Trabalhos Aprovados


Dia 06/08 - Segunda-feira - Das 16h00 às 18h00

SALA 01

A Evasão nos Cursos de Formação Continuada de Professores Universitários na Modalidade de Educação a Distância Via Internet
Maria de Lourdes Coelho
Universidade Federal de Minas Gerais

Ampliando a Noção de Colaboração num Ambiente de Aprendizagem a Distância para Gestão do Conhecimento
Elizabeth Furtado
Universidade de Fortaleza
Francisco J. Azevedo Alves
Universidade de Fortaleza
Wilker Bezerra Silva
Universidade de Fortaleza
Felipe Távora Pereira
Universidade de Fortaleza
Oscar Sarquis G. Braga
Universidade de Fortaleza

As Empresas no Brasil e a Cultura Tecnológica: a Internet, os Avanços e as Universidades Corporativas
Thais Waisman
Escola do Futuro
- Universidade de São Paulo

Relação entre Referenciais Pedagógicos e o Uso de Ferramentas de Courseware:
Desafios ao Promover Aprendizagem Colaborativa Online
Maria Inês de Matos Coelho
Universidade do Estado de Minas Gerais (pesquisadora com apoio do CNPq)

SALA 02

Considerações Teórico-metodológicas para Elaboração e Realização de Cursos Virtuais
Fábia Magali Santos Vieira
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Criação de uma Ferramenta de Organização Pessoal em um Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância
José Antonio Gameiro Salles
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Míriam Struchiner
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fases da Concepção de um Projeto de EAD, Utilizando como Pano de Fundo a Aprendizagem da Língua Portuguesa por Deficientes Visuais
Glória Maria Cascais Meleiro
Caixa Econômica Federal
Mônica Almeida Gonczarowska
Elizabete Ribeiro Macedo

Laboratório de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - LAVIA
Eliana M. do Sacramento Soares
Universidade de Caxias do Sul

SALA 06

A Educação Profissional, a EAD e as Universidades Corporativas: um Mercado Emergente
Marcos Baptista L. Dalmau
Universidade Federal de Santa Catarina
Rosângela S. Rodrigues
Universidade Federal de Santa Catarina
Amir Mattar Valente
Universidade Federal de Santa Catarina
Ricardo Miranda Barcia
Universidade Federal de Santa Catarina

A Produção de um Ambiente de Aprendizagem em Educação a Distância com o Uso de Mídias Integradas: a PUCRS Virtual
Marilí Fontoura de Medeiros
PUC RS
Gilberto Mucilo de Medeiros
PUC RS
Anamaria Lopes Colla
PUC RS
Maria Bernadette P. Herrlein
PUC RS

Avaliando Distâncias na Educação
Romero Tori
Universidade de São Paulo

Aventuras y Desventuras de Una Microexperiencia de Educación a Distancia
Sonia Oddino
Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Villa María - Argentina
Elisabet Silleoni
Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Villa María
- Argentina

SALA 07

A Mediação Pedagógica em Proposta de Formação Continuada de Professores em Formação em Informática na Educação
Maria Elisabette B. B. Prado
Nied/Unicamp
Maria Cecília Martins
Nied/Unicamp

A Telemática na Intervenção da Prática Docente
Odete Sidericoudes
PUC-SP

Ambiente Educacional Rico em Tecnologia: A Busca do Sentido
Eloína de Fátima Gomes dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
Dulce Márcia Cruz
Universidade Federal de Santa Catarina
Vilma Tereza Pazzetto
Universidade Federal de Santa Catarina

As Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento
Ana Maria Mielniczuk de Moura
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ana Maria Ponzio de Azevedo
Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre
Querte Mehlecke
Faculdade de Educação de Taquara/RS

AUDITÓRIO

Construindo a Melhoria do Judiciário Brasileiro Através da Educação a Distância
João Raimundo A. dos Santos
INFM

Curso Presencial ou Curso a Distância? Aspectos Econômicos do Processo Decisório
Vânia Lomônaco Bastos
CEAD/UnB

Custos: Uma Análise Comparativa entre Educação Presencial e a Distância
José Antonio Lisoni
PUC Campinas
Waldomiro Loyolla
PUC Campinas

Educação a Distância e seu Emprego no Ensino Contábil no Brasil
Leda Bezerra da Silva
Universidade de São Paulo
Edgard Bruno Cornachione Jr.
Universidade de São Paulo

Dia 07/08 - Terça-feira - Das 16h30 às 18h30

SALA 01

Educação a Distância e Políticas Públicas no Brasil. Uma Experiência do Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Brasília
Flávio Castro
Universidade de Brasília

Ferramental Pedagógico da Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC)
Waldomiro Loyolla
FISP/PUC Campinas
Maurício Prates
FISP/PUC Campinas

Gestão de Sistemas de Educação a Distância: Proposta de Reflexão e Prática em Ambiente On Line
Carmenísia Jacobina A. Gomes
Universidade de Brasília
Ruth Gonçalves de Faria Lopes
Universidade de Brasília

Programa de Adaptação e Dependência Via Internet:
Uma Experiência Pioneira no Espírito Santo

Daísa Teixeira
IESPNAA/Humanas
Claudia Murta
IESPNAA/Humanas
Sandra Brasil
Olírica Zardo

SALA 02

Linguagem Audiovisual e Objetivos Educativos: Uma Reflexão Sobre os Vídeos do Curso TV na Escola e os Desafios de Hoje
Vânia L. Quintão Carneiro
Universidade de Brasília

Método Informatizado para Tópicos de Estudo da Disciplina Engenharia de Alimentos e Meio Ambiente
Celso Costa Lopes
Unicamp
Cristian Eugenio O. Pino
Unicamp

Metodologia Construtivista Usando um Ambiente de Software Baseado na Web
Maria Cristina Pfeiffer Fernandes
Universidade Católica de Petrópolis
José Rodrigues Fernandes
Universidade Católica de Petrópolis

Modelando Ambientes de Aprendizagem a Distância Baseado no Uso de Mídias Integradas: um Estudo de Caso
Beatriz Franciosi
PUC RS
Adja F. de Andrade
PUC RS
Adriana Beiler
PUC RS
Paulo R. Wagner
PUC RS

SALA 06

GESTA Virtual
Lien Valdés Izquierdo
Centro de Gestión Empresarial, Superación Técnica y Administrativa - Cuba
Junior Gonzalez Ramos
Centro de Gestión Empresarial, Superación Técnica y Administrativa - Cuba

O Ensino Presencial e Via Internet: Uma Experiência Comparativa em Educação a Distância
Aldemir Cacique
CEFET - Minas Gerais

Ser Presença como Educador, Professor e Tutor
Maria do Socorro J. Emereciano
Universidade Católica de Brasília
Carlos Alberto L. de Sousa
Universidade Católica de Brasília
Lêda Gonçalves de Freitas
Universidade Católica de Brasília

Uma Experiência no Ensino de Química Geral em Curso a Distância de Graduação
Paulo A. Z. Suarez
PUC RS
Julieta B. R. Desaulniers
PUC RS

SALA 07

Considerações Sobre a Convivência da Informação Impressa, Virtual e Digital no Século XXI : O Perfil dos Profissionais de Informação Diante das Tecnologias para Auxílio no Ensino a Distância
Gildenir Carolino Santos
Unicamp
Rosemary Passos
Unicamp
Sérgio Ferreira do Amaral
Unicamp

Construção e Reconstrução de um Ambiente de Aprendizagem para Educação a Distância
Martha Barcellos Vieira
Universidade de Caxias do Sul
Naura Andrade Luciano
Universidade de Caxias do Sul

Formação Continuada a Distância de Professores de Física do Nível Médio: Desenvolvimento e Avaliação de Um Curso Piloto com Suporte na Internet
Ernesto Macedo Reis
CEFET-Campos
Flávia Rezende
NUTES-UFRJ
Susana de Souza Barros
IF-UFRJ

Formação de Orientadores para Educação Continuada de Professores a Distância: Contribuições dos Recursos de Comunicação Síncrona e Assíncrona
Henriette dos Santos
NUTES-UFRJ
Flávia Rezende
NUTES-UFRJ

AUDITÓRIO

Sistema de Gerenciamento de Instrumentos para Avaliações Via Web
Zilá Aparecida P. de Moura e Silva
Universidade Norte do Paraná
Paulo Ricardo Torres Diniz
Universidade Norte do Paraná
Fabrício Baptista
Universidade Norte do Paraná
Maria Fátima V. Z. Magro
Universidade Norte do Paraná
Wilson Francisco Eugênio
Universidade Norte do Paraná

Sistema Integral para el Aprendizaje em La Web(sia) Aplicable em La Educación a Distancia
Jorge Manuel López Telis
Instituto Tecnológico de Acapulco - México
Ruth Isela Garcia Galeana
Instituto Tecnológico de Acapulco - México
Juan Carlos B. Sanches
Instituto Tecnológico de Acapulco - México

Software para Educação Via Internet e a Exclusão Digital no Brasil
Joni de Almeida Amorim
Unicamp

Tecnologia e Andragogia: Aliadas na Educação a Distância
Rita de Cássia G. Gomes
Universidade Federal de Santa Catarina
Silvana Pezzi
Universidade Federal de Santa Catarina
Ricardo Miranda B
arcia
Universidade Federal de Santa Catarina

Dia 08/08 - Quarta-feira - Das 9h00 às 10h30

SALA 01

Um Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância: Estudo da Interatividade, da Cooperação e da Autonomia em um Curso de Gestão Descentralizada de Recursos Humanos em Saúde
Maria Alice Pessanha de Carvalho
Ensp/Fiocruz
Míriam Struchiner
NUTES-UFRJ

Utilização do Portfólio na Avaliação do Ensino a Distância
Nelly Moulin
Universidade Salgado de Oliveira

Webquest: Protótipo de Um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa
a Distância Empregado a Internet

Gilseno de Souza N. Ribeiro
Universidade de Brasília
Rafael Timóteo de Sousa Jr.
Universidade de Brasília

SALA 02

O Ensino a Distância como Instrumento Pedagógico de Apoio à Modelagem Matemática Aplicada em Cursos Regulares de Graduação
Otávio Roberto Jacobino
PUC Campinas

Uma Experiência da Aplicação da Educação a Distância Via Internet como Ferramenta Complementar a Cursos Presenciais
Sueli de Fátima Poppi Borba
Universidade Paranaense - UNIPAR
Pedro Paulo da Silva Ayrosa
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Virtualmontes: Um Ambiente On-line de Ensino e Aprendizagem
Fábia Magali Santos Vieira
Unimontes Virtual

SALA 06

Laboratório a Distância - Um Novo Recurso na Educação a Distância
Cleonilson Protássio de Souza
Universidade Federal do Maranhão
José Tarcisio Costa Filho
Universidade Federal do Maranhão

Monitorias e Tutorias: Um Trabalho Cooperativo na Educação a Distância
Diva Marília Flemming
Universidade do Sul de Santa Catarina
Elisa Flemming Luz
Universidade do Sul de Santa Catarina
Renato André Luz
Universidade do Sul de Santa Catarina

O Estudo a Distância com Apoio da Internet
Nivalde J. Castro
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cristina Haguenauer
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Evandro Mendes da Silva
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Lucia Assis Alves
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Maria Georgina M. Washington
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Marinilza Bruno Carvalho
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Renata Lúcia S. M. de Resende
Marinha do Brasil
Sandra Silva Rocha
FUNREI
Shirlei da Silva Ferreira
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Solange Pose Garcia
Embratel
Telma Pará Pedroso
Universidade Federal do Rio de Janeiro

SALA 07

Os Limites e as Possibilidades do Trabalho e da Formação de uma Equipe Multidisciplinar em Educação a Distância: Relato de uma Experiência
Luiz Fernando Ribeiro de Paiva
Universidade de Uberaba
Marisa A. Mayrink S. Ferreira
Universidade de Uberaba
Valeska Guimarães R. da Cunha
Universidade de Uberaba

O Suporte em Educação a Distância

Ademir da Rosa Martins
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mára Lúcia Fernandes Carneiro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Marie-Christine Julie M. Fabre
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rodrigo Santos Keller
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagogia e Tecnologia: a Comunicação Digital no Processo Pedagógico
Aracy Hack Catapan
Universidade Federal de Santa Catarina
Francisco Antonio P. Fialho
Universidade Federal de Santa Catarina

AUDITÓRIO

Reinventando a TV e o Vídeo na Escola: Uma Experiência com a TV Escola e os Professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná
Luciana Rocha de Luca D. Valle  
Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto
Dulce Márcia Cruz
Universidade Federal de Santa Catarina

Tutoria em Educação a Distância
Fernanda Pires Jaeger
PUC RS
Aline Accorssi
PUC RS

Una Propuesta Metodológica para Formación de los Professores a
Distancia para la Utilización de la Computadora Recurso Didáctico

Fábia Magali Santos Vieira
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes