Tema: Educação à Distância nos Sistemas Educacionais

A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EM EXERCÍCIO - PEC - FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA



Beatriz Scavazza
Fundação Carlos Alberto Vanzolini
scavbe@prestonet.com.br

Angela Sprenger
Fundação Carlos Alberto Vanzolini
angelasp@vanzolini-ead.org.br

(Texto original com imagens: clique aqui)


RESUMO

Este artigo fala da experiência do PEC -Formação Universitária que visa a graduação em nível superior de 6.700 professores de 1ª a 4ª série da rede estadual de ensino através de um programa que utiliza várias tecnologias integradas. É um programa inovador da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e surgiu para dar a estes professores a oportunidade de cumprir antecipadamente as exigências da Lei de Diretrizes e Bases que determina a necessidade de formação em nível superior para o exercício do magistério nas primeiras séries do Ensino fundamental a partir de 2006.

PALAVRAS-CHAVE

formação em nível superior ,tecnologias integradas


1. Introdução

O PEC -Formação Universitária tem como referências os marcos da política educacional ditados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Fundamental, as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os dispositivos expedidos pelos Conselhos Nacional e Estadual de Educação relativos à formação de professores para a educação básica , articuladas com os princípios e diretrizes da política educacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O programa PEC-Formação Universitária foi implantado a partir de junho de 2001 e em dezoito meses dará a graduação em nível superior para 6.700 professores da rede estadual de ensino. O programa é inovador sob vários aspectos. Ele possibilita a estes professores um programa de qualidade com o conteúdo elaborado por três das principais instituições de ensino superior do país: USP,UNESP e PUC/SP. Rompe com a estrutura de disciplinas, valorizando a integração das diversas áreas do conhecimento e conta com material, tanto em web como impresso, exclusivamente desenvolvido para o programa. O emprego de recursos tecnológicos modernos permite a participação no programa sem o afastamento dos locais de residência e trabalho. São três modalidades de mídias integradas: teleconferência, videoconferência e acesso on-line com o ambiente LearningSpace. Os professores alunos,como vamos chamá-los, têm contato com diversos educadores que vão lhe dar a formação superior com qualidade: o professor tutor, que acompanha diariamente o trabalho de cada turma de cerca de quarenta alunos do começo ao fim do programa; os professores assistentes que fazem o acompanhamento on-line; os videonferencistas e ainda os especialistas que participam das teleconferências.

Coube à Fundação Carlos Alberto Vanzolini (Laboratório de Tecnologias em Educação) criar, implementar e operar o sistema de gestão do Programa: mapear e organizar as turmas; acompanhar as universidades no detalhamento da proposta pedagógica e grade curricular; supervisionar a montagem da rede de telecomunicações e o sistema de geração de aulas; coordenar a adaptação dos espaços de recepção distribuídos pelo Estado com equipamentos de comunicação e informação para teleconferências, videoconferências e atividades on-line; instalar a Central de Operações e participar ativamente do desenvolvimento do Programa produzindo material de apoio e capacitando alunos, técnicos, tutores, professores das universidades no uso das tecnologias empregadas, desenvolvendo um sistema de logística para dar suporte ao Programa.

2. Estrutura do PEC/Formação Universitária

No PEC, ao mesmo tempo em que a tecnologia norteia toda a formação universitária, os professores alunos contam com o apoio de um professor tutor presencialmente durante os seis dias de aula semanais (segunda a sábado) nos dezoito meses do curso.

A dinâmica de funcionamento do PEC prevê módulos temáticos de atividades que articulados entre si suportam e dão consistência à proposta pedagógica. Esta matriz curricular é um dos diferenciais do PEC-Formação Universitária. Diferente da organização curricular tradicional, geralmente desenvolvida nas Universidades e que divide o curso em disciplinas, no PEC esta divisão se dá por módulos temáticos que integram as diferentes especialidades. São módulos temáticos desenvolvidos nos dezoito meses do curso, sendo que o primeiro foi de capacitação em informática e permitiu a introdução dos professores alunos às novas tecnologias. As mídias foram implementadas levando-se em conta a interatividade empregada, como nas videoconferências onde os alunos interagem através de perguntas estando em diferentes salas de aula em outros locais do Estado.

As mídias utilizadas foram as seguintes: Teleconferência e videoconferência, duas modalidades que norteiam todo o desenvolvimento dos temas trabalhados e os trabalhos monitorados que tem como uma de suas partes o trabalho on-line por meio da intranet.

As videoconferências acontecem duas vezes por semana com duração de quatro horas cada e são ministradas por mestres e doutores indicados pelas universidades envolvidas. Atingem cerca de cento e sessenta alunos, divididos em quatro turmas, e são geradas a partir dos estúdios localizados nas universidades participantes do Programa (USP, UNESP e PUC/SP). A tecnologia utilizada permite a efetiva interação entre os alunos de cada uma das turmas e o professor.

Já as teleconferências acontecem quinzenalmente com duração de duas a quatro horas e são ministradas por convidados indicados pelas universidades e pela Secretaria de Estado da Educação. São transmitidas ao vivo pela TV Cultura em São Paulo e assistidas simultaneamente por todos os alunos da Rede PEC- Formação Universitária.

As videoconferências e as teleconferências trabalham temas que são desdobrados posteriormente no trabalho monitorado. Estas atividades desencadeiam o conteúdo teórico prático de cada tema ou unidade dando continuidade ao estudo com atividades que visam a aplicação, ampliação, o aprofundamento e reflexão sobre os conteúdos trabalhados.

O trabalho monitorado tem carga horária de doze a dezesseis horas semanais e são divididos em atividades off-line (orientadas por professores tutores), on line (orientadas por professores assistentes virtuais, mestres ou doutores das universidades, via intranet) e também sessões de suporte nas quais o aluno organiza a sua forma de estudo, individual ou em equipe.

Quanto ao trabalho monitorado on line, o ponto forte do PEC-Formação Universitária foi a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem . Houve uma customização permitindo trabalho em grupo entre os professores alunos, o trabalho com questões abertas de cunho dissertativo e também a criação outras ferramentas aumentando a interação, como os fóruns e chats.

As aulas são dadas em ambientes de aprendizagem que na maior parte estão instalados nos CEFAM´s,Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, que contam com uma sala de videoconferência, um laboratório de aprendizagem com computadores interligados em rede e à Internet e uma sala ambiente de estudos. Os ambientes de aprendizagem estão espalhados em trinta e quatro pontos no Estado e na capital paulista.

3 - Gestão do Projeto

A gestão do projeto PEC- Formação Universitária foi desenvolvida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini no Laboratório de Tecnologias em Educação.

Com o sentido de gerar o produto educacional, o trabalho integrou diferentes campos de conhecimento na investigação e implementação dessas soluções e integrou profissionais das áreas de educação, comunicação, informática e especialistas nas diversas áreas que compõem o programa curricular do PEC.

Foram desenvolvidas ferramentas e sistemas de gestão adotadas para permitir o controle e o acompanhamento de cada processo.

A complexidade do PEC - Formação Universitária, por si só, justificou a adoção do modelo de gestão de projetos do PMI - Project Management Institute. Para atender as necessidades do projeto, o modelo de gestão ficou resumido nos processos de: Planejamento, Execução/Controle e Comunicação.

No processo de Planejamento estão contemplados a Estrutura Organizacional e a Estrutura Analítica, de onde foi gerado o Cronograma das Atividades do Projeto.

No processo de Execução e Controle são apresentados relatórios mensais elaborados pela coordenação do projeto. Estes relatórios apresentam os pontos críticos, o status das atividades e as providências tomadas ou sugeridas para contornar os impasses ou desvios verificados, ou ainda fazer a adaptação de alguma inovação para o projeto. Indica também os responsáveis por cada uma das providências apontadas.

A Gestão de comunicação do projeto PEC - Formação Universitária está organizada em quatro ferramentas: Home Page do programa, QuickPlace, a Central de Atendimento e o Sistema PEC de Informações.

A Home Page do Programa foi concebida e desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini e tem os seguintes objetivos: possibilitar o conhecimento inicial dos principais objetivos do programa e seu desenho curricular; possibilitar o conhecimento inicial das instituições envolvidas no desenvolvimento do Programa; o conhecimento das equipes responsáveis pela organização, gestão e desenvolvimento do programa e o endereço de e-mail para contato; a divulgação de notícias e avisos rápidos de interesse geral; possibilitar aos alunos o acesso atualizado aos seus grupos e turmas e a entrada ao trabalho monitorado on line com o uso do LearningSpace.

O QuickPlace é uma ferramenta desenvolvida pela empresa Lotus para criação de ambiente colaborativo de gestão e é usado pelas equipes do projeto para manter todos os recursos (arquivos, idéias, programação, etc.) em um lugar comum, de tal forma que todos possam ter a certeza de estar sempre utilizando as informações mais atualizadas e responder a elas.

A Central de Atendimento foi criada para fazer a interface entre o público interno e externo do programa além de permitir realizar estatísticas de ocorrências e gerar relatórios gerenciais.

E o Sistema PEC de Informações trabalha com informações e dados dos professores alunos; distribuição dos professores alunos nos grupos, turmas e Universidades, contatos nas Universidades; os materiais impressos e os ambientes de aprendizagem.

4. Considerações finais

O PEC-Formação Universitária, por iniciativa da Secretaria de Estado da Educação sob a resposabilidade das universidades USP, UNESP e PUCSP e sob a gestão da FCAV/LTE, permitiu que cerca de 6.700 professores efetivos da rede pública tivessem a oportunidade de obter a Licenciatura plena atendendo à exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Após 18 meses de Programa esses professores obterão essa formação baseada numa metodologia inovadora com forte apoio de mídias interativas e sintonizada com os desafios educacionais do século XXI. Os impactos dessa formação já começam a ser sentidos na prática pedagógica dos professores beneficiando indiretamente os 260 mil alunos do Ensino Fundamental da rede pública paulista. Outros 480 professores ligados às universidades envolvidas receberam treinamento para atuar com tecnologias interativas e habilitaram-se para o trabalho. A infraestrutura física e tecnológica e a matriz metodológica da Rede PEC possibilitarão a realização de novos programas de formação continuada para outros quadros docentes da Secretaria de Educação de São Paulo. Considerado um modelo de programa educacional por secretários municipais de educação, o PEC-Formação Universitária deverá se estender aos quadros de professores de parte das prefeituras paulistas. Até o momento, 411 dos 647 municípios do Estado já manifestaram interesse em fazer parte do Programa e oferecer graduação superior a 22.000 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental.