RESUMO
O Brasil é um país em desenvolvimento de dimensões continentais que precisa incentivar o crescimento econômico e a competitividade das empresas locais, pois, no mundo globalizado onde predominam os blocos econômicos, essa condição se torna fator de garantia da própria soberania nacional. Para que isso possa ocorrer, no entanto, torna-se indispensável apoiar a criação de programas de educação continuada na área tecnológica, usando soluções inovadoras como o ensino à distância (mídia eletrônica e Internet). Programas voltados à mudança de mentalidade que poderá promover a melhoria do ensino tecnológico, como o 'Telecurso 2000', o 'Engenheiro 2001' e 'Projeto E' (USP), assim como 'Engenheiro Empreendedor' (UFSC), que foram transmitidos 'via satélite' para tele-salas em todo o país, são considerados como referenciais pioneiros. A Educação Continuada e à Distância cresce rapidamente, favorecendo a qualificação e reciclagem de pessoal, permitindo que as empresas e as organizações possam estar em sintonia com essa realidade, além de criar condições para poder expandir suas ramificações em nível nacional e internacional com o uso deste tipo de instrumentos. Desse modo poderão contribuir para o crescimento da economia nacional, além de garantir a ampliação de seus ganhos.
PALAVRAS-CHAVE Educação Continuada, Ensino à Distância, Educação Tecnológica.
Mídia/Aspectos | Internet | Videoconferência | Teleconferência Interativa | Streamming |
---|---|---|---|---|
Investimento | Baixo | Médio | Alto | Baixo |
Rentabilidade | Baixa | Discutível | Alta | A apurar |
Economia de escala | Média | Baixa | Alta | Média |
Tempo de implementação | Médio | Médio/Alto | Pequeno | Baixo |
Agregação de conteúdo | Trabalhosa | Relativamente complexa | Simples | Simples |
Interatividade | Mediante e-mail e chat | Visual | Mediante hardware e software | Mediante e-mail e chat |
Abrangência | Média | Pequena | Grande | Média |
Aplicabilidade | Geral | Pós-graduação, tele-reuniões | Extensão, cursos abertos | Geral |
Amigabilidade | Específica a internautas | Média | Grande | Boa para internautas |
Capilaridade | Grande | Pequena | Média | Grande |
Principal veículo | Web | Linha telefônica de banda larga | Satélite | Web |
Uso no Brasil | Generalizado | Universidades e grandes empresas | Incipiente | Incipiente |