ASPECTOS METODOLÓGICOS 
DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DE 
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Prof. Samuel Brasileiro Filho 
CEFET-CE
 samuel@cefetce.br

Prof. Elian Machado, PhD
Univwersidade Federal do Ceará
elian@ufc.br 

 

(Texto original com imagens: clique aqui)


O desenvolvimento de metodologias para avaliação e seleção de um ambiente virtual de aprendizagem para aplicação em domínio educacional específico tem grande importância nos dias atuais.  Esta tarefa, aparentemente simples, apresenta grande complexidade, pois existem no mercado centenas de opções de ambientes virtuais de aprendizagem, desde ambientes gratuitos até de ambientes proprietários de elevadíssimo custo. Nossa intenção neste breve estudo é destinada a apresentar uma visão geral das metodologias empregadas para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem, de maneira a estabelecer as bases conceituais necessárias para a concepção de metodologias para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).
(palavras chaves: Avaliação, Ambientes Virtuais Aprendizagem)

 

  1. Introdução.

 

A integração da Internet aos sistemas educacionais, presenciais ou à distância, facilita a concepção de formas mais eficientes e flexíveis de promoção da aprendizagem. BRANSFORD(1) cita que as tecnologias educacionais, como a Internet, não apenas têm mudado a maneira como as pessoas aprendem, elas também afetam o que é necessário ser aprendido, acrescentando ainda que, as tecnologias educacionais, quando corretamente aplicadas no ambiente educacional, agregam valor ao aprendizado, por meio da promoção dos seguintes aspectos:

·        Possibilidade de fornecimento de contexto real para a aprendizagem;

·        Possibilidade de conexão com especialistas externos ao ambiente de aprendizagem;

·        Fornecimento de ferramentas de visualização e analise;

·        Fornecimento de facilidades para solução de problemas;

·        Estabelecimento de oportunidades para feedback, reflexão e revisão.

Neste cenário de integração das tecnologias de comunicação e informação para o desenvolvimento de aplicações educacionais, os ambientes virtuais de aprendizagem vêm ganhando importância como meio de mediação e gerenciamento da educação à distância baseada nas redes telemáticas, com ênfase na Internet.

A crescente valorização da educação à distância, e por conseqüência os ambientes virtuais de aprendizagem, advêm da conjugação de três grandes fatores. O primeiro destes fatores é o fato de que a educação à distância é indiscutivelmente um dos mais efetivos meios para a formação de adultos, de maneira contínua, com crescente demanda. O segundo fator, relacionado com a valorização da educação à distância, está relacionado ao grande avanço tecnológico das tecnologias de comunicação e informação, em especial das redes telemáticas, com crescente popularização do acesso à Internet. O terceiro fator, diz respeito à transição do modelo de desenvolvimento econômico, fundamentado no conhecimento, que estabelece novos desafios aos sistemas de formação, impulsionados pela economia globalizada.

Na abordagem dos ambientes virtuais de aprendizagem, um desafio central se destaca, o qual está relacionada com a necessidade de estabelecimento de metodologias para avaliação e seleção de ambientes virtuais de aprendizagem que sejam mais adequados ao processo educacional.  Esta tarefa, aparentemente simples, apresenta grande complexidade, pois existem no mercado centenas de opções de ambientes virtuais de aprendizagem, desde ambientes gratuitos até de ambientes proprietários de elevadíssimo custo.

O presente estudo sucinto, tem a intenção de apresentar um contexto geral das abordagens metodológicas empregadas na avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem, bem como propor e validar uma metologia específica para a avaliação pedagógica destes ambientes no contexto da educação profissional.

 

2.      Abordagens Metodológicas da Avaliação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

 

OLIVER(3) apresenta uma conceituação simples e direta para a avaliação, indicando que está trata-se de um processo no qual pessoas julgamento de valor sobre as coisas. O citado autor, afirma que a avaliação de tecnologias da aprendizagem está relacionada com julgamento do valor educacional destas inovações.

Um ambiente virtual de aprendizagem é uma tecnologia educacional que pode ser avaliada sob diversos aspectos que irão orientar diferentes julgamentos. Estes aspectos podem ser relacionados quanto às especificações técnicas, quanto ao design instrucional, quanto às características das ferramentas e facilidades disponibilizadas, quanto às facilidades de uso e acessibilidade, quanto ao potencial de colaboração, quanto à compatibilidade com padrões de metados, quantos aos aspectos ergonômicos, quanto à adequação pedagógica e quanto custo.

 

Um grande desafio neste contexto metodológico para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem está relacionado com o desenvolvimento de metodologias de avaliação que avancem na direção de estabelecer julgamentos sobre os paradigmas pedagógicos e ergonômicos, inerentes aos ambientes avaliados, de maneira a garantir sua a adequação e efetividade no processo educacional.CASSANDRA RIBEIRO(4) afirma que as novas tecnologias exigem cuidados de ordem ergonômica e pedagógica. Ergonômica para que o usuário, aluno ou professor, possa utilizar a tecnologia com o máximo de segurança, conforto e produtividade conforme os preceitos da ergonomia e, pedagógico, para que as estratégias didáticas de apresentação das informações e tarefas exigidas estejam em conformidade com o objetivo educacional e as características de seu usuário. A comunidade de pesquisadores da avaliação tem se debatido num intenso e inconclusivo debate a respeito dos dois paradigmas metodológicos das avaliações relativos as abordagens quantitativas e qualitativas.

2.1. Abordagens Quantitativas na Avaliação dos AVAs

A avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem, na abordagem quantitativa, tem se pautado em estabelecer critérios de ponderação quantitativa sobre aspectos tecnológicos dos ambientes e sobre as suas ferramentas e facilidades disponibilizadas para promoção da aprendizagem. Grande parte dos esforços mobilizados para o desenvolvimento de metodologias de avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem, tem sido direcionado para a criação e validação de métodos de avaliação comparativos entre os diversos ambientes, por meio do estabelecimento de pontuação dos aspectos avaliados, com a combinação de informações que possibilitem orientar a decisão quanto à escolha do melhor ambiente, com base em um senso racional. Este senso racional está muito dirigido para os aspectos tecnológicos ou relativos aos custos. Pouco tem sido feito quanto à avaliação dos aspectos ergonômicos e pedagógicos.

A base metodológica dos modelos quantitativos para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem tem sido pautada pelo desenvolvimento de “checklists” das funcionalidades e características dos ambientes. Existem dezenas de metodologias concebidas neste paradigma, as quais oferecem uma boa forma de comparar aspectos técnicos e de funcionalidades dos ambientes, mas não se adequam para a avaliação dos aspectos pedagógicos, por não serem flexíveis e adaptáveis aos diferentes contextos educacionais de utilização do AVA.

Um exemplo típico destas metodologias quantitativas foi desenvolvida pelo Centre For Curriculum, Transfer e Technology (disponível no site http://www.c2t2.ca) o qual apresenta uma ferramenta para avaliação comparativa de ambientes virtuais .

Uma exemplificação típica de uma metodologia quantitativa para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem é indicada na Tabela 1, que segue.

Tabela 1 – Exemplo de um “Framework” para avaliação de VLEs numa abordagem quantitativa.

Aspecto Avaliado

+

0

-

Observações

Acessabilidade

 

 

 

 

Uma plataforma não deve apenas prover acesso aos recursos de aprendizagem mas deve facilitar este acesso, assim como requisitar informações adicionais

Divulgação

 

 

 

 

Capacidades de buscas

 

 

 

O ambiente permite o usuário localizar um recurso ou informação de aprendizagem específico?

Confiabilide

 

 

 

Não existe erros no sistema, quebras ou links errados?

Oferta de Recursos de aprendizagem

 

 

 

O ambiente oferece suficientes matérias de aprendizagem para ser útil?

Localização de Oferta

 

 

 

Possibilidade de localizar diferenciadas oferta (customized/standart)

Informação do recurso de aprendizagem

 

 

 

Tem conformidade com padronização de metadados?

Avaliação

 

 

 

A plataforma possibilita a participação do estudante na avaliação?

Fonte:Evaluation of Learnning Plataform Technologies , Universal Project, Robert Mery et al. ,2000    (Legenga : (+) Muito Bom; (0) Bom , (-) não avaliável ou não antende)

 

2.2.           Abordagens Qualitativas da Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

 

As metodologias qualitativas adotadas na avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem têm se caracterizado pela aplicação de estruturas avaliativas orientadas a coletar uma série de informações qualitativas que sirvam de subsídio ao processo de julgamento do valor educacional do AVA.

Um interessante trabalho foi desenvolvido por BRITAIN e LIBER (2) que propuseram uma estrutura genérica para avaliação pedagógica dos ambientes virtuais de aprendizagem, com base em dois modelos distintos. O primeiro modelo utilizado foi um modelo educacional baseado no modelo conversacional elaborado por Laurilard (1993), e o segundo foi um modelo organizacional desenhado a partir do Modelo de Viabilidade de Sistemas proposto por Stafford Beer (1981).

O modelo conversacional utilizado por BRITAIN e LIBER (2) para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem permite a avaliação das interações entre um único estudante e o professor. Nesta abordagem, grande parte das funcionalidades do ambiente serão abrangidas, porém ela omite as funcionalidades relativas à aprendizagem em grupo ou colaborativas.  Este ambiente colaborativo é mais bem avaliado pela abordagem organizacional do modelo de viabilidade de sistemas.

Com base nos modelos Conversacional e Organizacional, BRITAIN e LIBER(2) propuseram duas estruturas(Frameworks) para avaliação pedagógica dos ambientes virtuais de aprendizagem, as quais estão representadas nas Tabelas 2 e 3 , que seguem.

A Tabela 2 apresenta uma versão da estrutura proposta por BRITAIN e LIBER (2) para avaliação as interações entre um estudante e o professor no ambiente virtual de aprendizagem, com base no modelo Conversacional de Laurilirard.

A estrutura organizacional para avaliação dos processos colaborativos ou de aprendizagem em grupo nos ambientes virtuais de aprendizagem, proposta por BRITAIN e LIBER(2), é apresentada na Tabela 3.

 

Tabela 2 -  Uma Estrutura para avaliação de VLEs utilizando o modelo conversacional

 

  Ferramentas Estruturação
Professor apresenta Concepções Quais ferramentas estão disponíveis para o professor? Texto, vídeo, áudio, imagem... Pode o professor facilmente colocar juntos diferentes formatos de multimídia para apresentação de uma concepção? Pode estas apresentações ser rapidamente alteradas para uma reapresentação em uma diferente maneira?
Estudante apresenta concepção O estudante pode interagir com o professor através do sistema? O estudante tem capacidade de autoria multimídia? Mesmo que somente por texto, como o estudante se comunica com o professor? Claramente o diálogo entre o estudante e o professor é o centro do modelo conversacional e como isto é visualmente estruturado para os dois é muito importante. Conversações devem estar no centro das atividades no VLE em vez de ser puxada para um lado.
O Professor especifica o micro-mundo Ferramentas de autoria  multimídias para criação de matérias de cursos, programas de simulação lincáveis, programas de elaboração de testes, etc.

 

Em um VLE a noção de micro-mundo pode ser aplicada em diferentes níveis. O ponto importante na perspectiva do modelo conversacional é que ele deve ser versátil o bastante para adaptar-se a um estudante individual com base no estabelecimento de um diálogo conversacional com este estudante.
Estudante interage com o micro-mundo Veja os três anteriores Novamente nós podemos ver esta noção de micro-mundo em vários níveis. Nós estamos procurando mais no do lado do estudante do que simplesmente ser capaz de ver o conteúdo.
Tutor provê feedback para o estudante Pode o tutor usar as ferramentas de comunicação para fornecer feedback para o estudante no contexto das atividades de aprendizagem. Pode parecer obvio que isto seria verdadeiro, mas o ponto importante  é que o feedback pode ser facilmente relacionado com a ação – i.e. qualquer linha de discussão deve ser lincada ou envolvida no domínio das ações.
Estudante modifica as ações Pode o estudante retornar às atividades e modificar suas ações baseadas no feedback recebido do tutor?  

 

BRITAIN e LIBER(2) propuseram uma estrutura de avaliação complementar dos ambientes virtuais de aprendizagem, baseada no modelo organizacional, os quais podem ser examinados sob dois níveis: no nível dos cursos, e no nível institucional. Com base neste modelo, os citados autores elaboraram um “framework” para avaliar os aspectos organizacionais dos ambientes de aprendizagem, conforme indicado na Tabela 3, que segue.

 

Tabela 3 – Um “framework” para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem com base no modelo organizacional da viabilidade de sistemas

Funcionalidades do Modelo de Viabilidade de Sistemas Aspectos Organizacionais a serem suportados pelo VLE
Negociação de Recursos

Como os estudantes negociam seus contratos de aprendizagem com seus professores? Este é um processo feito em uma etapa ou é contínuo? Quais são os direitos e responsabilidades mútuas?

Coordenação

Podem os estudantes colaborar na criação de sua aprendizagem? Qual prevenção existe para evitar exploração?

Monitoramento

Como pode um professor monitorar onde a aprendizagem esta acontecendo, de maneira que ações corretivas sejam adotas?

Individualização

Como cada estudante pode encontrar seus próprios recursos e conduzir sua própria aprendizagem independente dos outros? Eles podem contribuir com o grupo com suas descobertas?

Auto-organização

Que espaço ou ferramentas são disponibilizadas aos estudantes para que estes se organizem como grupos, fora do controle do professor?

Adaptação

Ë possível para o professor adaptar o curso e seus recursos à luz das experiências adquiridas durante as operações

 

 

A avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem é uma tarefa complexa e multidisciplinar que exige um conjunto de conhecimentos técnicos do ambiente de programação para Internet, assim como conhecimentos conceituais sobre educação, principalmente no campo da aprendizagem.

 

Um dos principais interesses de nosso estudo é oferecer bases conceituais e analíticas para avaliação de ambientes virtuais a serem empregados para oferta de cursos profissionalizante, sob o domínio da chamada educação profissional. Fundamentado nestas bases, iremos propor sugestões para aprimoramento do ambiente INVENTE.

Um recente estudo elaborado por PFAFFMAN(5) apresenta uma alternativa interessante  para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem numa grande variedade de domínios, a qual integra os aspectos conversacionais e organizacionais, em um único “framework”. A metodologia proposta por este autor, combina duas diferentes estruturas de ambientes de aprendizagem, de maneira a permitir uma maior amplitude de domínios.

O citado autor combinou uma estrutura proposta por COLLINS et al.[1994] com a estrutura proposta por BRANSFORD et al. [1999], resultando num “framework” com vasto campo de abrangência para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem.

A primeira estrutura utilizada por PFAFFMEAN(5)  vem de COLLINS et. al a qual reconhece três categorias genéricas de ambientes de aprendizagem: ambientes de comunicação, ambientes de atividades e ambientes de avaliação.

A segunda estrutura utilizada por PFAFFMAN(5)  foi a estrutura elaborada por BRANSFORD et al.[1999], a qual foi denominada de HPL ( acrônimo de “How People Learn”). A estrutura proposta por BRANSFORD et al. utiliza quatro perspectivas, para desenho e avaliação de ambientes de aprendizagem:

 

PFAFFMAN(5) estendeu a estrutura proposta por COLLINS et. al[1994] por meio da subdivisão dos ambientes de aprendizagem em duas subclasses, assim definidas:  ambiente aprendizagem dentro da escola (in-school)  e ambiente aprendizagem out-of-school).

A análise dos contrastes entre os processos de aprendizagem dentro e fora da escola possibilita uma melhor compreensão dos ambientes virtuais de aprendizagem. Há de se ressaltar que a aprendizagem fora do ambiente escolar é de grande importância para a educação profissional, a qual, de alguma maneira deverá ser contemplada nos ambientes virtuais.

PFAFFMAN(5) integrou as duas citas estrutura em um único modelo de avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem, expandindo as possibilidades de análise e de avaliação dos VLEs, numa estrutura robusta e mais abrangente. O autor denominou esta estrutura de “LE Framework + HPL Framework”, indicando a integração das duas citadas perspectivas de avaliação de ambientes de aprendizagem, a qual  reproduzimos na Tabela 4., que segue:

 

Tabela 4 -. Framework proposto por PFAFFMAN(5) para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem

 

Ambiente de Comunicação

Ambiente de Atividades

Ambiente de avaliação

AMBIENTE CENTRADO NO ESTUDANTE

O professor tem que prestar atenção nos conhecimentos, habilidades e atitudes dos estudantes.

Encorajamento à comunicação entre os estudantes ajuda o professor a entender as premissas dos alunos e conduz os estudantes a aprender com os outros. Professores centrados nos alunos apresentam aos estudantes somente dificuldades gerenciáveis. Os estudantes que participam das atividades podem aprender que cometer erros é parte freqüente da solução de problemas.
AMBIENTE CENTRADO NO CONHECIMENTO

Atenção focada no que é ensinado e em como reconhecer a competência

Comunicação de sala de aula pode ajudar os estudantes a obter novas informações que tenham significado e a fazer perguntas para clarear dúvidas. O engajamento e atividades dos estudantes necessitam ser focadas na promoção da compreensão. A avaliações bem sucedidas são as que valorizam a compreensão em vez da memorização.
AMBIENTE CENTRADO NA AVALIAÇÃO

Avaliação formativa ajuda estudantes e professores no monitoramento do progresso da aprendizagem.

Provê o estudante com avaliação na qual torna visível seu pensamento. A avaliação provê oportunidades para que os estudantes revisem e melhorem o seu pensamento. Mesmo testes somativos podem ser construídos para fornecer feedback formativo.
AMBIENTE CENTRADO NA COMUNIDADE

Focado no contexto das normas da sala de aula e na aprendizagem em grupo ou colaborativa

Encoraja  o assumir risco e oportunidades, do ponto de vista acadêmico e aceitar os erros. Atividades de sala de aula nos quais estudantes organizam seus trabalhos de maneira a promover a colaboração e a construção de comunidades intelectuais. Solução colaborativa de problemas, por meio da construção compartilhada do conhecimento e do esclarecimento das dúvidas.

 

3.      Aspectos Conclusivos.

 

A expansão da oferta de ambientes virtuais de aprendizagem e a crescente importância destas tecnologias para a dinamização e otimização do processo educacional, faz com que seja de vital importância o desenvolvimento e validação de metodologias de avaliação que estabeleçam bases conceituais para a indicação da adequabilidade destas ambientes a contextos pedagógicos específicos. Evidentemente que um ambiente virtual de aprendizagem, assim como qualquer produto educacional informatizado, não tem condições de impor um modelo pedagógico específico, porém sua concepção interna pode favorecer determinadas práticas pedagógicas que necessitam ser previamente explicitadas.

As metodologias de avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem podem ser concebidas segundo diversos paradigmas, os quais são genericamente classificados em duas grandes áreas paradigmáticas de abordagens: a abordagem quantitativa e a abordagem qualitativa. As metodologias de avaliação quantitativas e qualitativas podem ser concebidas como listas de verificação, ensaios de interação, avaliações organizacionais, avaliações conversacionais, avaliações heurísticas, e muitos outros métodos.

Um aspecto relevante no estabelecimento de uma metodologia de avaliação de ambiente virtual de aprendizagem é a clareza da definição do contexto educacional de sua aplicação.

A avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem reveste-se de uma certa complexidade, em virtude da diversidade das interações envolvidas na aprendizagem e da amplitude de contextos educacionais. Diante de tal cenário, as metodologias quantitativas são bastante limitadas para a fundamentação de um juízo de valor educacional, embora possam ser interessantes para a comparação de aspectos tecnológicos.

A avaliação de ambientes virtuais, pela complexidade de sua aplicação, é mais bem orientada pela integração das metodologias quantitativas e qualitativas, de maneira a articular aspectos relacionados com a usabilidade destes ambientes, os quais são ancorados na ergonomia com os aspectos relativos à promoção da aprendizagem, que são fundamentados na pedagogia.

 

4.      Referências Bibliográficas

 

(1) BRANSFORD, John – How People Learn, Varderbit University, 1999

(2) BRITAIN, Sandy e LIBER, Oleg - A Framework For Pedagogical Evaluation Of Virtual Learning Environments , University of Wales – Bagor , 1999

 

(3) OLIVER, Martin – An Introduction To The Evaluation Of Learning Technology, Educational Technology & Society, 3(4), Higher Education Reasearch and Development Unit, University College London, 2000

(4) RIBEIRO, Cassandra de Oliveira e Silva – Bases Pedagógicas e Ergonômicas para a Concepção e Avaliação de Produtos Educacionais Informatizados, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.

 

(5)PFAFFMAN, Jay A. – Na Elaborated Learning Environment Freamework, Vanderbit University, Nashiville, Tenesse, junho/2001