomunicações
acabarão representando nas vidas dos atuais alunos. Mudanças globais
significativas estão ocorrendo rapidamente, e as fronteiras políticas estão
tornando-se menos distintas. Questões como ambiente, terrorismo e inflação
afetam todos os cidadãos do mundo. As habilidades do mercado de trabalho e os
requisitos de emprego estão mudando. As habilidades de comunicação
tornaram-se essenciais para ganhar a vida, mas os alunos não estão entrando no
mercado de trabalho adequadamente preparados.
Quando os alunos comunicam-se com as pessoas em lugares estranhos e
distantes, eles começam a entender, apreciar e respeitar as diferenças e
similaridades culturais, políticas, ambientais, geográficas e lingüísticas.
Sua visão de mundo e de seu lugar no mundo mudam, e o conteúdo do currículo
torna-se atual, relevante e integrado a partir de uma perspectiva
multidisciplinar e global.
A revolução tecnológica produziu uma geração de alunos que cresceu
com fontes de mídia multidimensional e interativa. Uma geração cujas
expectativas e visão do mundo diferem daqueles que a precedeu. Somente
revisando as práticas educacionais à luz de como nossa cultura transformou-se,
poderemos dar uma educação apropriada a esses alunos. O consultor de
tecnologia e premiado professor Alan November descreve as mudanças necessárias
em nossas escolas como uma mudança de “descrições de trabalho”.:
Alguns professores podem desconfiar das visões não-convencionais de
November, mas outros insistiram em que a realidade que ele vislumbra não está
longe.
A melhor garantia de que os professores, e não a tecnologia, estarão no
centro da sala de aula é assegurar que nós, como professores de hoje,
dominaremos as novas ferramentas de aprendizagem, como a Internet. “Para os
professores, a tecnologia deve ser um meio para novos fins, para uma
aprendizagem mais dinâmica, mas a tecnologia não deve ser a questão
principal. As questões reais são as novas formas de percepção e a consciência
exigida pela mudança, as novas definições do que significa produzir
conhecimento e uma boa vontade para abandonar formas antigas de autoridade por
formas mais democráticas encontradas em uma comunidade de aprendizagem
verdadeira”( Rowe, 1994). Com acesso à Internet, a sala de aula torna-se um
ambiente de aprendizagem cooperativa ainda maior, na qual o professor fornece a
direção, a orientação e a inspiração.
Um dos pontos críticos dos sistemas educacionais que vem sendo discutido
é a formação do professor. É indiscutível a urgência de investimento
qualitativamente neste processo.
Os meios de produção e de serviço estão mudando. A sociedade pós-moderna
esta inovando as atividades humanas. Pela expansão dessas atividades, novas
qualificações profissionais estão em constante construção, consolidando a
sociedade da informação e comunicação.
É certo que a mudança na escola tem que ser profunda para poder ter um
papel fundamental nesse processo. A escola pode ser mais um espaço onde
ambientes de aprendizagem podem ser criados propiciando ao aluno vivenciar e
desenvolver habilidades compatíveis com seus próprios interesses e com as
necessidades atuais da sociedade.
Não basta porém, a escola adquirir recursos tecnológicos e outros
materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter professores
capazes de atuar e de recrias ambientes de aprendizagem. Isto significa
professores críticos, reflexivos, autônomos e criativos para buscarem novas
possibilidades, novas compreensões, tendo em vista a contribuir para o processo
de mudança do sistema de ensino.
Aprender e agir e a pensar uma teoria educacional não é fácil nem
simples. Principalmente quando a teoria trata de concepções divergentes
daquelas vivenciadas usualmente nos sistemas de ensino. O que dificulta esta
aprendizagem é a maneira como as teorias são abordadas nos cursos de formação
de professor.
Embora existam cursos de formação e capacitação de professores que
abordem as teorias de uma pedagogia construtivista, o modo pelo
qual elas são ensinadas expressa a visão behaviorista. Por sua vez, os
princípios behavioristas de
aprendizagem são condizentes com o paradigma mecanicista que ainda impera na
maior parte do sistema de ensino.
Por esta razão, transmitir os princípios que norteiam uma nova prática
educativa não basta para que o aluno em formação possa efetivamente aprendê-la.
Aprender uma teoria educacional não significa saber repeti-la. É saber
interpretá-la, é saber fazer os ajustes necessários às especificidades de
cada contexto.
Netas perspectiva, o aprendizado de um novo referencial educacional
envolve mudança de mentalidade. E isto não acontece de forma imediata, porque
as pessoas não apagam de suas mentes o que sabem dizer e fazer para colocar
novas concepções. Não se muda de paradigma educacional como se muda de
vestimenta. A mudança de valores, de concepções, de idéias e,
consequentemente, de atitudes não é um ato mecânico. É um processo
reflexivo, depurativo, de reconstrução, que implica transformação. E
transformar significa conhecer.
Segundo Piaget ( 1977), para a construção de um novo conhecimento, o
sujeito precisa vivenciar situações onde possa relacionar, comparar,
diferenciar e integrar os conhecimentos. Isto implica colocar em ação os
processos funcionais de regulações, abstrações que desenvolvem novas
estruturas mentais de assimilação do conhecimento. Portanto, uma nova
abordagem educacional representa um novo conhecimento a ser construído.
Sob este ponto de vista, o questão que se apresenta como um grande
desafio é: como formar um professor reflexivo através de uma nova prática
educativa?
Uma das questões mais destacadas no cenário das discussões sobre a
formação é a dicotomia que existe entre o discurso e a ação, entre o criar
e o fazer, entre a experiência e a sua compreensão reflexiva, entre a teoria e
a prática.
É muito comum, recorrer a uma reforma curricular. Entretanto, isto não
resolve, pois a mudança no currículo são apenas soluções formais.
II
- Objetivos:
Estudar, desenvolver um ambiente midiatizado e elaboração de material
didático visando práticas educacionais envolvendo o processo de capacitação
de professores do ensino fundamental a distância , a respeito da compreensão e
da utilização da Internet, possibilitando-lhes, fornecer uma visão crítica
de como a tecnologia telemática pode ser incorporada e utilizada no contexto da
sala de aula no desenvolvimentos das práticas pedagógicas.
O processo de capacitação dos professores, deverá estar
contextualizada em um dispositivo midiatizado de interatividade baseada na própria
Internet, com a convergência associada a utilização da comunicação via TV a
Cabo Comunitária.
A integração destes dois meios de comunicação permitirá oferecer um
acesso sem precedentes, pois possibilitará a utilização da banda larga da TV
a Cabo e a interação da Internet para o desenvolvimento de conteúdo não
presencial.
III
- Metodologia Envolvida:
Em primeiro lugar, foi necessário delimitar o campo de aplicação. O
desenvolvendo do estudo foi centrada na Cidade de Campinas, tendo como
meta quantitativa a utilização de um programa de capacitação a distância
para cerca de 100 professores da rede de ensino fundamental.
Como qualquer empreendimento de aprendizagem, o sucesso depende da
capacidade de dominar o básico e depois, gradualmente, expandir o conhecimento
por meio da prática. Embora a Internet seja um universo de informações imenso
e sempre em expansão, precisamos conhecê-lo por inteiro. Para os professores,
a chave para utilizar a Internet com sucesso é aprender a utilizar algumas
ferramentas básicas e, então, focalizar a utilização de alguns
recursos-chave.
Para realização do objetivo propostos, o estudo implicou duas etapas
metodológicas.
A primeira delas diz respeito à metodologia geral da pesquisa, que
abrange a organização e planejamento de todas as etapas do estudo para o
desenvolvimento do material didático a ser utilizado no programa de capacitação
e a segunda relaciona-se a e estruturação do ambiente mediado por computador
baseado na Rede Internet com a convergência com a TV a Cabo Comunitária,
visando a implantação de um Programa de capacitação a distância denominado
de EDUNET que possibilitará estabelecer uma rede de informação e comunicação
entre o mundo escolar e a comunidade.
A primeira etapa metodológica implica principalmente:
1)
organização
e planejamento dos trabalhos e preparação de material de leituras;
2)
pesquisa
e desenvolvimento de ferramentas pedagógicas mediadas por computador;
3)
pesquisa
de produtos para a aprendizagem colaborativa e interativa disponíveis na
Internet.
A
segunda etapa metodológica implica:
1)
capacitação
dos professores através de um programa a ser disponibilizado na TV a Cabo;
2)
montagem
e desenvolvimento do conteúdo e atividades do ambiente proposto;
3)
estimular
a cooperação no desenvolvimento de projetos interdisciplinares dentro e fora
da escola ( utilização da Internet em projetos pedagógicos);
4)
desenvolvimento
de critérios de análise do potencial das ferramentas criadas;
5)
análise
das reações dos professores/alunos quanto ao novo ambientes de aprendizagem;
6)
análise
geral dos resultados.
Iniciamos
o projeto levando-se em conta as práticas inovadoras dos docentes das escolas
envolvidas, práticas estas que se transformaram em instrumento de formação/capacitação
e ao mesmo tempo, de pesquisa da própria prática. Ao contrário da investigação
ação centrada na aula, queremos através da criação do Portal “ Comunidade
do Conhecimento” conectado na Internet, ser o núcleo da mudança. Não se
trata, de uma ação individual, mas colaborativa, mediada pelo computador
baseado na Internet, onde a incorporação de elementos inovadores e criativos
sejam motivos de reflexão e degrau para a transformação.
O
Projeto EDUNET, tem o propósito de desenvolver uma série de estratégias de
formação integral para a melhoria do ensino, dentro de um marco sociocultural
de mudança permanente e de busca de qualidade. O Projeto de pesquisa não
esgota, entretanto na elaboração de materiais e estratégias docentes, mas
pretende inovar e investigar tais materiais e estratégias na prática, mediante
modelos de estudo de caso e investigação-ação para, posteriormente,
difundi-lo entre os sujeitos envolvidos.
Desta
forma, estaremos buscando integrar três processos pedagógicos vinculados à
transformação, que habitualmente se apresentam separadamente nos estudos: a
formação do professor, a inovação educacional e a pesquisa da própria
metodologia. Três momentos de um mesmo processo: a melhoria da qualidade do
ensino por meio de mudanças sustentáveis.
a)
A formação se orienta para o desenvolvimento profissional do docente:
Iniciaremos a ajudar o professor a tomar consciência das próprias atuações e
como melhorá-las. Assim, a formação não se esgota na aquisição de
conhecimentos, mas deve gerar atitudes e valores coerentes com as novas
demandas, desenvolver novas habilidades, principalmente as específicas para o
ensino, criar hábitos que possam ser
transmitidos ao aluno. Para iniciar o processo, procuramos preparar um programa
em vídeo de 10 módulos com duração de 2 horas cada, que é transmitido pela
TV a Cabo pela facilidade de banda larga e ao mesmo tempo pela Internet,
possibilitando ao ouvinte uma interação com o conteúdo. Assim, podemos
acompanhar a evolução da aquisição por parte dos professores as novas
habilidades para a “Utilização da Internet no desenvolvimento de projetos
pedagógicos”.
b)
A inovação se entende como
melhoria colaborativa da prática docente. Não se trata de uma melhoria
individual, senão compartilhada, em colaboração. Foi utilizado no
desenvolvimento do projeto um ambiente mediado pelo computador baseado na
Internet, que possibilita a criação de um espaço “ Portal Comunidade do
Conhecimento”. A Inovação não é somente um processo de mudança externa,
mas também interna dos agentes envolvidos: professor e aluno. Devemos
ressaltar, que falar de inovação é falar de formação de atitudes,
habilidades e hábitos, criar climas construtivos. Portanto, mais que um portal
de disseminação de informação, procurarmos estimular a participação do
mundo escolar com a comunidade em que está inserida, através do
desenvolvimento de ações educacionais, culturais e sociais.
c)
A investigação como processo de aquisição de conhecimento para
melhorar a prática. A meta de uma pesquisa educacional não é o mero saber ou
saber “sobre”, mas saber “para”. Isto é, identificar as estratégias
que produzem melhores resultados em determinados grupos. Estamos utilizando
elementos inovadores como o Projeto da Rádio Virtual na Internet que é a difusão
de áudio em tempo real pela Internet através de programas produzidos pela própria
comunidade escolar e do Espaço “ Repórter Mirim” que também é um
programa de 60 minutos produzido e dirigido pela comunidade escolar que é
vinculado semanalmente na TV a Cabo Comunitária.
Assim
sendo, o projeto que estamos desenvolvento vai além das relações da aula.
Nele se cruzam, além dos processos de inovação, formação e investigação,
os três âmbitos ou situações de aprendizagem: sociocultural, organizacional
e da aula.
IV
- Fases do Desenvolvimento da Pesquisa:
1º
Fase - Planejamento e Organização: Nesta
fase estabelecemos
um planejamento e organização de materiais de leituras sobre o que há
de mais atualizado no campo das novas tecnologias aplicável em ambientes
mediados por computador baseado na Rede Internet. Foi possível oferecer aos
professores participantes até o momento ( cerca de 100 professores) uma pequena
bibliografia básica que está disponível no site do Portal “ Comunidade do
Conhecimento”.
2º
Fase - Definição e Elaboração de um Ambiente Interativo de Aprendizagem
Baseado na Rede Internet: Após
levantamento e avaliação de alguns ambientes virtuais, foi possível definir
o sistema que mais próximo atende as necessidades da comunidade escolar.
O sistema escolhido foi a criação de um Portal “ Comunidade do
Conhecimento”, ambiente desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ciência,
Tecnologia da Informação e Comunicação da Faculdade de Educação da UNICAMP
que foi instalado em um servidor – computador Pentium III- conectado na
Internet, que tem acesso livre a toda comunidade escolar envolvida pelo projeto.
É
importante ressaltar, que o ambiente interativo foi
definido em colaboração com os professores pois foi levado
em consideração as especificidades da comunidade escolar.
3º
Fase - Capacitação Tecnológica:
Foi criado um núcleo de capacitação aos sujeitos envolvidos (professores),
fornecendo elementos téoricos-metodológicos para que possam delinear ambientes
interativos de aprendizagem mediados pelo computador baseados nos conteúdos e
programas estabelecidos no planejamento pedagógico da escola.
Para
facilitar a transmissão do conteúdo foi elaborado no primeiro momento, um
programa de capacitação intitulado “ Utilização da Internet na Educação”
composto de 10 módulos com duração de 2 horas, que foi vinculado na TV a Cabo
de Campinas.
A
escolha de vincular o programa na TV a Cabo foi levando-se em conta a realidade
dos professores, no tocante a disponibilização de locomoção e principalmente
o custo do programa de capacitação
para uma turma inicial de 110 professores da rede de ensino fundamental de
Campinas.
Não
poderíamos iniciar um programa de capacitação utilizando-se de uma mídia de
comunicação que não fosse a mais adequada aos professores, tendo em vista
principalmente que muitos dos professores – cerca de 87% - não tinham nenhuma
informação sobre a utilização do computador em sala de aula. Desta forma,
optou-se pela veinculação do programa de capacitação pela TV a Cabo de
Campinas.
Devemos
ressaltar, que também o programa de capacitação era vinculado pela Internet
em sincronismo com a transmissão pela TV a Cabo. Assim o professor poderia
assistir pela TV a Cabo e interagir com o conteúdo pela Internet.
Os
professores utilizaram a Internet para pesquisa e comunicação com o seus
pares, além disto, disponibilizaram material
didático em linguagem HTML na Internet.
4º
Fase - Definição e Desenvolvimento: Esta
fase implica mudanças na forma pedagógica e nas estratégicas de aula .
Foi
desenvolvido ações estruturadas
dentro da renovação da conduta dos professores orientada na apresentação de
exercícios de ação na Internet, proposição de trabalhos escolares em
grupos, ênfase na pesquisa estruturada e gerenciamento de tempo e autonomia na
aprendizagem.
Também
foi levando em consideração fatores na mudança da elaboração do material
didático preparado pelo professor através do estímulo a criação de projetos
interdisciplinares, parcerias com outras escolas e produção de materiais com
recursos de linguagem html, visando a divulgação na rede Internet.
Como
resultado esperado, foi possível sistematizar as informações produzidas pela
comunidade escolar compondo o Portal “ Comunidade do Conhecimento” .
Também
foi possível viabilizar um espaço democrático de comunicação enterativa da
comunidade, a Rádio Virtual na Internet e o programa “ Repórter Mirim” na
TV a Cabo Comunitária de Campinas.
5º
Fase - Avaliação da
Tecnologia na Sala de Aula:
Implementado o ambiente criado pelos professores construído à partir da
utilização das novas tecnologias, espera-se propiciar verdadeiros cenários de
aprendizagem, nos quais se realiza a apropriação da tecnologia pelos
professores e a exploração e construção do conhecimentos pela comunidade
escolar . Os resultados da avaliação serão disponibilizados na Rede Internet
no próprio site criado na escola para acesso público, servido desta forma,
como um referência de articulação para ser utilizados em outras escolas.
Com
o atraso inicial de implantação do projeto, não foi possível implementar até
o momento esta fase da pesquisa. É previsto até o final de 2002 a finalização desta etapa.
Pretende-se
ainda, com esta pesquisa fornecer subsídios teórico-metodológicas para se
delinear uma metodologia alternativa a respeito da implementação e do alcance
da utilização de um ambiente mediada por computador baseado na Internet,
apoiado na utilização consciente da tecnologia no trabalho docente,
contribuindo para uma reflexão crítica a respeito das potencialidades didático-cognitivas
da tecnologia.
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