MAESTRO: UMA FERRAMENTA DE 
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE 
CONTEÚDOS EM FORMATO HIPERTEXTO PARA E-LEARNING



Lina Sandra Barreto
EADtec - FINATEC
 lina@eadtec.com.br
 

Akemi Kawagoe
EADtec – FINATEC
akemi@eadtec.com.br

 

Felipe Lacerda
EADtec – FINATEC
felipe@eadtec.com.br



(Texto original com imagens: clique aqui)


A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos- FINATEC, parceira da Universidade de Brasília, juntamente com a empresa Educação a Distância em Rede- EADweb, firmaram um consórcio denominado EADtec-Educação a Distância e Tecnologia, cujo objetivo é a pesquisa, o desenvolvimento e a implementação de soluções em educação a distância. No âmbito dessa parceria, vêm sendo desenvolvidas diversas soluções que compõem um ambiente de ensino para a WEB.
Este artigo apresenta um dos primeiros resultados da pesquisa realizada no âmbito dessa parceria, por intermédio da ferramenta  MAESTRO que encontra-se em fase de alfa-testes, que visa facilitar para professores e especialistas em conteúdos, mesmo que sejam leigos em informática, o desenvolvimento de conteúdos hipertextuais para e-learning.
Palavras-chave educação a distância, e-learning; ferramenta de produção de conteúdos; tecnologia para educação a distância; planejamento e desenvolvimento de e-learning;



1.      Introdução

A partir da década de 90, houve enorme incremento da Internet com a introdução de novas soluções tecnológicas e queda nos preços dos serviços agregados, o que acarretou impacto sobre o acesso a esse serviço por um maior número de usuários.

Nesse contexto, a educação a distância encontrou na Internet uma via de excelência para a gestão e a distribuição do conhecimento. O e-learning passa assim, a ser uma das estratégias mais utilizadas campo da educação a distância.

No entanto, enquanto soluções de hardware e software para e-learning são  desenvolvidas em larga escala, soluções para peopleware são raras, principalmente as que possam  viabilizar a participação direta dos professores e autores dos conteúdos no  processo de construção do conhecimento em formato hipertexto.

A grande dificuldade dos especialistas em conteúdos, é que a sua grande maioria não possui nenhuma familiaridade com ferramentas de desenvolvimento para web Além disso, outro problema que se apresenta são as inferências feitas por esses especialistas a respeito de navegação, herdadas dos conceitos pré-estabelecidos  de linearidade e seqüenciamento, típicos dos cursos presenciais.

A proposta da ferramenta MAESTRO é apresentar uma solução de desenvolvimento amigável, leve e que promova a mais ampla liberdade de encadeamento entre  conjuntos de conhecimentos, respeitadas as características de cada curso.

1.1        Fundamentos para o storyboard

A ferramenta MAESTRO – planejamento instrucional foi planejada e desenhada seguindo os padrões W3C para navegação e acessibilidade. Chamamos de objetos educacionais, na organização da informação, os recipientes e os conteúdos. São recipientes as unidades, os módulos e as lições; estes objetos se relacionam de forma hierárquica para receber o conteúdo.

A primeira etapa no planejamento do curso, construção da árvore de navegação e hierarquia da informação, é a resposta para algumas perguntas:

  Qual é o público-alvo?

  Qual é o objetivo do curso?

  Qual é a melhor divisão do conteúdo para que ele seja de fácil navegação e entendimento?

  Quantas unidades são necessárias para cumprir os objetivos?

  Dentro das Unidades quantos módulos?

  E dentro de cada módulo quantas lições?

  Em cada lição quantas telas?

  Em quanto tempo o aluno será capaz de alcançar os objetivos de aprendizagem?

  Quantas atividades serão propostas para cada etapa?

Não existem medidas para segmentar os conteúdos para EAD; as divisões em elementos educacionais são feitas conforme a experiência do professor em outros processos de ensino-aprendizagem. A ferramenta MAESTRO organiza de maneira sistemática as respostas e as transforma em modelos.

Esses modelos podem ser analisados pelas equipes multidisciplinares e eventuais correções poderão ser feitas durante a etapa de planejamento na própria ferramenta MAESTRO. Já estão disponíveis na primeira versão criação, edição e exclusão de cursos, unidades, módulos e lições.


2          Planejamento e árvore de informação

Ao acessar, de maneira segura, o ambiente web da ferramenta MAESTRO  o professor cadastrado tem a opção de criar, editar ou apagar um curso. A lista de cursos é personalizada o que significa que cada professor terá direito de acesso apenas aos cursos de sua autoria. Administradores e convidados também poderão ter acesso, se for conveniente.

Na opção de criar um novo curso há um formulário para cadastro. Por meio deste formulário é que a base de dados vai ser incrementada para receber as informações sobre o curso. Optamos por uma interface bastante familiar para autores familiarizado com a Internet e intuitiva para os demais autores. O esquema de cores e fontes da ferramenta é totalmente customizável (para versão 2).

Ao finalizar o cadastro do novo curso, sob o comando do mouse uma nova janela, para organização da estrutura do curso, é aberta. As unidades, módulos e lições são cadastrados, bem como os objetivos específicos de cada um desses objetos educacionais.

  O MAESTRO monta o mapa do curso que pode ser visualizada a qualquer momento. Uma estrutura gráfica aparece para favorecer os testes de navegação. Por meio da estrutura gráfica é possível visualizar a distribuição dos conteúdos e assim perceber falhas, redimensionar unidades, redistribuir atividades para garantir a uniformidade do curso.

  O preenchimento dos formulários é intuitivo, a nomenclatura é clara e o tempo de acesso a cada etapa é pequeno já que optamos por privilegiar a informação e o caráter educativo da ferramenta e, portanto, a interface foi projetada sob cores, tabelas, tipografia e folhas de estilo que trabalhassem os recursos da linguagem HTML (Linguagem de marcação de hipertexto) e não sob imagens e gráficos.

O menu é mantido durante toda a navegação para tornar mais rápido o acesso a outras partes do MAESTRO e permite navegação no histórico, ir para o cadastro de unidades, cadastro de módulos, cadastro de lições e edição de conteúdos.

 

2.1        Edição de conteúdos

Para facilitar a edição de conteúdos em formato compatível com a WEB o MAESTRO tem incorporado um editor semelhante aos editores de textos com uma propriedade fundamental no planejamento instrucional: a medição do tamanho de tela para evitar as barras de rolagem além do padrão especificado para interfaces eletrônicas, incorporação de links, imagens e outras mídias que irão complementar a aprendizagem. No editor MAESTRO é permitido alterar cores, fontes e para os professores familiarizados com a linguagem HTML é possível editar o conteúdo em modo avançado (trabalhando com códigos).

A saída desses dados é completamente inserida nos formatos definidos para o curso. O mapa de navegação recebe todas estas informações e o conteúdo pode ser editado com apenas um clique no mapa do curso.

Outros arquivos poderão ser anexados ao curso a partir da biblioteca pessoal do autor.

3          Especificações Técnicas

O MAESTRO pode ser visto como uma aplicação Web, distribuída, de três camadas. A primeira camada é a base de dados relacional, onde as informações da aplicação são armazenadas; a segunda camada são os scripts ASP, responsáveis pela comunicação com a base de dados e pela formatação das informações em uma interface; por fim, a terceira camada é o navegador, onde acontece a interação do usuário com a aplicação. Esta estrutura foi adotada em detrimento da tradicional estrutura em n camadas com o intuito de reduzir o tempo e a complexidade do desenvolvimento.

3.1        Base de Dados

A base de dados do MAESTRO foi desenvolvida para o Microsoft SQL Server 2000 (MSSQL). Este gerenciador de bancos de dados relacionais, suportado pelo MS Windows NT e Windows 2000 Server, tem extenso suporte à linguagem XML, que favorece a manipulação de uma estrutura hierárquica de dados.

As informações contidas no MAESTRO se dividem em quatro tabelas distintas: Curso_Cadastro, Curso_Unidade, Curso_Modulo e Curso_Licao. Estas tabelas são respectivamente referentes a cursos, unidades, módulos e lições. Esta divisão cria, do ponto de vista de armazenamento de dados, uma independência entre as entidades de cursos e as que compõem os cursos. No entanto, segundo o conceito de “curso” utilizado no desenvolvimento, essas entidades são interdependentes. Tais dependências são representadas pelos relacionamentos entre as tabelas. O propósito dos relacionamentos entre as tabelas é manter a interdependência e a integridade dos dados da aplicação.

 Como mostrado na figura acima, os relacionamentos são do tipo “um para vários”. Isso significa que um curso — cujos dados estão em Curso_Cadastro — pode se relacionar com várias unidades — registradas em Curso_Unidade. O mesmo é válido para as outras entidades e suas tabelas correspondentes.

A figura 9 também mostra as chaves de cada tabela. Chaves são identificadores únicos de cada registro dentro de uma tabela. Os relacionamentos têm como parâmetros as chaves primárias das tabelas, que são códigos gerados automaticamente (campos assinalados com chaves). As tabelas de unidades, módulos e lições também têm chaves únicas, utilizadas neste caso para manter a ordenação lógica entre entidades do mesmo tipo.

3.1.1       Dados das tabelas

O único tipo de informação do MAESTRO que não é mantido diretamente na base de dados é o conteúdo de uma lição. O conteúdo é salvo diretamente em um arquivo HTML exclusivo de uma lição; o caminho deste arquivo é mantido na base de dados.

A seguir são listados os dados que cada tabela contém.

        Curso_Cadastro

Código do curso (chave primária), nome, objetivos, carga horária, área de interesse, descrição breve, nome e e-mail do professor, vagas disponíveis, URL de uma imagem.

        Curso_Unidade

Código da unidade (chave primária), código do curso ao qual a unidade pertence, nome da unidade, objetivos, número de seqüência da unidade (chave única).

        Curso_Modulo

Código do módulo (chave primária), código da unidade à qual o módulo pertence, nome do módulo, objetivos, número de seqüência (chave única).

        Curso_Licao

Código da lição (chave primária), código do módulo ao qual a lição pertence, nome da lição, número de seqüência (chave única), objetivos, caminho do arquivo de conteúdo.

3.1.2       Views e Stored Procedures

As views são consultas estáticas à base de dados, utilizadas comumente para tratar simultaneamente dados pertencentes a mais de uma tabela que estão relacionados entre si. Para exibir a interdependência entre os elementos de um curso, uma série de views é empregada na base de dados do MAESTRO.

Os stored procedures são comandos compilados que executam uma série de ações na base de dados, incluindo consultas. Um procedure é utilizado no MAESTRO, por exemplo, para executar uma consulta a todas as tabelas da base de dados que retorna um documento XML com a estrutura em árvore de um curso específico.

3.2        Scripts ASP: comunicação com a base de dados e construção da interface

Uma aplicação Web precisa de algum tipo de processamento no servidor, a fim de estabelecer comunicação com a base de dados e gerar uma interface dinâmica alimentada por essa base de dados. No MAESTRO, esta tarefa é realizada por meio da tecnologia Active Server Pages versão 3.0 (ASP 3.0), da Microsoft. O Internet Information Server versão 5.0 (IIS 5.0), parte integrante do MS Windows 2000, tem suporte nativo ao ASP 3.0.

Um documento ASP típico possui blocos de código de servidor intercalados com código HTML convencional. O servidor processa o seu código específico e envia o seu resultado — no formato HTML — para o navegador do usuário.

As ferramentas utilizadas na produção dos documentos ASP do MAESTRO são o Dreamweaver Ultradev 4 e o Homesite 5, ambos da Macromedia. O primeiro é um editor de HTML e ASP que permite a criação rápida de páginas dinâmicas de maneira visual (WYSIWYG). A partir de parâmetros passados pelos desenvolvedores, o próprio Ultradev se encarrega de gerenciar o controle de versão de documentos em um ambiente colaborativo, bem como a comunicação da interface com o banco de dados. Já o Homesite é um editor de texto puro, voltado para a criação de documentos Web e que se integra com o Ultradev.

3.2.1       Conexão com a base de dados

Para se conectar à base de dados, o MAESTRO utiliza a tecnologia ADODB. Um DSN de sistema configurada no servidor onde os scripts ASP são executados. O DSN, por sua vez, é associado a um usuário do MSSQL que tem permissões de leitura e escrita somente sobre os objetos (tabelas, views e stored procedures) desenvolvidos para o MAESTRO. Os documentos ASP utilizam uma string de conexão com os parâmetros desse DSN. A string é comum a todos eles, e é gerenciada automaticamente pelo Ultradev durante a criação dos scripts.

3.2.2       Tratamento de Informações

A maneira de manipular as informações da base de dados é comum a todos os scripts ASP do MAESTRO: conjuntos de registros (recordsets do ADODB) são utilizados para recuperar informações; comandos (commands do ADODB) do tipo update e delete são empregados respectivamente para atualizar e remover registros. No caso específico da montagem do mapa do curso, um comando do tipo execute é aplicado para executar um stored procedure que retorna o documento XML contendo a estrutura do mapa. Os comandos e conjuntos de registros são criados como comportamentos (behaviors) pelo Ultradev.

Na criação de conteúdo aparecem funcionalidades como o upload e a criação de documentos HTML. Os uploads são feitos com o componente ASP Simple Upload, distribuído gratuitamente por R&D Technical Services. A criação de documentos HTML utiliza o MSHTML, um módulo exclusivo do MS Internet Explorer. Os documentos HTML gerados são salvos no servidor utilizando o objeto de servidor FileSystemObject, próprio do Windows 2000 e que pode ser acessado pelo ASP 3.0.

3.3        Interface com o usuário

A interface do MAESTRO é a parte da aplicação com a qual o usuário tem contato direto. A maior parte do processamento do MAESTRO é feita no lado do servidor. No entanto, tarefas fundamentais também são realizadas no navegador do usuário. O único navegador capaz de realizar tais tarefas é o MS Internet Explorer (MSIE), a partir da versão 5.0.

3.3.1       Mapa do curso

O mapa do curso é obtido a partir de uma “XML Data Island”, que é um documento XML inserido em um documento HTML. O modelo de objeto de documento (DOM) do MSIE é capaz de acessar as “data islands”. Utilizando DHTML e JScript, é possível fazer o MSIE interpretar o código XML embutido (com o MSXML, seu parser de XML) e exibi-lo no documento HTML.

3.3.2       Criação de documentos HTML

Também utilizando DHTML e Jscript, é possível habilitar a edição do conteúdo de um documento HTML (tipicamente, um frame inline dentro de um documento maior) e executar uma série de comandos de formatação, como alterar fontes, cores, espaçamentos, etc. O conteúdo desse documento editável é transferido para um elemento de um formulário, a fim de ser salvo em um novo documento HTML.

4          Direções Futuras

A versão 2.0 do MAESTRO trará novidades nos conceitos de navegação, opções de formatos de saída e biblioteca de mídias incorporados.

Cada curso poderá ser anexado a um e-mail e o mapa do curso poderá ser impresso ou arquivado.

Alguns formatos poderão ser pré-definidos para cursos, com modelos de fundo, botões de navegação, cores.

O curso terá navegabilidade e programação visual no formato de saída.

O MAESTRO 2.0  virá com uma biblioteca complementar de mídias  que poderão auxiliar o professor no planejamento e  ilustração dos cursos.

 

5          Conclusão

O primeiro Protótipo do MAESTRO está em fase de conclusão para alfa-teste. O objetivo seguinte é realizar beta-testes com professores e especialistas que irão desenvolver conteúdos para e-learning.

Após a realização dos beta-testes e implementação das correções propostas, o MAESTRO será utilizado regularmente nos processos de desenvolvimento de conteúdos hipertextuais para e-learnig realizados pela EADtec/FINATEC.

 

6          Referências Bibliográficas

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