Desenvolvimento de material didático mediado 
pelo computador baseado na combinação da WEB e a 
TV a Cabo visando a implantação de um programa de capacitação a 
distância de professores de ensino fundamental no uso da Internet na escola 

 

Prof. Dr. Sergio Ferreira do Amaral
Faculdade de Educação da UNICAMP 
amaral@unicamp.br

(Texto original com imagens: clique aqui)

Na educação de hoje, estamos em um momento estimulante e desafiador caracterizado pela mudança constante. Embora a Internet aproxima-nos da promessa da tecnologia que reformará nossos sistemas de educação, sabemos que as mídias educacionais, tomadas isoladamente, não influenciam o desempenho dos alunos.
A pesquisa propõe o desenvolvimento de um ambiente interativo mediado por computador baseado na combinação da WEB e da TV a Cabo, visando a realização de material didático a ser utilizado em um programa de capacitação a distância de professores de ensino fundamental na utilização da Internet na escola, dentro de contexto total de reforma educacional, em que a integração da tecnologia não é simplesmente acelerar o processo de aprendizagem, ou ensinar novas habilidades tecnológicas. A intenção é combinar a utilização da tecnologia com outros esforços de reforma ( por exemplo, novas estratégias instrucionais, novas utilizações do tempo e recursos humanos), para ajudar as escolas a tornarem-se ambientes que capacitem os alunos a atingirem com sucesso novos objetivos de aprendizagem.
O programa foi planejado no desenvolvimento de material didático apropriado, constituído de 10 módulos de 2 horas cada totalizando uma carga horária de 20 horas de capacitação a distância.
O primeiro programa foi transmitido simultaneamente pela Internet e pela TV a Cabo de Campinas e tivemos cerca de 100 professores/ouvintes que participaram do curso na sua totalidade.
Palavras Chaves
: Rede Internet, Ensino Fundamental, Tecnologia Educacional

 

I – Introdução:

     A era da tecnologia digital, da interação e comunicação, a partir de qualquer lugar e a qualquer hora, tem fomentado ações no âmbito educacional de todos os níveis em favor da formação diferenciada dos indivíduos adequada às necessidades e desafios do mundo atualmente.

     Assim sendo, é necessário desenvolver um programa de capacitação a distância, que possibilite a ampliação da capacitação dos professores principalmente do ensino fundamental, visando utilizar, de forma reflexiva e exploratória, as novas tecnologias telemática  no contexto do trabalho docente.

    Como educamos a criança de hoje, nascida em um mundo de informações imediatas, com uma miríade de recursos disponíveis pelo simples pressionamento de um botão? Para os alunos reunirem e modificarem idéias, acessarem e estudarem informações, as ferramentas tradicionais da sala de aula como lápis, cadernos e livros ainda são exigidas, mas são inadequadas. Os computadores, o vídeo e as outras tecnologias engajam os alunos pela proximidade com que são usados no dia-a-dia deles. A chave não é qual tecnologia está disponível na sala de aula, e sim como ela é utilizada. Como qualquer coisa, o valor da tecnologia na educação é derivado inteiramente da sua aplicação.

   O uso que antes se fazia dos computadores ajudava na instrução por meio de exercícios e práticas, baseados no trabalho de behavioristas como B.F.Skinner. Nesse paradigma, a tecnologia foi relegada a um papel secundário e suplementar que não conseguia capitalizar seus verdadeiros potenciais. Não causa nenhuma surpresa que a pesquisa não tenha conseguido mostrar melhoras consistentes no aprendizado do aluno com tal utilização da tecnologia. Em contraste, as teorias construtivistas predominam na literatura atual. Em uma visão construtivistas de aprendizado, os alunos constroem ativamente o conhecimento, à medida que entendem suas experiências. Portanto, a aprendizagem construtivista é ativa, centrada no aluno e tende a ser orientada por projeto. As teorias atuais colocam a tecnologia nas mãos dos aprendizes para ajudar no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas de ordem superior e falam do poder da tecnologia para acessar, armazenar, manipular e analisar informações, permitindo, assim, que os aprendizes gastem mais tempo refletindo e compreendendo. “Em geral, os objetivos de instrução em um ambiente constritivista concentra-se na solução de problemas, no raciocínio, no pensamento crítico e na utilização ativa de conhecimento. Além disto, os construtivistas vêem a colaboração, a metacognição e a instrução centrada no aluno como elementos essenciais do ambiente de aprendizagem” (Grau e Bartasis, 1995). A acessibilidade dos aprendizes a informação pelo uso da Internet permite que eles desenvolvam seus próprios estilos de recuperação e organização das informações. Utilizando a Internet como uma ferramenta, os alunos podem explorar ambientes, gerar perguntas e questões, colaborar com outros e produzir conhecimento, em vez de recebê-los passivamente.

   A Internet, oferece apenas uma sugestão do papel do que as telecomunicações acabarão representando nas vidas dos atuais alunos. Mudanças globais significativas estão ocorrendo rapidamente, e as fronteiras políticas estão tornando-se menos distintas. Questões como ambiente, terrorismo e inflação afetam todos os cidadãos do mundo. As habilidades do mercado de trabalho e os requisitos de emprego estão mudando. As habilidades de comunicação tornaram-se essenciais para ganhar a vida, mas os alunos não estão entrando no mercado de trabalho adequadamente preparados.

   Quando os alunos comunicam-se com as pessoas em lugares estranhos e distantes, eles começam a entender, apreciar e respeitar as diferenças e similaridades culturais, políticas, ambientais, geográficas e lingüísticas. Sua visão de mundo e de seu lugar no mundo mudam, e o conteúdo do currículo torna-se atual, relevante e integrado a partir de uma perspectiva multidisciplinar e global.

   A revolução tecnológica produziu uma geração de alunos que cresceu com fontes de mídia multidimensional e interativa. Uma geração cujas expectativas e visão do mundo diferem daqueles que a precedeu. Somente revisando as práticas educacionais à luz de como nossa cultura transformou-se, poderemos dar uma educação apropriada a esses alunos. O consultor de tecnologia e premiado professor Alan November descreve as mudanças necessárias em nossas escolas como uma mudança de “descrições de trabalho”.:

   Alguns professores podem desconfiar das visões não-convencionais de November, mas outros insistiram em que a realidade que ele vislumbra não está longe.

  A melhor garantia de que os professores, e não a tecnologia, estarão no centro da sala de aula é assegurar que nós, como professores de hoje, dominaremos as novas ferramentas de aprendizagem, como a Internet. “Para os professores, a tecnologia deve ser um meio para novos fins, para uma aprendizagem mais dinâmica, mas a tecnologia não deve ser a questão principal. As questões reais são as novas formas de percepção e a consciência exigida pela mudança, as novas definições do que significa produzir conhecimento e uma boa vontade para abandonar formas antigas de autoridade por formas mais democráticas encontradas em uma comunidade de aprendizagem verdadeira”( Rowe, 1994). Com acesso à Internet, a sala de aula torna-se um ambiente de aprendizagem cooperativa ainda maior, na qual o professor fornece a direção, a orientação e a inspiração.

  Um dos pontos críticos dos sistemas educacionais que vem sendo discutido é a formação do professor. É indiscutível a urgência de investimento qualitativamente neste processo.

   Os meios de produção e de serviço estão mudando. A sociedade pós-moderna esta inovando as atividades humanas. Pela expansão dessas atividades, novas qualificações profissionais estão em constante construção, consolidando a sociedade da informação e comunicação.

   É certo que a mudança na escola tem que ser profunda para poder ter um papel fundamental nesse processo. A escola pode ser mais um espaço onde ambientes de aprendizagem podem ser criados propiciando ao aluno vivenciar e desenvolver habilidades compatíveis com seus próprios interesses e com as necessidades atuais da sociedade.

   Não basta porém, a escola adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter professores capazes de atuar e de recrias ambientes de aprendizagem. Isto significa professores críticos, reflexivos, autônomos e criativos para buscarem novas possibilidades, novas compreensões, tendo em vista a contribuir para o processo de mudança do sistema de ensino.

   Aprender e agir e a pensar uma teoria educacional não é fácil nem simples. Principalmente quando a teoria trata de concepções divergentes daquelas vivenciadas usualmente nos sistemas de ensino. O que dificulta esta aprendizagem é a maneira como as teorias são abordadas nos cursos de formação de professor.

   Embora existam cursos de formação e capacitação de professores que abordem as teorias de uma pedagogia construtivista, o modo pelo  qual elas são ensinadas expressa a visão behaviorista. Por sua vez, os princípios behavioristas  de aprendizagem são condizentes com o paradigma mecanicista que ainda impera na maior parte do sistema de ensino.

   Por esta razão, transmitir os princípios que norteiam uma nova prática educativa não basta para que o aluno em formação possa efetivamente aprendê-la. Aprender uma teoria educacional não significa saber repeti-la. É saber interpretá-la, é saber fazer os ajustes necessários às especificidades de cada contexto.

   Netas perspectiva, o aprendizado de um novo referencial educacional envolve mudança de mentalidade. E isto não acontece de forma imediata, porque as pessoas não apagam de suas mentes o que sabem dizer e fazer para colocar novas concepções. Não se muda de paradigma educacional como se muda de vestimenta. A mudança de valores, de concepções, de idéias e, consequentemente, de atitudes não é um ato mecânico. É um processo reflexivo, depurativo, de reconstrução, que implica transformação. E transformar significa conhecer.

   Segundo Piaget ( 1977), para a construção de um novo conhecimento, o sujeito precisa vivenciar situações onde possa relacionar, comparar, diferenciar e integrar os conhecimentos. Isto implica colocar em ação os processos funcionais de regulações, abstrações que desenvolvem novas estruturas mentais de assimilação do conhecimento. Portanto, uma nova abordagem educacional representa um novo conhecimento a ser construído.

   Sob este ponto de vista, o questão que se apresenta como um grande desafio é: como formar um professor reflexivo através de uma nova prática educativa?

   Uma das questões mais destacadas no cenário das discussões sobre a formação é a dicotomia que existe entre o discurso e a ação, entre o criar e o fazer, entre a experiência e a sua compreensão reflexiva, entre a teoria e a prática.

   É muito comum, recorrer a uma reforma curricular. Entretanto, isto não resolve, pois a mudança no currículo são apenas soluções formais.

 II - Objetivos:

   Estudar, desenvolver um ambiente midiatizado e elaboração de material  didático visando  práticas educacionais envolvendo o processo de capacitação de professores do ensino fundamental a distância , a respeito da compreensão e da utilização da Internet, possibilitando-lhes, fornecer uma visão crítica de como a tecnologia telemática pode ser incorporada e utilizada no contexto da sala de aula no desenvolvimentos das práticas pedagógicas.

   O processo de capacitação dos professores, deverá estar contextualizada em um dispositivo midiatizado de interatividade baseada na própria Internet, com a convergência associada a utilização da comunicação via TV a Cabo Comunitária.

  A integração destes dois meios de comunicação permitirá oferecer um acesso sem precedentes, pois possibilitará a utilização da banda larga da TV a Cabo e a interação da Internet para o desenvolvimento de conteúdo não presencial.

 III - Metodologia Envolvida:

   Em primeiro lugar, foi necessário delimitar o campo de aplicação. O  desenvolvendo do estudo foi centrada na Cidade de Campinas, tendo como meta quantitativa a utilização de um programa de capacitação a distância para cerca de 100 professores da rede de ensino fundamental.

   Como qualquer empreendimento de aprendizagem, o sucesso depende da capacidade de dominar o básico e depois, gradualmente, expandir o conhecimento por meio da prática. Embora a Internet seja um universo de informações imenso e sempre em expansão, precisamos conhecê-lo por inteiro. Para os professores, a chave para utilizar a Internet com sucesso é aprender a utilizar algumas ferramentas básicas e, então, focalizar a utilização de alguns recursos-chave.

   Para realização do objetivo propostos, o estudo implicou duas etapas metodológicas.

   A primeira delas diz respeito à metodologia geral da pesquisa, que abrange a organização e planejamento de todas as etapas do estudo para o desenvolvimento do material didático a ser utilizado no programa de capacitação e a segunda relaciona-se a e estruturação do ambiente mediado por computador baseado na Rede Internet com a convergência com a TV a Cabo Comunitária, visando a implantação de um Programa de capacitação a distância denominado de EDUNET que possibilitará estabelecer uma rede de informação e comunicação entre o mundo escolar e a comunidade.

  A primeira etapa metodológica implica principalmente:

1)  organização e planejamento dos trabalhos e preparação de material de leituras;

2)  pesquisa e desenvolvimento de ferramentas pedagógicas mediadas por computador;

3)  pesquisa de produtos para a aprendizagem colaborativa e interativa disponíveis na Internet.

 A segunda etapa metodológica implica:

1)  capacitação dos professores através de um programa a ser disponibilizado na TV a Cabo;

2)  montagem e desenvolvimento do conteúdo e atividades do ambiente proposto;

3)  estimular a cooperação no desenvolvimento de projetos interdisciplinares dentro e fora da escola ( utilização da Internet em projetos pedagógicos);

4)  desenvolvimento de critérios de análise do potencial das ferramentas criadas;

5)  análise das reações dos professores/alunos quanto ao novo ambientes de aprendizagem;

6)  análise geral dos resultados.

 Iniciamos o projeto levando-se em conta as práticas inovadoras dos docentes das escolas envolvidas, práticas estas que se transformaram em instrumento de formação/capacitação e ao mesmo tempo, de pesquisa da própria prática. Ao contrário da investigação ação centrada na aula, queremos através da criação do Portal “ Comunidade do Conhecimento” conectado na Internet, ser o núcleo da mudança. Não se trata, de uma ação individual, mas colaborativa, mediada pelo computador baseado na Internet, onde a incorporação de elementos inovadores e criativos sejam motivos de reflexão e degrau para a transformação.

 O Projeto EDUNET, tem o propósito de desenvolver uma série de estratégias de formação integral para a melhoria do ensino, dentro de um marco sociocultural de mudança permanente e de busca de qualidade. O Projeto de pesquisa não esgota, entretanto na elaboração de materiais e estratégias docentes, mas pretende inovar e investigar tais materiais e estratégias na prática, mediante modelos de estudo de caso e investigação-ação para, posteriormente, difundi-lo entre os sujeitos envolvidos.

 Desta forma, estaremos buscando integrar três processos pedagógicos vinculados à transformação, que habitualmente se apresentam separadamente nos estudos: a formação do professor, a inovação educacional e a pesquisa da própria metodologia. Três momentos de um mesmo processo: a melhoria da qualidade do ensino por meio de mudanças sustentáveis.

a)     A formação se orienta para o desenvolvimento profissional do docente: Iniciaremos a ajudar o professor a tomar consciência das próprias atuações e como melhorá-las. Assim, a formação não se esgota na aquisição de conhecimentos, mas deve gerar atitudes e valores coerentes com as novas demandas, desenvolver novas habilidades, principalmente as específicas para o ensino, criar hábitos que possam  ser transmitidos ao aluno. Para iniciar o processo, procuramos preparar um programa em vídeo de 10 módulos com duração de 2 horas cada, que é transmitido pela TV a Cabo pela facilidade de banda larga e ao mesmo tempo pela Internet, possibilitando ao ouvinte uma interação com o conteúdo. Assim, podemos acompanhar a evolução da aquisição por parte dos professores as novas habilidades para a “Utilização da Internet no desenvolvimento de projetos pedagógicos”.

b)      A inovação se entende como melhoria colaborativa da prática docente. Não se trata de uma melhoria individual, senão compartilhada, em colaboração. Foi utilizado no desenvolvimento do projeto um ambiente mediado pelo computador baseado na Internet, que possibilita a criação de um espaço “ Portal Comunidade do Conhecimento”. A Inovação não é somente um processo de mudança externa, mas também interna dos agentes envolvidos: professor e aluno. Devemos ressaltar, que falar de inovação é falar de formação de atitudes, habilidades e hábitos, criar climas construtivos. Portanto, mais que um portal de disseminação de informação, procurarmos estimular a participação do mundo escolar com a comunidade em que está inserida, através do desenvolvimento de ações educacionais, culturais e sociais.

c)      A investigação como processo de aquisição de conhecimento para melhorar a prática. A meta de uma pesquisa educacional não é o mero saber ou saber “sobre”, mas saber “para”. Isto é, identificar as estratégias que produzem melhores resultados em determinados grupos. Estamos utilizando elementos inovadores como o Projeto da Rádio Virtual na Internet que é a difusão de áudio em tempo real pela Internet através de programas produzidos pela própria comunidade escolar e do Espaço “ Repórter Mirim” que também é um programa de 60 minutos produzido e dirigido pela comunidade escolar que é vinculado semanalmente na TV a Cabo Comunitária.

 Assim sendo, o projeto que estamos desenvolvento vai além das relações da aula. Nele se cruzam, além dos processos de inovação, formação e investigação, os três âmbitos ou situações de aprendizagem: sociocultural, organizacional e da aula.

IV - Fases do Desenvolvimento da Pesquisa:

1º Fase - Planejamento e Organização: Nesta fase  estabelecemos  um planejamento e organização de materiais de leituras sobre o que há de mais atualizado no campo das novas tecnologias aplicável em ambientes mediados por computador baseado na Rede Internet. Foi possível oferecer aos professores participantes até o momento ( cerca de 100 professores) uma pequena bibliografia básica que está disponível no site do Portal “ Comunidade do Conhecimento”.

2º Fase - Definição e Elaboração de um Ambiente Interativo de Aprendizagem Baseado na Rede Internet: Após levantamento e avaliação de alguns ambientes virtuais, foi possível definir  o sistema que mais próximo atende as necessidades da comunidade escolar. O sistema escolhido foi a criação de um Portal “ Comunidade do Conhecimento”, ambiente desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia da Informação e Comunicação da Faculdade de Educação da UNICAMP que foi instalado em um servidor – computador Pentium III- conectado na Internet, que tem acesso livre a toda comunidade escolar envolvida pelo projeto.

 É importante ressaltar, que o ambiente interativo foi  definido em colaboração com os professores pois foi levado  em consideração as especificidades da comunidade escolar.

3º Fase - Capacitação Tecnológica: Foi criado um núcleo de capacitação aos sujeitos envolvidos (professores), fornecendo elementos téoricos-metodológicos para que possam delinear ambientes interativos de aprendizagem mediados pelo computador baseados nos conteúdos e programas estabelecidos no planejamento pedagógico da escola.

 Para facilitar a transmissão do conteúdo foi elaborado no primeiro momento, um programa de capacitação intitulado “ Utilização da Internet na Educação” composto de 10 módulos com duração de 2 horas, que foi vinculado na TV a Cabo de Campinas.

A escolha de vincular o programa na TV a Cabo foi levando-se em conta a realidade dos professores, no tocante a disponibilização de locomoção e principalmente o custo do programa de  capacitação para uma turma inicial de 110 professores da rede de ensino fundamental de Campinas.

Não poderíamos iniciar um programa de capacitação utilizando-se de uma mídia de comunicação que não fosse a mais adequada aos professores, tendo em vista principalmente que muitos dos professores – cerca de 87% - não tinham nenhuma informação sobre a utilização do computador em sala de aula. Desta forma, optou-se pela veinculação do programa de capacitação pela TV a Cabo de Campinas.

Devemos ressaltar, que também o programa de capacitação era vinculado pela Internet em sincronismo com a transmissão pela TV a Cabo. Assim o professor poderia assistir pela TV a Cabo e interagir com o conteúdo pela Internet.

Os professores utilizaram a Internet para pesquisa e comunicação com o seus pares, além disto, disponibilizaram  material didático em linguagem HTML na  Internet.

4º Fase - Definição e Desenvolvimento: Esta fase implica mudanças na forma pedagógica e nas estratégicas de aula .

Foi desenvolvido  ações estruturadas dentro da renovação da conduta dos professores orientada na apresentação de exercícios de ação na Internet, proposição de trabalhos escolares em grupos, ênfase na pesquisa estruturada e gerenciamento de tempo e autonomia na aprendizagem.

Também foi levando em consideração fatores na mudança da elaboração do material didático preparado pelo professor através do estímulo a criação de projetos interdisciplinares, parcerias com outras escolas e produção de materiais com recursos de linguagem html, visando a divulgação na rede Internet.

Como resultado esperado, foi possível sistematizar as informações produzidas pela comunidade escolar compondo o Portal “ Comunidade do Conhecimento” .

Também foi possível viabilizar um espaço democrático de comunicação enterativa da comunidade, a Rádio Virtual na Internet e o programa “ Repórter Mirim” na TV a Cabo Comunitária de Campinas.

  Fase -  Avaliação da Tecnologia na Sala de Aula: Implementado o ambiente criado pelos professores construído à partir da utilização das novas tecnologias, espera-se propiciar verdadeiros cenários de aprendizagem, nos quais se realiza a apropriação da tecnologia pelos professores e a exploração e construção do conhecimentos pela comunidade escolar . Os resultados da avaliação serão disponibilizados na Rede Internet no próprio site criado na escola para acesso público, servido desta forma, como um referência de articulação para ser utilizados em outras escolas.

Com o atraso inicial de implantação do projeto, não foi possível implementar até o momento esta fase da pesquisa. É previsto até o final de 2002  a finalização desta etapa.

Pretende-se ainda, com esta pesquisa fornecer subsídios teórico-metodológicas para se delinear uma metodologia alternativa a respeito da implementação e do alcance da utilização de um ambiente mediada por computador baseado na Internet,  apoiado na utilização consciente da tecnologia no trabalho docente, contribuindo para uma reflexão crítica a respeito das potencialidades didático-cognitivas da tecnologia.

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