A Influência da Plataforma de Gerenciamento de EAD 
no Desenvolvimento de Programas de Ensino via Web:
uma experiência do LATEC/UFRJ

Telma Pará
LATEC/UFRJ 
telma@coep.ufrj.br

Cristina Haguenauer
LATEC/UFRJ e CEDERJ
crisjh@uol.com.br

 Marco Ramiro Sejas Rivero
LATEC/UFRJ
ramiro@pee.coppe.ufrj.br

(Texto original com imagens: clique aqui)


O processo de produção e implementação de programas de ensino online envolve diversas etapas. Com a introdução das novas tecnologias de informação e de comunicação, há que se adequar os processos de trabalho, bem como escolher as melhores ferramentas de apoio a esses processos. O presente artigo pretende avaliar a contribuição da ferramenta de gerenciamento (plataforma de EAD) para a melhoria da produção e da implantação de cursos via web com base na experiência do LATEC – Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação da UFRJ.
Palavras-chave:  Educação a Distância via web, plataformas de EAD, softwares de gerenciamento de EAD.

 

1. Introdução

  As recentes mudanças no mundo do trabalho no que se refere à introdução de novas tecnologias da informação e da comunicação  vêm exigindo cada vez mais uma adequação e uma transformação nos processos de trabalho de forma que as equipes possam dividir tarefas e tornar-se mais interdisciplinares.

Em seu trabalho sobre desmaterialização e trabalho, Marques (1999) desenvolve os conceitos de informacionalização ou desmaterialização da economia que se resume no aumento constante da quantidade de trabalho sobre a informação em relação à quantidade  de trabalho sobre a matéria.

“Quanto mais informacionalizada estiver a produção, tantos mais cortes haverá sobre papel, sobre telas, com mouses, teclados e scans, ou na rede entre os computadores. Quanto mais informacionalizada estiver a produção (e o consumo), tanto mais trabalho de concepção e projeto, de programação, de planejamento, de construção desse corte sob forma latente, potencial e virtual (diz-se desmaterializada)  haverá antes que, em algum lugar do planeta, a ferramenta de uma máquina operatriz automática encontre fisicamente uma chapa num corte manifesto, real e atual , sobre a ‘matéria’”.(Marques, 1999: 202)

Duas conseqüências surgem dessa desmaterialização da economia: mudam as relações das pessoas com a natureza e das pessoas entre si. Com relação à primeira, verificamos que o trabalho industrial e agrícola deslocou-se, e em muito, em direção à concepção (incluindo o marketing) e projeto dos produtos e processos. Com relação à segunda conseqüência, houve a perda da nitidez da separação entre fábrica e escritório, entre concepção e execução das tarefas industriais. E isso trouxe uma conseqüência final que é a perda da empregabilidade para o operário tradicional.

“ Na economia intensamente informacionalizada, assim como o tomate natural não é competitivo, o operário tradicional não tem empregabilidade. Ambos estão condenados. Junto com a nova natureza, um novo humano será forjado". (Marques, 1999:207)

Um dos aspectos decorrentes deste cenário é uma enorme pressão sobre o sistema educacional, no sentido do aumento do nível de educação e capacitação profissional de toda a população, assim como a permanente atualização dos profissionais a fim de dar conta das contínuas mudanças no mundo do trabalho e das relações sociais. Nesse contexto, a educação a distância online mostra-se como uma possibilidade de resposta à esta demanda.

  2. O Que Mudou na Educação a Distância

As principais mudanças observadas na Educação a Distância, estão relacionadas com o fato de que anteriormente ela era considerada uma atividade separada, sem relação com o sistema de educação oficial e conduzida principalmente por instituições privadas, ou ainda vista como uma atividade restrita a treinamento.

Na EAD convencional, que utiliza mídias como impressos, rádio, TV e computador desconectado da rede (standalone), o relacionamento é de um para muitos ou de um para um.

Atualmente, na Educação a Distância via WEB, a principal mudança está na possibilidade de interação em tempo real, independentemente da localização física dos participantes do grupo.

Cabe ressaltar que vários métodos desenvolvidos e utilizados para a EAD via Web, vêm sendo aproveitados como apoio ao ensino presencial. As plataformas de gerenciamento de cursos online também se aplicam ao gerenciamento do trabalho colaborativo dos alunos, criando-se, assim, o ensino semi-presencial; um híbrido de ensino a distância e ensino presencial (Haguenauer, 2000).

3. A plataforma CEDERJ/Sistema Quantum de Gerenciamento de Cursos online

Existem atualmente várias plataformas para uso no EAD, sendo a maior parte delas sistemas privados e pagos.

O LATEC/UFRJ utiliza Plataforma CEDERJ/Sistema Quantum, que é um software de gerenciamento de cursos online, desenvolvido pelo CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), formado pelo consórcio das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, a equipe de pesquisa do LATEC participa da equipe de desenvolvimento da plataforma, realizando a testagem e varredura de bugs.

3.1 Os Recursos da Plataforma e a Fase de Produção

 O auxílio da plataforma Quantum nesta etapa pode ser obtido mediante as seguintes ferramentas:

 Criação de curso

Pode-se criar os vários cursos para uma área desejada. Estes podem ser divididos em categorias da mais alta complexidade, isto é, divisão em forma de arvore.

Adição de conteúdo

A equipe de produção pode adicionar o conteúdo do curso em formato HTML, ASP, Java, FLASH e Scripts de diversas linguagens de programação para WEB, sempre tendo cuidado de não mexer com a configuração do sistema.

Edição de conteúdo

O Designer pode editar o conteúdo para fins de verificação e correção.

Modificação do Ambiente

A equipe de produção pode modificar o ambiente de aprendizagem para uma melhor identificação do aluno com o curso (inclusão de ícones e logomarcas).

Ferramentas de colaboração

Pode ser configurada uma gama de ferramentas de colaboração ao conteúdo do curso, que servirão para uma maior interatividade entre o professor e aluno ou entre os alunos, como por exemplo  Chat, Fórum de Discussão, Quadro de avisos, etc.

Ferramentas de Comunicação

Também e possível dispor de ferramentas que facilitem a comunicação entre  os alunos e seus professores, assim como entre os tutores através de mensagens de dentro da plataforma para quem desejar, ou através de uma agenda com as atividades e o cronograma do curso.

Ferramentas de apoio

A plataforma possui ambientes de apoio para reforçar o aprendizado, como por exemplo, FAQ, Área de Downloads, Biblioteca, Glossário, etc.

3.2 Os Recursos da Plataforma e a fase de Implementação

Para a etapa de implementação, a plataforma oferece diversas ferramentas de administração e controle:

Cadastro

A equipe de implementação pode cadastrar os alunos que farão parte do curso, dividindo-os em turmas e cursos diferentes. O acesso é controlado por um login e uma senha.

Controle dos cursos

Pode ser feito o controle do andamento dos cursos, para verificar se eles estão abertos a inscrições, se são gratuitos ou não.

Tutoria

A plataforma permite a seleção de tutores/professores para todos os cursos disponíveis

Relatórios

Dispõe ainda de uma ampla variedade de relatórios para o acompanhamento do curso, da freqüência de acesso dos alunos  a plataforma (Relatório de freqüência de alunos por turma)

Controle de avaliações

A equipe pode avaliar uma turma e disponibilizar as notas dessa avaliação.

Controle das ferramentas de colaboração

A equipe coordena a utilização dessas ferramentas para o bom aproveitamento delas no curso, fixando horários dos chats, colocando avisos no quadro, moderando os fóruns, etc.

Controle das ferramentas de comunicação

Da mesma forma a equipe mantém a Agenda atualizada, assim como pode enviar mensagens aos profissionais do curso bem como aos produtores do curso, se necessário.

Controle das ferramentas de apoio

A equipe tem como responsabilidade a manutenção e atualização  das ferramentas de comunicação.

4. As Equipes de Trabalho e a Experiência do LATEC/UFRJ

O LATEC/UFRJ possui três equipes de trabalho: Produção, Implementação e Pesquisa. Cada uma dessas equipes possui características bastante distintas, tanto no que concerne ao perfil dos profissionais envolvidos, quanto no que concerne ao ritmo e à natureza do trabalho desenvolvido.

Equipe de Produção

A equipe de produção é composta por especialistas de conteúdo, webdesigners, programadores, redatores, desenhistas instrucionais, programadores visuais, profissionais de imagem, jornalistas e especialistas no uso das plataformas de gerenciamento. Essa equipe se encarrega da produção dos cursos, fazendo uso das mídias e recursos definidos no projeto pedagógico.

Equipe de Implementação

A equipe de implementação é composta por profissionais de educação especializados no uso de plataformas de gerenciamento, especialistas de conteúdo e profissionais de informática especializados no gerenciamento da plataforma, no que se refere ao uso do banco de dados e no gerenciamento de redes, além do suporte usual de informática para as máquinas utilizadas no processo. Essa equipe é responsável pela entrega (delivery) do curso ao usuário final (aluno).

A equipe de implementação é a que coloca em execução o curso e com isso, percebe as lacunas, as falhas de projeto e devolve à equipe de produção para que essa providencie a modificações necessárias

Equipe de Pesquisa

A equipe de pesquisa é composta por profissionais de diversas áreas, envolvidos no desenvolvimento de novas técnicas e metodologias, na testagem de plataformas de gerenciamento de EAD, assim como com o acompanhamento e avaliação dos programas de ensino via web.

Quase tudo o que envolve o ead via web é fruto de pesquisa e necessita de pesquisa. É preciso testar, inventar e avaliar sempre, a cada passo. As Tecnologias da Informação e da Comunicação evoluem diariamente. Elas devem ser testadas e avaliadas, para não cairmos no modismo de buscar a novidade, que, na maioria das vezes, possui um custo proibitivo. É preciso, portanto, avaliar com cuidado o custo - benefício das novidades tecnológicas.

Ao mesmo tempo, as metodologias de aplicação dessas tecnologias ao ensino precisam ser elaboradas, testadas e ajustadas, procurando, dentro do possível, acompanhar o ritmo da evolução tecnológica. As metodologias de avaliação de programas de ensino via web, devem ser ajustadas a partir das metodologias de avaliação convencionais. Além disso, pesquisas sobre evasão e acompanhamentos de casos precisam ser desenvolvidos.

É necessário que exista uma interação muito forte entre essas três equipes, pois cada uma delas fornece informações importantes para a outra, formando-se, assim,  um sistema de retro - alimentação permanente.

5. Conclusões

  A experiência do LATEC/UFRJ tem mostrado que um dos principais requisitos para o sucesso dos programas de ensino online é o domínio do uso dos recursos da plataforma de gerenciamento pelas equipes de produção e implementação. Quanto maior for esse domínio, melhor o resultado final. Uma vez que não se encontra com facilidade profissionais especializados no uso das plataformas de gerenciamento, é preciso investir na formação destes profissionais, para garantir um melhor resultado.

Outro fator que tem grande influência no resultado final é o grau de integração das equipes de produção e implementação. O projeto pedagógico do curso influencia diretamente o trabalho de implementação. Se estas duas fases (de produção e implementação) forem tratadas isoladamente, as chances de êxito do programa de ensino ficam bastante reduzidas.

Ao mesmo tempo, é importante haver um grau elevado de entendimento do projeto pedagógico por parte da equipe de implementação. Caso contrário, não será possível que a equipe de implementação execute com perfeição o projeto concebido inicialmente.

Por fim, é importante ressaltar que o projeto pedagógico, ou desenho instrucional, ocupa um papel central no desenvolvimento de programas de ensino online. Alguns dos elementos analisados no projeto pedagógico, formam a base para a escolha da melhor estratégia de ensino, como por exemplo, as características do público alvo, as circunstâncias de aprendizagem, os recursos tecnológicos disponíveis etc. Caso algumas destas premissas não se confirmem, o resultado final será automaticamente comprometido.

6. Bibliografia

Carvalho, M., Haguenauer, C.J., et al. (2001). Uma Proposta de Estratégia Pedagógica para Estudo e a Aprendizagem em EAD, Seminário Educação 2001, UFMT, Cuiabá, Mato Grosso, novembro.

Castro, N., Haguenauer, C.J., et al. (2001). Ambiente virtual de aprendizagem: características e reflexões. Seminário Educação 2001, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, novembro.

Castro, N., Haguenauer, C.J., et al. (2001). O Estudo a Distância com Apoio da Internet, Congresso Internacional de Educação a Distância, Brasília, agosto .

Fonseca, A. B. , Haguenauer, C.J., et al. (2001) A Internet como Ferramenta Educacional, na Formação Continuada, na era da Sociedade da Informação, Seminário Educação 2001, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, novembro.

Guia de Utilização do Sistema Quantum 2.0 em www.semear.com/quantum - MPR Informática.

Haguenauer, C.J. (2000). Ensino Semi-presencial: uma etapa intermediária.  Congresso Internacional de Educação Continuada e a Distância,. Curitiba, Dezembro.

Haguenauer, C.J., et al. (2000).  International View on Engineering Education – ed da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em co-autoria com Luis Carlos S. do Carmo et al, Rio de Janeiro.

Haguenauer, C.J., et al. (2001). Uso de Sistemas Informatizados no Ensino, V COINFE, Congresso Estadual de Informática na Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, novembro.

Harasim, L., 1989. “Online education: a new domain”. In: Mason, R. D. And Kaye, A. R., Communication, Computers, and Distance Education, Oxford: Pergamon Press.

Marques, I. C., 1999; “Desmaterialização e Trabalho”. Em Lastres, H. M. M. e Albagli, S, Informação e Globalização na Era do Conhecimento, ed. Campus, pp. 191-215.